domingo, 11 de abril de 2010

Entrevista com Afonso Diniz (candidato 2008)

Publicada na edição 34 do VQ impresso, segue abaixo a entrevista com o então candidato à prefeitura de Valença Afonso Diniz.

Início da vida política
Fui muito influenciado pelo Padre Argemiro no momento em que ele estava organizando os movimentos católicos de juventude da Igreja. A Igreja Católica, nessa época, tinha dois lados: o lado do padre Argemiro, mais ligado com os movimentos rurais, e a perspectiva do Padre Barreira, mais ligado aos proprietários de terras. Com o golpe militar de 1964, temos a desmobilização de todas essas organizações católicas. Existia até o boato de que o padre Argemiro fosse comunista, o que causava temor aos proprietários rurais.

Eu vi o padre Argemiro sendo preso várias vezes pela Ditadura. Com o fim da Ditadura, o padre Argemiro funda o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Depois de alguns anos no sindicato, eu vou pra cidade de Niterói durante a gestão do prefeito Sílvio Picanço onde tomo contato com a política partidária da esquerda. Em 1988 volto pra Valença e curso a faculdade de Direito e começo a advogar na Justiça do Trabalho.
Todas as minhas candidaturas vieram como uma tarefa do partido. A premissa da Comissão Nacional do Partido era que onde tivesse um diretório, o partido lançaria candidato a prefeito. O nosso partido sabe que não chegará ao poder através do voto. Temos que aproveitar o momento para levar para a sociedade as suas propostas e crescer dentro do município. O único partido limpo, que faz as coisas com seriedade é o PCB.

Se a proposta da candidatura é levar para a sociedade as propostas do partido, por que o senhor se recusou a participar do debate promovido pelo CONCIDADE?
Essa é a minha quinta eleição em Valença. Eu nunca deixei de participar de nenhum debate em todas essas eleições. No entanto, percebi que o debate do CONCIDADE era um palanque para a candidatura do Vicente Guedes. Ele só saiu do cargo de prefeito porque não poderia permanecer, ele não é cidadão valenciano.

Nesse sentido, se você participa do debate, você está aceitando uma pessoa que não é de Valença. Nós sabemos que esse candidato vem bancado pelo sistema (José Graciosa, Moreira Franco, Sérgio Cabral) baseado no uso do poder econômico, na politicagem que nós conhecemos. Isso é muito ruim pra sociedade valenciana e o PCB faz parte da sociedade valenciana.

O CONCIDADE também não faz parte da sociedade valenciana?
Sim, com certeza. Tanto é que fui lá explicar porquê não participaria. Se o Plano Diretor da cidade não é o melhor possível, sei da dificuldade de se fazer um Plano Diretor em nossa cidade. A grande questão é saber se a sociedade valenciana quer esse candidato bancado por todo esse sistema. Eu acredito que não participar do debate foi um ato certo porque, se não fosse isso, nunca o Jornal Local, que é um jornal que tem uma credibilidade, iria falar das propostas do PCB para Valença. Pra efeito de campanha, a nossa candidatura se beneficiou com a minha não participação no debate.

Sobre seu programa de governo
A principal questão de nossa cidade é o desenvolvimento, já que a miséria está crescendo a olhos vistos. Valença não tem necessidade de ter população de rua. Para se ter desenvolvimento é necessário: melhores estradas e uma política que não deixe o dinheiro sair de Valença. Tanto a Normandy quanto a Viação Barra do Piraí não emplacam seus ônibus aqui em Valença, ou seja, nem o IPVA delas ficam aqui em Valença. Mesma coisa com os supermercados e as grandes lojas. Elas deixam de circular o dinheiro em nossa cidade.
A nossa cidade hoje sobrevive através do pagamento da Faculdade Dom André Arcoverde, dos salários dos aposentados e do pagamento da Prefeitura. A privatização da água e do lixo são exemplos de como o dinheiro público não fica na nossa cidade.

Qual seria a proposta para manter o dinheiro em nossa cidade?
Nós começaríamos com a questão do transporte. Vamos discutir junto com a sociedade e com a empresa o estabelecimento de um preço justo, abaixo do que é praticado hoje em dia. Vamos criar as linhas rodoviárias rurais onde a prefeitura vai subsidiar o custo da passagem. É bom que se comente o abandono que se encontra o meio rural em Valença. A prefeitura vai abrir essas novas linhas.

Transporte de estudantes
Nosso governo vai partir da premissa do aluno passar o dia inteiro na escola. O transporte escolar é uma obrigação da prefeitura. Eu reitero, no meu governo, a gratuidade do transporte para alunos e para os idosos.

Pensando nas escolas em horário integral, teremos uma demanda de novas escolas, aumento dos gastos e do número de profissionais do ensino no município. Como será essa contratação?
No meu governo só vai ter funcionário aprovado em concurso público. Em relação aos funcionários contratados, temos que sentar com eles para ver uma solução. Não podemos eliminá-los, pois todos nós sabemos que eles contam com esse dinheiro no final do mês. Teríamos que ver quantos contratados estão trabalhando na prefeitura atualmente, a qual firma eles pertencem. O que não vamos fazer é colocá-los na rua.

Salário dos professores
Vamos ter uma gestão conjunta com o Sindicato dos Professores. Nosso partido tem como objetivo o fortalecimento dos sindicatos. Nosso governo vai buscar recursos junto à Brasília para aumentar o salário dos professores. Queremos também o funcionamento das creches 24 horas por dia. Vocês sabem que os nossos governantes não querem a instrução do povo, eles fabricam a miséria para se beneficiar com isso.

A declaração de bens que o senhor entregou ao Tribunal Regional Eleitoral constando o patrimônio de um carro do ano de 1982 no valor de 200 reais é procedente?
O que consta no site do Tribunal Regional Eleitoral é a pura verdade. Viver como advogado numa cidade como Valença não é coisa fácil. Como estou na justiça do trabalho, o prazo médio para uma audiência é cerca de um ano e meio. Dando o exemplo do meu filho, que faz graduação em Direito na UFRJ. Isso consome uma despesa enorme o que dificulta a criação de um patrimônio.

Teria algum tipo de restrição ao recebimento de apoio de empresas?
Nos não aceitaríamos as contribuições de empresas que tenham pretensões de favorecimentos após as eleições. Na eleição passada nós já havíamos recusado a contribuição da Cia. da Água para a nossa campanha. Preferimos manter uma campanha modesta do que aceitar contribuições desse tipo de empresa.

Ganhando a eleição, como compor a máquina pública?
No dia seguinte da eleição estaremos sentando junto com a direção estadual e nacional do PCB para compor os quadros da administração municipal. Existem dois partidos que seriam chamados para compor o governo: o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU). A aliança com o Partido dos Trabalhadores (PT) é uma questão a ser discutida. Devemos observar também que existem pessoas muito gabaritadas, mas que não estão filiadas a nenhum partido político.

A questão habitacional em Valença
Eu acho que não existe um percentual especificado, no orçamento de Valença, para investir em política habitacional. Nosso projeto consiste na construção de casas populares no centro da cidade. Isso possibilita que a prefeitura não gaste dinheiro com a infra-estrutura interna: captação de água e rede elétrica. A prefeitura vai gastar dinheiro com a desapropriação do terreno material e mão de obra.

Temos que puxar o assentamento da Varginha para essas novas habitações. É claro que, se tiver recursos orçamentários, nós vamos aumentar o número de casas na Varginha. Não só isso como aumentar o número de alunos na escola e melhorar a infra-estrutura do local.

Qual o projeto político para as juventudes?
Vamos estimular programas de inclusão digital para os jovens. Temos que diversificar mais os gostos musicais dos jovens através de dias dedicados a um determinado estilo de música. A rua dos mineiros é um ótimo ponto para intervenções culturais

“Nós, alunos do Colégio Marieta Lopes Ielpo, localizado no bairro de João Bonito, observamos os seguintes problemas no loteamento Santa Lúcia: falta de calçamento, falta de iluminação pública, falta de capeamento, falta de coleta seletiva. Perguntamos ao candidato, se eleito, quais serão as providências a serem tomadas sobre as questões relatadas” *
Esse loteamento citado é totalmente irregular. A prefeitura vai buscar junto ao proprietário para que ele faça aquilo que é sua obrigação: calçamento, praças. O que não pode é a população sair de casa e voltar com pés sujos de barro. É nossa intenção que o transporte público rode no bairro. Vamos também resolver a questão da iluminação através de diálogo com a Light. A coleta seletiva de lixo é uma obrigação da prefeitura frente a todos os problemas com o meio ambiente que assistimos pela televisão. O serviço de lixo não será privatizado, ficará a cargo da prefeitura. Eu queria deixar uma mensagem pros alunos da Marieta que conversem mais com os pais já que o futuro é de vocês. Não fiquem desanimados com os picaretas da política e procurem o melhor candidato.

*pergunta enviada pelos alunos do nono ano do Colégio Marieta Lopes Ielpo.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Afonso estava equivocado quanto ao CONCIDADE. Alguns componentes quiseram fazer daquele debate um palanque para a candidatura do Vicente Guedes, mas não conseguiram por interferência de outros. Aliás, não foi o Vicente que se destacou no debate.