quinta-feira, 26 de julho de 2012

Ferramentas digitais para as eleições


Natália Mazotte, do Canal Ibase

As eleições municipais se aproximam e com elas a responsabilidade de eleger bons vereadores e prefeitos. Para facilitar um voto consciente, preparamos esta lista com algumas  ferramentas, disponíveis na web, que permitem desde o acompanhamento da atuação de um determinado político até a exigência de compromissos voltados a melhorias em sua cidade.

Verdade ou consequência
Neste site, produzido pela organização não governamental Meu Rio, o eleitor carioca pode optar por fazer uma pergunta ou exigir um compromisso dos candidatos a vereador do município, além de votar nas questões e demandas já feitas por outros eleitores. É bem simples participar e a ideia é que, com as respostas dos políticos, possamos escolher quem mais se aproxima do que consideramos prioritário para a cidade. Outra coisa bacana é que o código da iniciativa é aberto (veja aqui), o que permite que desenvolvedores repliquem a ideia em outros municípios.

Queremos saber
Inspirada no site inglês What do they know? (“o que eles sabem?”, em português) da organização My Society, a plataforma criada pela comunidade Transparência Hacker e pela Open Knowledge Foundation Brasil é uma mão na roda para os interessados em descobrir informações adicionais de candidatos que já passaram por algum órgão público. Basta escolher o órgão ao qual se deseja pedir informações e escrever o pedido. As perguntas e as respostas são automaticamente postadas em um banco de dados do site.

Guia das eleições
O portal UOL preparou um pequeno guia sobre as eleições, com as dúvidas mais frequentes dos eleitores. Não sabe o horário da votação? O que levar para votar? Como tirar o título eleitoral? Essas e outras questões são respondidas na página eletrônica.  Se você já sabe em quem votar, mas ainda está perdido em relação às regras eleitorais, este guia pode ser bem útil.

Excelências
Embora o Congresso Nacional não seja o objeto das eleições deste ano, mais de 90 parlamentares estão na disputa por um cargo de prefeito ou vice, como Gabriel Chalita (PMDB), que concorre à prefeitura em São Paulo, ACM Neto, em Salvador, e Rodrigo Maia, no Rio de Janeiro. Ou seja, antes de votar em um político que trabalha em uma das Casas legislativas, não custa conferir a atuação dele por lá. Afinal, se o seu candidato falta mais do que aparece em seus compromissos no Legislativo federal, o que lhe garante que será diferente em um cargo no Executivo municipal?

Basômetro
Seguindo a mesma lógica, é interessante avaliar como o seu candidato à eleição municipal se relaciona com o governo. Se o fisiologismo é um câncer político difícil de ser tratado, podemos ajudar evitando dar nosso voto aos parlamentares que votaram a favor de propostas duvidosas – como o novo Código Florestal ou a Lei Geral da Copa – apenas porque era de interesse da base (daí o nome, basômetro) governista. Criado pela equipe de jornalismo de dados do Estadão, o Basômetro traz visualizações da “taxa de governismo” de deputados federais por votações e por bancadas partidárias.

Vote na Web
Como a própria ferramenta da empresa Webcitizen se descreve, este é “um site para você se aproximar das decisões do Congresso Nacional que afetam diretamente a sua vida”. Na prática, os internautas podem consultar os projetos propostos pelos parlamentares em exercício e apoiar o que é, de fato, relevante, além de saber o que seu candidato anda propondo por aí. A navegação é simples e é possível filtrar os políticos por Estado e por cargo (senadores, deputados e presidentes).

Se você conhece outras ferramentas interessantes para o acompanhamento político, mande pra gente pela seção “Envie o seu texto”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Taí, o que um pontual "Embargo Auricular" não faz......Vicente perdeu no STF mas levou......"SEGURANÇA JURÍDICA"!...Mesmo sendo crítico do Vicente, tenho que concordar com o que fora decidido no STF......Quem quiser ler a notícia o link é este...http://oglobo.globo.com/topico-eleicoes-2012/pratica-de-prefeito-itinerante-inconstitucional-diz-stf-5659852

Anônimo disse...

hoje dia 3/08/2012,no RJ RIO sobre a denuncia do sr.TEODORICO PALMEIRA que é funcionário fantasma da ALERJ e venha ser funcionário também da prefeitura de VALENÇA ,ele recebe em torno de 20.000,00 da ALERJ e ainda recebe também da prefeitura de VALENÇA,como pde isto e para piorar é candidato,só mesmo VALENÇA que já esta no buraco para afunda mais ainda,fica meu protesto,eu não enventei esta noticia foi dada hoje no rj do rio na rede globo é so ver na internet no g1 que esta lá