sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Educação Municipal em Debate


Carta publicada no Jornal LOCAL do dia
25/2/2010:


Ao ler a edição nº 172 deste importante veículo eu pude saber pela própria secretária de educação que a PMV “fundiu” o CAIC Djalma Macedo e a Escola Municipal Pedro Paulo em Juparanã e pretende usar do mesmo expediente em outras escolas do município.

Como cidadão do século XXI eu me preocupo com esta medida, pois dada a vocação natural de Valença para a vida e o trabalho no campo, fechar escolas dos trabalhadores rurais é uma ação pouco racional, mesmo que for para por fim às “classes multisseriadas”.

Avaliando apenas pela perspectiva sociológica é um absurdo tirar pessoas do campo num município imenso como o nosso, ainda mais crianças. É antiecológico, antipedagógico e desumano racionalizar custos às custas das pessoas na administração pública. Enquanto isso, o prefeito vai na rádio falar dos milhões que tão vindo pra Valença. Eu me pergunto, aflito, onde será investido esse dinheiro, pois vendo ações e justificativas como esta da digna secretária, tendemos a acreditar que pra Educação é que não é.

Em 2008 Vicente Guedes foi eleito empunhando a bandeira do “Novo”. Mas, ao assumir um governo cheio de dívidas, amedrontado por uma situação eleitoral irregular e cercado pela mesma burocracia canibal que devora a máquina pública há tempos, logo se percebeu o engodo. Instalaram por aqui, de bate pronto, a pior empresa pública do estado (CEDAE), pra tentar resolver um problema histórico de investimento (como se aqueles que dilapidaram o patrimônio público não fossem conhecidos e muitos deles não estivessem ocupando cargo público até hoje). O artífice da “privatização estatal” de nossa água foi o secretário de obras e vice governador Pezão, do famigerado PMDB fluminense. Para tal empreitada contaram com a conivência dos vereadores de Valença. Aliás, nem precisaram. O Jornal Local e o blog do Valença em Questão (www.blogdovq.blogspot.com) têm narrado a ópera bufa valenciana, como por exemplo na doação do terreno do Colégio Polo Agrícola (aprovada pelos vereadores e desautorizada pelo prefeito); ou então o boicote do prefeito aos conselhos populares do município; ou ainda a exclusão sumária do SEPE na fiscalização do Fundo de Previdência; A situação do Assentamento Gisele Lima no bairro da Varginha, mecanicamente nomeada pelas nossas autoridades como “Conjunto Habitacional Vista Alegre” e etc.

Na educação Vicente assinou uma carta compromisso com o Sindicato, REGISTROU e PAGOU em Cartório estas promessas, talvez porque sua campanha eleitoral tivesse dinheiro sobrando. E até agora praticamente nada está sendo cumprido, como descongelamento dos triênios, incorporação do FUNDEB, escolas em horário integral e etc. Valença paga hoje o pior piso salarial do Estado do Rio e um dos piores do Brasil e isso a gente não ouve na rádio.

Cabe aos valencianos, principalmente aos funcionários da educação, instruirem a sociedade contra o comportamento egoísta embutido em determinadas soluções pedagógicas. Alertar para as conseqüências dos nossos atos e, se preciso for, “perder” alguns minutos do dia pra lutar pelo novo de verdade. Por isso agradeço o espaço nesse importante jornal da minha cidade e convoco os demais profissionais de educação a engrossar a fileira da resistência pacífica pelas ideias.

Samir Resende G. Souza
, professor de educação básica, coordenador-geral do SEPE de Valença/RJ."

Release Informativo enviado pela PMV em 26/2/2010:

Unificação de escolas em Valença

Com o objetivo de diminuir gradativamente as classes multisseriadas, a Secretaria de Educação vem unificando algumas escolas de Valença. As fusões irão reduzir as turmas de Escolas do Campo onde um professor dá aulas para alunos que vão do pré-escolar ao 5° ano do Ensino Fundamental e que, em geral, têm poucos estudantes. Visando um melhor desempenho dos docentes e também dos alunos, já que é importante que crianças troquem experiências e estudem com outras que tenham os mesmos interesses, a Secretaria pretende que cada série tenha seu próprio professor. Outra preocupação é que a proximidade entre escolas seja respeitada e, para evitar transtornos, o transporte será garantido pela Prefeitura, que continuará oferecendo o veículo escolar. Um outro caso de fusão, por outras razões, ocorreu em Juparanã, com a unificação do Caic Djalma Macedo e a Escola Municipal Pedro Paulo. O Caic, com uma estrutura física ampla, quadra esportiva coberta, biblioteca, laboratório de ciências, laboratório de informática, auditório, sala de artes, refeitório espaçoso, cozinha industrial, gabinete médico e odontológico montado, tinha apenas 80 alunos. Na mesma vila, a Escola Pedro Paulo, com mais de 550 alunos agrupados em espaço apertado e sem os recursos do Caic. Hoje, com a fusão das duas, mais de 600 alunos contam com uma educação melhor. Toda mudança, num primeiro momento, sofre uma reação, mas, aos poucos, os resultados confirmarão a necessidade das decisões tomadas.


