Em setembro deste ano, o Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia completará dez anos desde sua abertura para visitas. No entanto, a coordenação do Parque passa por situação nunca antes vista: desde janeiro deste ano, o repasse mensal para manutenção não tem sido feito pelo Poder Público, o que culmina para uma crise generalizada.
A Associação de Defesa do Meio Ambiente do Médio Paraíba (Ama) e a Prefeitura Municipal de Valença (PMV) possuem convênio de cooperação técnica, no qual o Poder Público repassa à instituição o valor mensal de R$ 6 mil para manutenção do parque, destinado à remuneração de funcionários, contabilidade e telefonia. As dificuldades iniciaram neste ano, após dívidas acumuladas sem o repasse de alguns meses de 2010 e 2011. A Associação também não recebeu nenhuma verba em 2012, totalizando débito da PMV com a Associação em mais de R$ 120 mil. Sem condições para manter seus funcionários, a situação gerou a demissão de três guardiões, que entraram com ações trabalhistas contra o Parque.
O Parque só está funcionando devido a apoio e empenho dos voluntários. Os voluntários André e Felipe, e o único funcionário do Parque, Adail da Silva
Sem verba para manutenções mais simples, como a troca de telhas quebradas, gerada pela chuva de granizo de 2011
Fonte: site do Jornal Local
Nenhum comentário:
Postar um comentário