quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Introdução: Fiscalizando nossos vereadores



Dizem que o brasileiro não possui memória. Eleições chegam e passam e a população esquece de fiscalizar nossos representantes. Na verdade, nem sabemos direito o que os nossos 10 representantes do Legislativo fazem. Em nossa cidade, nós não temos nem memória nem história. Há muitos anos atrás fui conhecer o famoso bairro da Passagem. Fiquei impressionado pela total falta de estrutura no local. Mais impressionado ainda era que o bairro da Passagem não era, como podemos pensar, excluído da política valenciana. Na verdade, o bairro era discurso fácil para os possíveis candidatos aos cargos de vereadores, prefeitos e até Governadores. Muitos já prometeram, por exemplo, o asfaltamento do bairro. Ouso dizer até que não é possível ser politiqueiro sem prometer benefícios para a população da Passagem.


No entanto, o fato é que a Passagem continua sofrendo com os velhos problemas de sempre. O esquecimento é um combustível necessário para o aparecimento daquela condição de politicagem vista na postagem “Nossos vereadores são políticos”. Existe até um velho sábio que diz que a condição do historiador é fazer com que as pessoas se lembrem de coisas que são desagradáveis para aqueles que estão por cima da sociedade.


O que vamos propor aqui é um exercício de memória. Pegamos os discursos, indicações e requerimentos feitos pelos nossos representantes ao longo do ano de 2009 com o objetivo de divulgar as promessas feitas pelos nossos políticos. Privilegiamos a divulgação dos atos, a interpretação deles já seria um trabalho historiográfico que, no momento, não nos é possível escrever.

Começaremos com o nosso vereador Salvador de Souza (Dodô)

Nenhum comentário: