quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Projeto Circo Volante em Valença


 Grupo Off Sina


Realizado pelo Circo Crescer e Viver, o projeto Circo Volante chega amanhã (dia 14) a Valença e fica até o dia 30 de setembro. A atividade coincide com as comemorações de aniversário de Valença, que completa 155 anos em setembro. O Circo será montado na Rua Francisco Medeiros, 316 (Aparecida).

A estreia em Valeça será no dia 14 de setembro (sexta-feira), às 20 horas e quatro companhias se apresentarão durante a temporada que vai até o dia 30: Cia Crescer e Viver de Circo, Circo do Topetão, Circo Strada e Grupo Off Sina.

Os ingressos serão vendidos a preços populares: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia entrada). Além disso, metade dos 500 ingressos disponíveis por noite (capacidade da lona do Circo Volante) será distribuída gratuitamente, pelo Circo Crescer e Viver, para organizações não-governamentais, pontos de cultura, alunos de escolas públicas, projetos sociais e grupos culturais da região.

"Estamos muito satisfeitos com o resultado do projeto, que tem como objetivo principal resgatar a tradição de itinerância do circo", avalia Vinícius Daumas, coordenador do Circo Crescer e Viver.

A agenda dos dias livres fica à disposição da Secretaria de Cultura da cidade para a apresentação de grupos locais, otimizando custos e aproveitando a estrutura já bancada pelo projeto (equipamentos de som e luz, estrutura da lona, cadeiras etc).

O Circo Volante é um projeto da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro com patrocínio da Petrobras. O projeto já passou por Silva Jardim, Macaé, Miracema, Cantagalo, Duque de Caxias e Paty do Alferes.

PROGRAMAÇÃO

Dia 14 de Setembro (6ª feira) às 20 horas – “Passos” da Cia. Crescer e Viver
Dia 15 de Setembro (Sábado) às 15 horas e às 20 horas – “Passos” da Cia. Crescer e Viver
Dia 16 de Setembro (Domingo) às 19 horas – “Passos” da Cia. Crescer e Viver

Dia 20 de Setembro (5ª feira) às 20 horas – Circo do Topetão
Dia 21 de Setembro (6ª feira) às 20 horas – Circo do Topetão
Dia 22 de Setembro (Sábado) às 20 horas – “E o Palhaço o que é?” do Grupo Off Sina
Dia 23 de Setembro (Domingo) às 19 horas – “E o Palhaço o que é?” do Grupo Off Sina

Dia 27 de Setembro (5ª feira) às 20 horas – “Circo Strada em Espetáculo de Variedades” da Cia. Circo Strada
Dia 28 de Setembro (6ª feira) às 20 horas – Circo Strada em Espetáculo de Variedades” da Cia. Circo Strada
Dia 29 de Setembro (Sábado) às 15 horas – “Passos” da Cia. Crescer e Viver
Dia 30 de Setembro (Domingo) às 19 horas – “Passos” da Cia. Crescer e Viver

SINOPSE DOS ESPETÁCULOS
Cia. Crescer e Viver de Circo – Espetáculo “Passos”
Uma cigana, um andarilho, um sonhador, um fugitivo, uma exilada, um marinheiro, um mensageiro, um retirante, um estudioso, uma apaixonada e uma insatisfeita - personagens que, passo a passo, viajam no universo imaginário do circo. Sem preocupações ou objetivos de chegar a algum lugar, eles valorizam os caminhos e a busca, que significam os seus percursos.

E assim, os personagens de Passos, caminham simultaneamente em diferentes planos, se deslocando em metamorfose e estabelecem relações com aparelhos singulares e movimentações coreográficas inspiradas nas obras do artista holandês Escher.

Passos utiliza a força poética do Circo – onde o caminho árido e difícil para o artista não é um obstáculo para ele seguir adiante… transformando sua dor em êxtase, em prol do sonho que se realiza quando acendem as luzes da ribalta e ele apresenta ao respeitável público o seu corpo, destreza e coragem transformados em arte.

Circo do Topetão – Espetáculo “Circo do Topetão”
Uma brincadeira com o imaginário infantil. Um circo de verdade feito por um palhaço de verdade. Um espetáculo para pais e filhos. Essas são apenas algumas das inúmeras definições que cabem perfeitamente ao Circo Topetão.

Pernas de pau, bonecos gigantes, trapezistas, malabaristas... Opa, o circo chegou! Hoje tem marmelada? Tem sim, senhor! E o palhaço, quem é? É o Topetão, um dos personagens mais queridos e carismáticos do Brasil. É amor à primeira gargalhada!

Assim são os espetáculos do Palhaço Topetão, reconhecido pela qualidade dos conteúdos educativos, interativos e inovadores. Todos  vão se divertir com figurinos luxuosos, cenários multicoloridos, bonecos gigantescos e apresentações surpreendentes. Entre uma e outra brincadeira, a trupe do Topetão faz números de malabarismo, acrobacia, saltos aéreos e, é claro, muita palhaçada!

Circo Strada – Espetáculo “Circo Strada em Espetáculo de Variedades”
O Circo Strada em Espetáculo de Variedades é um espetáculo que homenageia o circo por seu encantamento, seu glamour, sua beleza e seus mistérios. Em um pequeno picadeiro, bailarinas extravagantes dançam sob o olhar de um elegante mestre de cerimônia. Trapezistas lamentam por suas dores e frustrações. Malabaristas daqui e de lá do Oriente Médio, que para quem não sabe: é um local que fica lá no Oriente, só que no meio.  Tecidos esvoaçantes, uma viúva encantada e o Homem mais forte do mundo viajam pela Strada da vida sempre em busca de mais um espetáculo!

Grupo Off Sina - Espetáculo “E o palhaço o que é?”
Circo-teatro de rua que aborda de forma lúdica e poética o universo circense, representado pelos palhaços Café Pequeno e Currupita, que realizam um roteiro de reprises (cenas cômicas de picadeiros), utilizando a arte do palhaço para transformar o cotidiano do público, proporcionando uma reflexão prazerosa sobre o dia-a-dia do ser humano.

O espetáculo fala sobre o maior representante do circo - o palhaço - e vem mostrar o seu significado nas artes cênicas. “E o palhaço o que é?” é um espetáculo que não possui texto escrito por trabalhar com a dramaturgia dos palhaços de picadeiro, oriunda da tradição oral que passa de geração em geração no universo circense.

Nenhum comentário: