sexta-feira, 17 de abril de 2009

"Picianni" aprova processo contra Graciosa

Matéria do jornal O Globo de hoje anuncia que a CPI do TCE movida na Alerj, dará início ao processo administrativo contra o conselheiro do TCE José Gomes Graciosa. O processo institucional, que poderá afastá-lo do cargo, foi aprovado por 41 votos a um, durante sessão extraordinária no plenário da Alerj. O grupo sorteado para compor a Comissão Especial Processante será Marco Figueiredo (PSC), Marcos Vinícius (PTB), Alessandro Molon (PT), Altineu Côrtes (sem partido) e Edino Fonseca (PR).

A votação se deu um dia depois de uma manobra do presidente da CAsa, Jorge Picianni (PMDB), que, na última hora, decidiu não levar ao plenário o nome dos outros dois conselheiros (Jonas Lopes e José Nader) investigados pela CPI - presidida pela deputada Cidinha Campos - que apura irregularidades no TCE.

Durante os depoimentos de ontem na Alerj, Ricardo Montello Amaral, que foi chege de gabinete de Graciosa, disse que nunca foi servidor de Santo Antônio de Pádua, confirmando denúncias de fraude na cessão de funcionários do interior para trabalhar no tribunal. Ele afirmou ainda que os terrenos de Teresópolis adquiridos por Graciosa por R$ 6 mil e vendidos a Amaral por R$ 40 mil ainda estavam "abaixo do valor de mercado" e declarou que emprestou dinheiro em dólar para pagar cursos no exterior para a filha do conselheiro.

Além do indiciamento na Polícia Federal pelos crimes de formação de quadrilha, prevaricação, advocacia adminsitrativa e corrupção passiva, pesam ainda sobre Graciosa provas de crescimento patrimonial injustificado, recebimento de doações, fraude na contratação de servidores e de uma inspeção espeical em 1995 para investigar atos praticados por ele mesmo, anos antes, quando era prefeito de Valença.

*******

Que Graciosa tenha que ser investigado é fato, já que as suspeitas sobre sua atuação como conselheiro são graves, mas fica a pergunta: por que Picianni, de um dia para o outro, fez questão de aliviar para os outros dois conselheiros investigados e levar para votação no plenário apenas o nome de Graciosa? O tratamento deve ser o mesmo - no caso, instaurar o processo administrativo contra os três conselheiros -, independente de rixa política. Estranho também é o apoio maciço da Assembléia à manobra de Picianni.

3 comentários:

Anônimo disse...

Capilo: Emais que estranho... porém, como não é crime elocubrar, enfraquecendo Graciosa enfraquece-se, possivelmente, o governo no interior do Estado onde Picci tomou uma sura de Vicente Guedes. Veja que ele teve o cuidado de deixar de fora os outros envolvidos. Agora, as forças políticas no Estado que vem se despontando como he~gemônicas, capitaneada pelo Cabral e pelo Pezão, serão capazes de anular uma possível "ausência" de Graciosa na mesa do Poder? O que se sabe é que os Piccianis, pai, filho, cunhados, urbanos ou silvestres, são uma p´stala aberta nas veias da política do nosso Estado. Manobras há, com certeza. E não podemos nos esquecer que existem políticos aqui da terrinha atrelados, amarrados, por correias, à essas pústulas. De novo, entendo, que o povo precisa ser alertado, pois essa corja só se desloca do poder pelo voto, nas urnas. Em branco, nulo, ou dados a outros candidatos (PSOL, PT) que não esteja, irmanados com essa gente. Ainda bem que há um Molon nessa apuração. Vejo isso como garantia de não se jogar para debaixo do tapete, as moedas de troca que precisam e devem vir à tona. Que não fique pedra sobre pedra. Graciosa, por sua vez, deve ter muita artilharia para disparar contra seu desafeto pittis, mas fará isso? Tem família, temamigigos que o acompanharam uma vida intera... isso, por certo, fragiliza e pode ser o limie de qualquer homem. Viver e aguardar. Cedo ou tarde, serão os Piccitianes e a suas ONGs (Bandeirantes) que sentarão no banco dos réus.

Anônimo disse...

É. PODE SER. SERIA BOM SE ELES TODOS SUMISSEM DA FACE DA TERRA. A MORTE, POR VEZES, CUSTA A CHEGAR PARA ALGUNS. E MORTE, NESSE CASO, ENTENDIDA, DEVE SER, NO SEU SENTIDO FIGURADO, METAFÓRICO.

Anônimo disse...

To ficando preoculpado com as tendencias da escrita desse Blog.Sou adpeto da prática da livre e espontanea expressão de pensamento,mas desde q vim para Valença vejo uma tendencia ao rancor.E não são esses "POLITICOS" Picciani,Graciosa,André Correa e o agora Valenciano Vicente Guedes q fazem isso, e sim alguns q estão usando esse Blog para mandar recados para pessoas inocentes q com certeza não os fizeram mal algum...Fica aqui o pensamento,se é q vão Publicar.É uma pena.