quinta-feira, 18 de março de 2010

A escola é laica?


Professor: Como estudamos, com a passagem do Império para a República, o Brasil se torna um país laico.

Aluno: O que é um país laico professor?

Professor: Laico significa que o país não possui religião oficial. As manifestações religiosas existem, mas elas não são estimuladas, patrocinadas, difundidas pelo Estado.

Aluno: Sei não fessor, tem alguma coisa errada com o bagulho de país laico. Aqui na escola está cheia de crucifixos e imagens de santos. Rezamos a ave Maria todos os dias antes de entrarmos em sala. Um amigo meu estuda numa escola e vai participar de um projeto com o nome “De Mãos Dadas Servindo a Deus”. A nossa escola é cristã professor?

Professor: Não. A nossa escola é laica.

Aluno: Quem disse?

Professor: A Constituição.

Aluno: Ah! Aquele livro que fala nossos direitos. Mas, o senhor não disse que devemos ler e respeitar a constituição?

Professor: Sim. Uma sociedade democrática respeita a constituição.

Aluno: Então, fessor, a minha escola não respeita a constituição?

Professor (com cara de idiota): A questão é mais complexa do que respeitar ou não respeitar. O pensamento religioso cristão ainda é influente. Temos dificuldades de respeitar esta parte da constituição.

Aluno: Fecha a conta então tio. Fala aí pra gente qual a parte da Constituição que a gente deve respeitar e qual a parte café com leite dela.

(Bateu o sinal do recreio)

Professor: Que alívio.........

2 comentários:

Mulher Atuante disse...

Muito bom, Sanger! Quer mais? Aqui no município onde moro, antes de cada sessão da Câmara Municipal, os vereadores (evangélicos em sua maioria) lêem a Bíblia... Acho que acabará sendo criada no Brasil a Igreja Evangélica de Proteção aos Mensaleiros!

Sanger/Regnas disse...

Por estas bandas, a nossa prestigiada Câmara Municipal de Valença aprovou em 2009 o Dia Municipal da Bíblia.

Lá também, antes de cada sessão, os vereadores pedem auxílio transcendental para fazer o que eles fazem. Mas, afinal, o que eles fazem?