Assessoria de Comunicação PMV
(24) 2452-5075


10 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Samir....vc "agora" está pautando este blog....." Com suas tiradas, sempre, que ignorantes, seus comentários exdruxulos e seu linguajar precário....Fazer oq???? Kda um com seu Kda um que merece! AH, foda-se vc, Vicente, essa sua educação....Ah, esse blogo de bosta e, aki, eu abro um parentese sobre a DEMOCRACIA VQUEISTA.....UMA BOSTA TB.....KKK
"NOSSO" GUIA (VICENTE) QUE ESTÁ CERTO, ISSO SE CHAMA OTIMIZAR A EDUCAÇÃO....SÓ ISSO, SEUS OTÁRIOS, APRENDAM A CAMINHAR COM SUA PRÓPRIAS PERNAS

Tyler Durden disse...

KKKKK Quanto ódio no coração...apelou, perdeu!

Obrigado, pelas críticas, prometo que vou, me esforçar, mais, ainda, pra, te, deixar, com, mais, raiva, anônimo comissionado!

Estudou "pra caramba" pra acabar como "cargo comissionado", numa prefeitura "falida" de interior de estado, rsrsrs

Lamentável!

Ps: continue nos divertindo com as postagens anônimas.

Anônimo disse...

Samir, não entendi porque vcs liberaram esse comentário deste anônimo! Cadê o moderador??? O comentário do anônimo em nada contribui para o debate de "ideias"! Eu lamento ainda por você ter entrado nesta discussão.

Abraços a todos os "VQUEISTAS"!

Tyler Durden disse...

Eu mesmo liberei! Pode não parecer, mas gosto deste ANÔNIMO que me critica. Pois aprendo mais com as críticas do que com os elogios.

Sem contar que é uma ótima oportunidade de deixá-lo mais furioso, né?

Mulher Atuante disse...

Texto aprimorado, cara! Parabéns! Só pra eu entender melhor o debate, a prefeitura fala em "mesma vila". Gostaria de entender essa relação entre as comunidades, distância, características etc. Isso, ao meu ver, determinaria se a ação foi acertada ou não. Havendo uma proximidade, não só física, mas de características sociais, laborais e tal entre as escolas e comunidades envolvidas me parece até ser uma decisão acertada... É claro que jamais deveria ser arbitrária e sim com a consulta das pessoas em questão. Abçs!

Anônimo disse...

Samir, vc acha mesmo que fico furioso???? Pára com isso! Eu entro aqui, às vezes puxo o saco, às vezes eu faço um comentário, depois eu mesmo venho e retruco o meu comentário.....FAÇO ISSO APENAS PARA "BOTAR FOGO NO DEBATE", EIS QUE, SEM PILHA, ESSE BLOG QUASE NÃO TEM "IBOPE", NÃO É VERDADE??? NESSE POSTE, EU MESMO FIZ O 1º E O TERCEIRO COMENTÁRIO....SINTO MUITO.....!!! KKKK.....AH, ISSO EM VÁRIOS POSTS....MAS EU GOSTO DE VCS, SÓ QUE GOSTO DE POLÊMICA! ABRAÇOS AO "MEUS AMIGOS" "VQUEISTAS"

Tyler Durden disse...

Se o blog tem "ibope" eu não sei, companheiro, mas que aquele reloginho azul ali do lado direito tá girando umas 1400 vezes por semana, ele está...

Anônimo disse...

1400 vezes por semana kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
SAMIR VC É UMA COMÉDIA

Anônimo disse...

SAMIR, QUANTO AO ALEGADO "IBOPE", 1400 VEZES POR SEMANA, NÃO É ISSO??? ENTÃO FAÇA O SEGUINTE, ENTRE NO SITE DO BLOG, VEJA EM QUANTOS ACESSOS ESTÁ, DEPOIS VC VAI E ATUALIZA A PÁGINA, MAS PRESTE ATENÇÃO NO CONTADOR, POIS, VC VERÁ QUE TEM UMA VISITA A MAIS, E NESTE CASO, CONTA OU NÃO AS 1400??? VAMOS SER SINCEROS, 1400 POR SEMANA, DÁ, EM MÉDIA, 200 POR DIA. VC ACHA QUE ENTRA 200 PESSOA POR DIA AKI, OU, ENTRAM 200 VEZES, AS MESMAS PESSOA.....TALVEZ 50 PESSOA DIFERENTES, ACHO UM BOM NÚMERO, E, EM MÉDIA, NA MINHA OPINIÃO, ENTRE 150 A 200 PESSOAS ENTRAM POR SEMANA, O QUE VC ACHA DESTES NÚMEROS??? AH, SIM, JÁ TEMOS UMA FERRAMENTA DISPONÍVEL QUE PERMITE SABER O "IP" DE QUEM ACESSA E POSTA.....SERÁ QUE NÃO SERIA INTERESSANTE DISPONIBILIZAR TAL FERRAMENTA???? FICA A DICA

Anônimo disse...

eu trabalho no caic e ñ gostei muito d ter ido pra lá pois apesar de ter um espaço muito bom ñ se dá pra aproveitar muito, pois algumas coisas ñ estão em bons estados e eu adorava apesar d menor q o caic o PEDRO PAULO amo até hj q pena sair d lá