quarta-feira, 22 de abril de 2009

4 anos de VQ: pra cima deles!*

Hoje, 22 de abril de 2009, o VQ completa quatro anos de existência, com 36 edições impressas. Alguns eventos deste período são marcantes para nós, como os festivais de inverno, as exibições de cinema nos bairros, as discussões de políticas públicas de juventudes, a aproximação com os movimentos populares como MST e Sepe e, mais recentemente, a consolidação de nosso blogue como ferramenta de maior interlocução com nossos leitores. Claro que há muitos outros, sem contar o próprio lançamento do VQ, mas que não caberiam neste pedaço de papel.
Porém, nem tudo são flores. No final de 2008 recebemos nosso primeiro processo judicial, impetrado pela coligação “Valença de Cara Nova”, do então candidato e atual prefeito Vicente Guedes. Felizmente vencemos esta batalha.
Agora em 2009 o vereador Felipe Farias, do PT, optou pela via judicial para reclamar de nossa crítica feita no blogue sobre seu posicionamento adotado no Conselho da Cidade. O processo está em trâmite judicial. A única coisa que não está em trâmite é a honestidade de Felipe Farias para conosco, já que alega ter nos procurado para solicitar réplica. MENTIRA! Nós é que enviamos a ele um e-mail antes mesmo do processo acontecer oferecendo espaço no blogue e no impresso. Até hoje não recebemos nenhuma resposta. Nenhum membro foi procurado pelo petista para solicitar espaço. Isso sim é calúnia!
Caso o processo judicial seja a opção encontrada por aqueles que não querem travar o bom combate no campo do diálogo e das idéias, pedimos paciência aos promotores, juízes e advogados, que, com certeza, têm assuntos mais importantes a resolver.
Porém, como o VQ não sustenta o mito da imparcialidade, deixando bem claro o nosso lado ao longo destes quatro anos, sabemos que isso resultará em mais intimidações, processos e difamação a nós e a nossos familiares. Contudo, não iremos nos abater e deixar de veicular o que acharmos correto, de interesse coletivo, e também o que entendermos ser errado, injusto e opressor.
Reiteramos aqui o que escrevemos no editorial da edição de 3º aniversário: “Quando encontramos alguma dificuldade, são vocês, leitores, colaboradores, amigos, desafetos, que nos mantêm de pé, firmes e prontos para permanecer na luta. Para vocês um muito obrigado e continuem conosco”. Seja do nosso lado ou não.
OBS.: um obrigado especial ao Jopag, Miriam Lajes, Sepe, Gráfica Rioflorense e todos os colaboradores que acreditam e financiam este impresso e nossos projetos. E, claro, um grande abraço aos irmãos e irmãs de luta cotidiana do VQ.
* texto originalmente publicado na edição número 36 do Valença em Questão

3 comentários:

Leandro Ferreira de Carvalho disse...

Prezados Amigos do VQ,

Parabéns por esta importante data e por manterem o objetivo de levar informações aos Cidadãos de Valença e até de outras cidades.

Hoje em dia, o Blogs (todos eles) prestam um importante Serviço que considero como um tipo de "balizador" pois emite a opinião de um determinado grupo ou pessoa sem passar pela grande mídia (ex. O Globo, Folha de São Paulo, JB, O Dia, etc...) e também independente da mídia local (ex. Jornais das próprias cidades ou região).

Isto é importante não pela certeza da informação neles contidas, mas pela oportunidade de gerar a "discussão" dos leitores, sejam eles de um "lado ou de outro lado", isso é Democracia!

Abraços,

Leandro Carvalho
AMAFRONTIN
http://fiscalizabrasil.blogspot.com

Anônimo disse...

Pra cima deles quem? Vocês já partiram para cima de queem? Do Vicerntão? Como é que vocês conseguiram extinguir aquele processo? Lamberam a bota de alguém? Não existe neutralidade política, vocês sabem que não.... então, diga lá: quem são eles e o que vocês já conseguiramde concreto? ehehehehe

Leandro Ferreira de Carvalho disse...

Mais um Anônimo... como sempre a máscara dos Covardes!!!

Na Democracia é importante discordar, mas é necessário mostrar a "Cara"...

Tenta de novo tá?

Abraços...