domingo, 12 de abril de 2009

Graciosa suspeito de ter julgado as próprias contas

Rio - A CPI da Assembleia Legislativa (Alerj) que apura denúncias de corrupção no Tribunal de Contas do Estado (TCE), está investigando suspeitas de que o conselheiro José Gomes Graciosa teria atuado como relator em processo sobre irregularidades na Prefeitura de Valença, da época em que ele mesmo foi o prefeito da cidade. Graciosa é suspeito de ter julgado as próprias contas, segundo Cidinha Campos (PDT), presidente da CPI. Ele foi prefeito de Valença entre 1983 e 1988.

Cidinha pediu cópias do processo ao TCE. “É grave a suspeita. Ele (Graciosa) teria analisado suas próprias contas na prefeitura quando passou a ser conselheiro”, disse a deputada.

Graciosa foi um dos três integrantes do TCE indiciados pela Polícia Federal por suspeita de cobrar propinas de prefeituras para aprovação de contas — os outros são José Nader e Jonas Lopes. Através de sua assessoria, Graciosa negou ter relatado processos de Valença. “É mais uma perfídia (deslealdade) da CPI”, disse ele.

O caso envolve inspeção especial feita pelo TCE na prefeitura valenciana, que comprovou contratação ilegal de servidores e pagamento irregular de horas extras.


Cruzamento de dados

A partir da semana que vem, a CPI vai passar a cruzar as informações obtidas através das quebras de sigilos bancário e telefônico dos suspeitos de envolvimento no esquema de fraudes no TCE. Um programa especial de cruzamento de dados, criado por técnico de informática contratado pela CPI, já começou a ser testado. “Vai agilizar o trabalho de identificarmos as conexões entre as pessoas”, explicou Cidinha Campos.

Fonte: sítio do jornal O Dia - AQUI

13 comentários:

Anônimo disse...

Aos poucos a CPI do TCE vai saindo do Norte do estado e vem chegando ao Sul,aonde realmente estarão as provas de interação de quem julga com quem é julgado.Sábado explodiu a questão dos Royaties do Petróleo em Rio das Flores,com o então Prefeito,hoje Prefeito de Valença...Em breve chega aqui.Vai ter Secretários caindo em penca.Que pena pra Valença!

Anônimo disse...

Chega a dar ânsia de vomito ler essas noticias. Só espero que essa CPI chegue ao final fazendo uma limpeza na região e quem tenha contas a pagar na justiça tenha o destino que merece: A LATA DE LIXO DA HISTÓRIA VALENCIANA.

Anônimo disse...

A LATA DE LIXO VALENCIANA ... fico tentando imaginar seu tamanho e profundidade. Quando Anônimo I, ai de cima, exclama: que pena para Valença, eu lhe faço coro. De fato é uma pena para Valença. Mas, se pensarmos bem, não seria diferente com a classe política de cá, da terrinha. Eles foram forjados em um tempo no qual tudo era permitido. Não tão longe se vai, assim, o tempo em que os vereadores de Valença resolviam as questões daquela Casa, no Gabinete dos Prefeitos: Graça, Graciosa, Corrêa... do Cabral, não sei. Sera o fim de muitas famílias que se deixaram capturar pelo sistema, ou dele não souberam sair. Já ouvi muito sindicalista arrotar contra o Fernando Graça e, na hora do pega pra capar, votar nele. Famílias que partem e repartem entre todos os candidatos de modo a ficar sempre próximo do governo e, assim, ao final, todos se darem bem.

Cedo ou tarde o véu da IMPUNIDADE vai sendo levantado, um a um. Que a gente, valencianos que somos, tenhamos apenas o equilíbrio de esperar e ver no que é vai dar toda essa mixórdia. Afinal, mesmo sabendo de possíveis desvios, sempre nos calamos diante da Justiça, preferindo alimentar o disse-me-disse da rua rua dos Mineiros, nada fazendo de concreto para por um basta em tudo isso que agora vem à tona. Fiscalizar também faz parte de nossas atribuições. Aguardar e ver.

Clementina disse...

parece piada. se não fosse trágico dava pra achar engraçado.

a pergunta que fica é se isso vai dar em alguma coisa ou se vai ficar só no campo da politicagem mesmo.

Anônimo disse...

Será que as Benfeitorias trazidas pelo nosso mais ilustre valenciano, não são capazes de ofuscar essa perseguição política?
Daqui a pouco vão querer que retirem o nome do Nosso Ilustre do melhor e mais bem equipado Ginásio poliesportivo da Região.
Se o cara roubou, mas fez, não podemos reclamar.

Bruno Olivieira

CIDADÃO INSTIGADO disse...

Ao equivocado Bruno:

Se ele tivesse feito as "benfeitorias" com dinheiro honesto e com interesse público até dava pra elogiar.
Agora construir ginásio em associação privada, da sua parente é meio estranho.
E aquele teatro ou centro de eventos que ele bancou e que está fechado?
Porque ele não reformou o Teatro Rosinha de Valença para que toda a população pudesse usar?
Se tivesse a grana que ele roubou, com certeza investiria em obras que teriam muito mais retorno pra a cidade do que servir a apenas "alguns" privilegiados com sobrenome ilustre.
E nem gostaria que meu nome fosse usado pra batizar nada.
De benfeitores como esse o inferno tá cheio...

Anônimo disse...

Para começar o Teatro Rosinha de Valença foi construido na gestão do José Graciosa, o que comprova sua visão e carinho com a cidade e sua história.
Graciosa é um cara sereno e centrado e por isso se tornou o nosso mais ilustre valenciano. E se desviou algum recurso, e isso não é roubo, foi sempre por uma boa causa.
Devemos sempre nos ater as coisas boas que as pessoas fazem. Imagine se só lembráseemos e dessemos destaques as coisas ruins que vc fez?
Por isso Valença deve mesmo respeito aos Graciosas.


Bruno Olivieira

Anônimo disse...

Sou valenciano, respeito muito a história desse município e desse chão.
E não tenho nenhum repeito por esse cidadão que vc admira, Bruno.
Ele tem carinho e atenção apenas para sua corja de pessoas abonimáveis que serviram de "laranjas" para interesses escusos.
Ilustre para alguns como vc.
Eu e muitos valencianos temos a cada dia mais o prazer de desrespeitá-lo e de abominar suas ações.

outro samurai disse...

ta mamando também né Bruno...
ilustre, só se for na carceragem da PF.
Sargento Garcia já tá chegando perto do Zorro...
a história vai mudar...
é só ir até as ruas e ver a vergonha dos valencianos em ter sua cidade citada tão prejorativamente nos noticiários.
è Petrobonus, é CPI do TCE, é enriquecimento ilícito, bens não declarados, e vem me falar de ilustre.
Ilustre é esse povo maravilhoso de Valença, trabalhador, corajoso mas tão iludido por farsantes como como Graciosa, seus laranjas e este novo de "Cara Nova" mas praticas antigas e sujas.
agora quem não conhece cheiro de povo não pode saber disso.
conhecido meu dá ótima definição disso, "Mortiça" trabalhou 17 anos no antigo Núcleo de Educação(lateral do José Fonseca) mas nunca teve coragem nem vontade de sentar no banco da rodoviária.
faça-me um favor, tenha mais respeito pela inteligencia do valenciano.

Anônimo disse...

Do Teatro Rosinha de Valença: dizem as más linguas que o dinheiro disponibilizado para a obra dava mesmo para fazer um Theatro e não aquilo que ali está. Mau feito pra burro. Nem banheiro tinha, como disse a Dercy Gonçalves. Mas o secretário de obras da ocasião, dizem, nada se pode provar, por incompetência fez aquela obra e gastou mal os recursos destinados ao Teatro.

Anônimo disse...

MEU DEUS, QUANTA GENTE COM INVEJA DO $UCE$$O ALHEIO. QUEM TÁ CRITICANDO TB GOSTARIA DE SER UMA LARANJINHA DESSE CESTO!!!

Anônimo disse...

Aqui reina a Leviandade!!! Afirmam muito e provam nada. Apenas são fofoqueiros a reproduzir o que querem alguns. Nem percebem a manobra, já que preferem o título de críticos ao de sensatos!

Acordem e aprendam algo comigo.


Bruno Olivieira

Anônimo disse...

EI, BRUNO-BRUNO, QUE TAL COMEÇAR A DIZER O QUE É QUE SE PODE APRENDER COM VOçE? VAI LÁ MEU FILHO. Entendi que o que se deu em relação ao Teatro Rosinha foi uma decepção, por parte do Graciosa, com a obre mal feita que foi. Ele arruma grana, espera uma obra que dignifique a grande artista valenciana e o Secretário vai e faz aquela caixa de sapatos, aquele caixote.