quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

HOMENAGEM A AFONSO MARIA DINIZ

Afonso Maria Diniz, um dos mais conhecidos advogados do Município faleceu em 11/12/2010, um dia depois da comemoração dos 62 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Sempre advogou para os reconhecidamente pobres, por esse motivo chamado de advogado dos pobres.

Militante comunista, várias vezes candidato a prefeito pelo PCB - Partido Comunista Brasileiro, não deixou dúvidas quanto à sua opção ideológica. Sempre empunhou a bandeira da classe trabalhadora. Jeito simples, humilde, de expressão tranquila, fez muitos amigos. Não havia na sua trajetória política nenhum interesse de cunho pessoal, eleitoreiro. Ao contrário, acreditava na luta coletiva pela transformação radical da sociedade. Nunca se mostrou desanimado, mesmo quando fazia suas campanhas com pouca estrutura partidária e nenhuma financeira. Estava sempre firme, entusiasmado, criticando as mazelas do sistema capitalista e a classe política dominante, principalmente essa, tão presente no nosso Município. Não tinha receios de expor suas idéias onde quer que estivesse.

Como companheiro de profissão, sempre teve uma postura ética e de profundo respeito aos colegas. Porém, não se calava diante de injustiças! O grande número de presentes na sua despedida foi o reconhecimento de sua trajetória vitoriosa de vida. A OAB/Valença deve uma explicação aos advogado(a)s de Valença e aos valencianos por não ter homenageado o grande companheiro com uma bonita coroa de flores e por não ter decretado luto na Entidade. Afonso Maria Diniz não sairá de nossas memórias!

Francisco Lima - Presidente da Comissão Provisória do PSOL/Valença

2 comentários:

leticia disse...

É companheiro Chico, é muito triste saber que a OAB de Valença deixou de homenagear o inesquecível amigo e companheiro Dr. Afonso. Advogado antigo de Valença e um dos únicos que se predispôs a litigar gratuitamente a favor dos mais necessitados. Também espero que a OAB de Valença não de apenas explicações, mas sim faça mesmo que tardia uma justa homenagem ao colega.
No dia 12 de dezembro Valença teve uma grande perda, o inesquecível Dr. Afonso Diniz partiu, homem sábio, amigo, tranqüilo e lutador incansável pelas lutas sociais. Afonso se foi, mas deixou um grande legado para dar continuidade a sua luta.
Dr. Afonso estará sempre entre nós!
Letícia Pentagna Avila

Anônimo disse...

De fato. Mas é preciso assinalar que estiveram presentes na despedida desse grande companheiro o presidente da OAB-Valença. Dr. Munir Assis e muitos outros colegas e amigos de profissão.