quinta-feira, 12 de março de 2009

O PROCESSO

" ... a razão humana só se envolve com a falsidade absoluta da autocontradição." (Hegel)
Os recorrentes casos no Blog do Valença em Questão (esse é o segundo e virão mais) me faz lembrar de um clássico da literatura mundial: O Processo de Franz Kafka, editado e lançado em 1925. Trata-se de um romance escrito pelo checo Franz Kafka, e conta a história de Josef K., personagem que acorda certa manhã e, sem motivos sabidos, é preso e sujeito a longo e incompreensível processo por um crime não revelado. 1925 era também o período da luta fracional do Stalinismo e o surgimento do germe do fascismo na Itália de Mussolini.

Inicio este texto me dirigindo diretamente aos rábulas de plantão, que ficam sedentos de sangue para servir de capacho da burguesia arruinada de Valença. O processo desta vez contra meu filho Danilo e sua companheira Ana, trata-se de um artigo escrito no Blog, numa crítica ao Conselho da Cidade, que tenho total e plena concordância. Para que tem servido este conselho? Boa parcela de seus principais atores foram cooptados pela administração municipal. A outra parte que não foi tragada não faz mais do que reuniões retóricas de salão. Não mobilizam a população contra nada ou a fovor de nada. Seguem os mesmos rumos das associações de moradores que fundamos na década de oitenta e acabaram sendo cooptadas pelos chefes políticos de Valença, impedindo a livre participação e o direito de opinar e decidir.

Por que o Conselho da Cidade não se envolve na luta dos Sem Teto da Varginha? Por que o Concidade não toma uma posição clara a favor da reforma agrária e do MST? Por que estes frequentadores de salão não se posicionam sobre a crise moral da classe política dirigente de Valença que está estampada nas páginas dos grandes jornais e da TV? Não se falam de tantos laranjas, de tantos bois? A pergunta é a seguinte: numa situação dessas para quem o rábula trabalha? Rábulas e dinheiro andam em par, sempre juntos, e procurando como fazer para arrancar um dinheirinho dessa moçada rebelde?

A falência do setor têxtil em Valença foi patrocinada pela classe política dirigente que representa as duas facções políticas hegemônicas na cidade. E os culpados, numa certa manhã, foram os operários das fábricas, o sindicato e a CUT! Assim como em o Processo de Kafka. Até hoje há operários destas fábricas sem receber o FGTS. Quantos anos fazem, quinze? E de novo se descobre através de mais um escândalo que o empresário comprou terra grilada no Pará, que houve vários laranjas etc.

A desapropriação dos galpões (alguns em ruínas) destas fábricas que faliram já fizeram parte da pauta das reuniões do Conselho da Cidade? Os bens acumulados por esses homens e seus laranjas foram sequestrados? Houve redistribuição de riquezas, foram julgados e presos os amigos dos rábulas? No estado de direito da burguesia a justiça é cega somente para os de baixo, os desvalidos, o lumpem, os negros, os expulsos do campo, os sem moradia, os desempregados das Santas Rosas, Chueks e Ferreiras Guimarães. E agora também da CSN. Ela tapa o olho para aqueles que enricaram da noite para dia, ajudados talvez por Deus.

Eu concordo com Danilo e Ana, e acho que eles não se abaterão, pois não estão sós. Somos poucos, mas existimos e reagimos. A decadência da burguesia valenciana será inevitável. O problema maior, a tarefa maior que nos cabe é a de desmascarar estes tipos que deveriam cumprir pelo menos com aquilo que lhes foi outorgado pelo processo eleitoral que sabemos como funciona. Por quê o Concidade, o Comanva e a Câmara de Vereadores não convocam, juntamente com a sociedade organizada que ainda sobrevive em nossa cidade como o Valença em Questão, um debate com participação ampla da população para discutir, por exemplo, a questão da água e do esgoto que escorre pelas ruas da cidade? Por que não fazer uma profunda investigação sobre a CEDAE, que está sucateada e privatizada, virando uma espécie de loteamento pelo controle da água, por políticos ligados aos mesmos que dirigem essa cidade? Um negócio extremamente lucrativo! Enquanto isso, as pessoas ficam doentes e morrem de enfermidades por não ter na cidade uma usina de tratamento de esgoto!

Uma outra hipótese que surgiu é a seguinte: Danilo e Ana são processados por alguém que deseja notoriedade, fazendo uma espécie de sedução para a burguesia e mostrando os seus serviços? Seria uma banalidade pensar assim de minha parte? A prostituição acontece em diversas esferas do capital e a pior que existe e a mais degradante é a prostituição política. Serei eu o próximo da lista? Por favor me avisem, pois precisarei de advogado, e não de rábula!

Danilo Serafim, coordenador geral do Sepe/RJ e da Executiva Nacional da Conlutas.

11 comentários:

Anônimo disse...

Belo texto. Expõe as feridas de nossa cidade.

Anônimo disse...

Danilo, como sempre, corajoso. Falando em coragem, é o que tem faltado bastante em nossa cidade, com exceção do VQ

Anônimo disse...

RÁBULA
Acepções
■ substantivo masculino
1 Uso: pejorativo.
advogado que usa de ardis e chicanas para enredar as questões
2 Uso: pejorativo.
advogado muito falador, porém de poucos conhecimentos; incompetente
3 Regionalismo: Brasil.
pessoa que advoga sem ser formada em Direito
4 indivíduo que fala muito mas não chega às conclusões do seu arrazoado

Anônimo disse...

algumas pessoas por sorte e graças a Deus não se seduziram pelo dinheiro fácil, Danilo é um desses exemplos!
Paulo Henrique

Anônimo disse...

Escrever "bonito" não é sinonimo de estar com a razão, pois de tudo que tenho lido aqui nada está dentro do pensamento dos idealizadores do VQ, um grupo responsável e interessado em trabalhar por uma mudança de comportamento social. Vejo muitos dsicursos mas pouca ação, o que mostra total irresponsabilidade.

Anônimo disse...

Catuca, catuca, catuca lá no fundo, no fundo, no fundo, no fundo do buraco.

Vitor Castro disse...

Jamjão, você parece não conhecer tão bem o pensamento dos idealizadores do VQ. As pessoas que chegaram num segundo momento, chegaram para reforçar o nosso pensamento e contribuem decisivamente para o que chama de "mudaça do comportamento social".

Quanto ao que considera falta de ação, gostaria de entender do que se trata. O fato de estarmos pensando, discutindo, divulgando e refletindo informações sobre nossa cidade é, pelo menos pra mim, uma baita ação.

abs.

Vitor Castro disse...

Complementando, eu diria que o grupo tem evoluído com as aquisições

Anônimo disse...

Jamjão tem razão.

Anônimo disse...

Olha o processo Danilo!!!!!!! "Ele" está de olho em vcs....cuidado....$$$$$$$$ é bom e ele (RÁBULA) sabe disso, tá aprendendo

Anônimo disse...

Eita inveja braba sô!!!