quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Encontrados corpos das vítimas de queda de avião em Valença

Do G1, no Rio, com informações da TV Rio Sul

Equipes de busca do Corpo de Bombeiros informam ter encontrado os corpos das três vítimas e os destroços do avião que decolou de Belo Horizonte com destino ao Rio, no dia 30 de dezembro.

Eles estavam na Serra da Concórdia, em uma área de difícil acesso no município de Valença, no Sul Fluminense.

Estavam a bordo da aeronave o empresário Antônio Pereira da Mata, que pilotava o avião, sua mulher, Irene e a filha Elisa. A família é de Betim. O irmão e o cunhado do piloto chegaram em Valença, no Sul Fluminense, na manhã desta quarta, para acompanhar os trabalhos de resgate que recomeçaram às 6h da manhã.

Infraero apura o caso
A Infraero esclareceu em nota que "há uma apuração em curso para identificar falha ocorrida no procedimento de acionamento do Serviço de Busca e Salvamento, a partir do momento em que se esgotou o prazo previsto de pouso no Aeroporto de Jacarepaguá". O tempo previsto de voo seria de 1h10.

Ainda segundo a nota, a empresa informa não ter qualquer relação direta com a causa do incidente e se coloca à disposição das autoridades competentes para investigação dos procedimentos e diz que fará todos os esforços para apurar os fatos ocorridos.

O piloto da aeronave PT-JKU apresentou um plano de voo afirmando que voaria em condições visuais até Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, aonde nunca chegou. A Aeronáutica informou que o Aeroporto de Jacarepaguá deveria ter comunicado o desaparecimento do monomotor no dia do incidente, mas isso não aconteceu.

De acordo com o assessor-chefe da Aeronáutica, coronel Henry Munhoz, a informação só chegou no dia 4 de janeiro e foi passada por parentes dos desaparecidos e não pelo aeroporto. O coronel informou ainda que a Aeronáutica montou a operação de busca assim que foi procurada pela família.

O monomotor saiu de Minas no dia 30 e foi detectado pela última vez quando passava pelo Sul Fluminense, próximo às cidades de Vassouras e Barra do Piraí, uma região montanhosa que a aeronave, ao que tudo indica, sobrevoava em baixa altitude.

Nenhum comentário: