segunda-feira, 25 de março de 2013

Fraude na folha de pagamentos de Valença

A Polícia Civil está investigando uma fraude na folha de pagamentos dos servidores da Prefeitura de Valença que, segundo estimativas do governo, pode ter dado prejuízo de mais de R$ 1 milhão aos cofres da municipalidade, durante a gestão do prefeito Vicente Guedes, que deixou o cargo no dia 31 de dezembro ano passado. O esquema foi comunicado ao titular da 91ª Delegacia Policial, Luiz Antonio de Mattos, pelo secretário de Administração, Carlos Alberto Almeida Santos. No inquérito instaurado já foi ouvido o funcionário terceirizado Mario Jorge Ferreira de Souza, que presta serviços à Prefeitura através da empresa Microcis, responsável por todo o sistema de informática da administração municipal. Mario é o principal suspeito de inserir funcionários fantasmas na folha de pessoal e confessou ter incluído na lista o nome do cunhado, usando para isso o cadastro de uma servidora aposentada. A fraude pode ter envolvido cerca de 500 pessoas. 

Além do nome do cunhado, Rogério Barros Ferreira, Mário incluiu também um irmão, Francisco Antonio Ferreira de Souza. Mário Jorge só admitiu em depoimento a responsabilidade sobre esses dois nomes e confessou ao delegado ter recebido, em nome de Rogério, o salário de dezembro do ano passado e o décimo terceiro. Rogério, que nunca trabalhou na Prefeitura e atua como açougueiro na empresa Sinale Comércio de Carnes, declarou que forneceu o nome e números do CPF e do RG ao cunhado a pedido de sua irmã. Mário afirmou ainda em seu depoimento que tinha conhecimento de “inúmeras fraudes na Prefeitura de Valença no ano de 2012”, o que o “induziu realizar tais ações, baseando-se na certeza da impunidade”.  Mário e Rogério estão indiciados por peculato, estelionato no setor público.

“Foi detectada pelos funcionários do RH uma irregularidade na folha de pagamento, onde a referência de uma funcionária era antiga e com idade e sexo incompatível. A partir daí começamos nossa investigação”, disse o secretário de Administração, acrescentando que o responsável pela fraude também usava as fichas de aposentados que não recebiam pela previdência municipal e os incluía no esquema.

Ainda segundo o secretário de Administração, o primeiro nome irregular descoberto foi o do cunhado do funcionário responsável pela fraude e no segundo passo da investigação foi descoberto o nome do irmão de Mário. “Nenhum dos dois é servidor público. Eles foram implantados no sistema para receber da Prefeitura. Já sabemos que ele fez o esquema na folha de pagamento de dezembro, 13º salário e na folha de janeiro e só não chegou à folha de fevereiro porque descobrimos antes”, completou Carlos Alberto.

 

 

  Fonte: Blog do Elizeu (http://www.elizeupires.com/index.php/1103-fraude-na-folha-de-pagamentos-em-valenca)

3 comentários:

Anônimo disse...

E O BOBÃO DO ALVARO VEM FALAR EM 1 MILHÃO DE FRAUDE.
ESSE MARIO É LADRÃO DE GALINHA PERTO DOS QUE FICARAM NA PMV NOS ULTIMOS 4 ANOS

Anônimo disse...

...e o Prefeito acha que se é cortando inúmeros beneficios dos funcionários é que a situação chegara nos echos. Ele e toda sua ,segundo ele, preparadissima equipe só está se esquecendo de que são destes mesmos que hoje estão sendo sacrificados em seus salários é que penderam seus votos daqui a quatro anos. Eleição, ao meu modo de ver, se ganha de dentro para fora.

Anônimo disse...

Esse Mario é ladra antigo... Só prefeitura de Valença p contrata um cara desses... Por isso que a cidade não cresce.
Cadeia nele...