segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O que poderia ser feito com a ajuda aos bancos?

Os governos imperialistas, com Bush à frente, já destinaram quatro trilhões de dólares para salvar os bancos falidos.

Esse dinheiro entregue aos banqueiros representam o correspondente a 1.300 reais de cada um dos habitantes do planeta. Esse dinheiro vai ser tirado de trabalhadores e países dominados de todo o mundo. Saiba então que, se voce tiver uma família com 5 pessoas, vão ser tirados do seu bolso 6.500 reais para pagar a crise dos banqueiros. Esse valor será pago pelos trabalhadores com redução nos salários, cortes na educação e na saúde.

A sociedade capitalista não é formada por “cidadãos” iguais entre si. De um lado estão os trabalhadores explorados. De outro os exploradores: banqueiros, multinacionais, grandes empresas.

Infelizmente, já no início da crise o governo Lula demonstra que fez sua opção: garantiu os lucros altíssimos dos banqueiros durante o crescimento e agora está querendo ajudá-los.

O governo já destinou 160 bilhões de reais aos banqueiros. Isso soma quatro vezes o gasto em cinco anos no Bolsa Família (41 bilhões de reais). Ou ainda, dois orçamentos anuais para saúde (48 bilhões) e para educação (31 bilhões), juntos. Com esse dinheiro seria possível dar um aumento de 300 reais por um ano a todos os brasileiros que ganham até dois salários mínimos.



Retirado do Boletim nacional do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado - Nº 25 de novembro 2008
www.pstu.org.br/crise

Nenhum comentário: