sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mais de mil manifestantes participaram da Marcha dos Servidores/RJ


Cerca de mil servidores estaduais participaram da passeata do Largo do Machado até o Palácio Guanabara realizada hoje (ontem), às 12h. Diversas categorias participaram, incluindo a Educação, que levou militantes de vários municípios. A marcha foi convocada pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (Muspe) em protesto contra o descumprimento por parte do governador Cabral de várias promessas ao funcionalismo, ainda na eleição de 2006, como a reposição das perdas salariais – o movimento reivindica 48% de reajuste imediato.

A marcha transcorreu de forma tranquila até o portão do palácio, quando uma delegação do Muspe, com um representante do Sepe, se reuniu com o vice-governador, Luis Fernando Pezão. Ele informou que a aprovação pelo Senado da lei que retira os royalties do petróleo de nosso estado "prejudicou muito o Rio" e que por isso o governador não poderia falar em aumento enquanto essa situação não se resolver.

Os representantes dos servidores reclamaram que desde o início do  governo Cabral, em 2007, mesmo com o governo tendo conseguido seguidos superávits financeiros, os reajustes foram muito baixos. Pezão se comprometeu a realizar uma reunião com o Muspe na semana que vem, provavelmente na quarta-feira, para continuar a discussão.

Nesse momento, a educação, que hoje realiza uma paralisação de 24 horas, convocada pelo Sepe, está reunida em assembleia na ABI para decidir os rumos do movimento. A categoria participou em peso da marcha até o Palácio Guanabara convocada pelo Muspe, quando cobrou o reajuste para cobrir as perdas salariais, o pagamento imediato da incorporação da gratificação Nova Escola e o descongelamento do plano de carreira dos funcionários de escolas.

Fonte: SEPE

Nenhum comentário: