domingo, 28 de março de 2010

A praça do amor (uma história romântica financiada com dinheiro público)



Alguém aí já percebeu a relação orgânica entre os políticos do interior e as praças públicas? Assim como o queijo e a goiabada promovem um sabor especial quando estão juntos, os políticos brasileiros adoram inaugurar praças. No dia da inauguração tem de tudo: fogos de artifício, banda municipal, piscina de bolas, pipoca de graça. Um dia muito especial para toda a comunidade que recebe “presente”.

A história de hoje é baseada numa observação feita pelo genial Stanislaw Ponte Preta sobre a relação entre os políticos e as praças públicas. Leiam o que o autor já tinha percebido há mais de 40 anos atrás:

Não há um prefeito cretino de cidade do interior que não sonhe com uma praça para inaugurar com o nome do Presidente da república. A Petapress, inclusive, já contou até a história daquele prefeito bronqueado com essas besteiras de estar mudando a toda hora o nome da praça principal da cidade, com as constantes oscilações democráticas, ora inaugurando placa nova com o nome de Praça Presidente Café Filho, para logo mudar para praça presidente Kubitschek, depois praça presidente Jânio Quadros, e em seguida praça presidente João Goulart, outra vez para praça presidente Castelo Branco. O homem, provando ser um bom administrador municipal, acabou com essa fofoca, inaugurando a placa definitiva com o nome da praça: “Praça presidente atual”

Partindo da observação de Ponte Preta, verificamos que ouve uma mutação na ação dos políticos em relação às praças públicas. A ata da Câmara dos Vereadores na sessão do dia 25 de novembro de 2009 nos traz as informações necessárias para observá-la:

O Vereador Pedro Paulo Magalhães Graça cumprimentou a todos. Leu um fax que recebeu hoje do Prefeito Vicente Guedes, sobre a Emenda 257 no valor de R$ 1 milhão e seiscentos mil reais, para a Praça da Juventude que será instalada em Parapeúna e que levará o nome da esposa do Senador Paulo Duque.

Parece que os nossos políticos resolveram mudar os homenageados com as praças públicas: ao invés de presidentes, eles resolveram homenagear suas esposas. Todos nós sabemos que não basta presentear uma mulher sem fazer um discurso. Nós, simples mortais, damos uma flor e falamos sobre como a pessoa, alvo de nosso amor, é especial. Com os nossos políticos, as coisas não são assim: nada de flores, mensagens, bombons. O negócio é usar dinheiro público para homenagear o amor de sua vida. Já pensaram como seria um diálogo entre um político e sua esposa ...

Político: Querida! Meu amor por ti não tem limites! Aceite esta “singela” homenagem para dar seu gracioso nome à praça.
Mulher mais feliz do mundo: Oh, meu querido! Nunca ninguém tinha colocado o meu nome numa praça pública. Estou tão emocionada. Em que lugar será construída?
Político “garanhão”: Será numa cidade chamada Valença.
Mulher abismada: Valença? Fica tão longe meu amor! Nunca estive lá.
Político realista: Nem eu, mas a oportunidade de inaugurar uma praça não se pode perder E nunca se pode perder a chance de homenagear a dona do meu coração!
Narrador bestializado: E viveram felizes para sempre!

13 comentários:

Anônimo disse...

meu querido, vc está equivocado! o impagável paulo duque, tem casa em Rio Preto há muito tempo! Posse lhe garantir que a mulher dele também conhece(ia)! Conte a história melhor e passe corretamente sua "tirada"

Tyler Durden disse...

Que bom...

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Ter casa em rio preto naõ significa que more ou mesmo, va lá.Olha o caso do nosso prefeito.Sera coincidencia. MAS, o senhor pedro graça podia pensar melhor e, fazer um esforço consertando as ruas de parapeúna.Assim quem sabe, ele voltando vender agua de coco tera mais fregueses, pois ,o acesso sera melhor.

Anônimo disse...

MEUS CAROS, ODEIO ESSE PAULO DUQUE, MAS O QUE MENOS IMPORTA É O NOME DA PRAÇA, DESDE QUE, A MESMA SEJA FEITA DE MANEIRA "LEGAL" E SEM DESVIOS! AGORA, FAZER REFERÊNCIA IDIOTA, FAZENDO SUPOR QUE O "ILUSTRE" SENADOR OU SUA ESPOSA NÃO CONHEÇA PARAPEÚNA.....ISSO NÃO DÁ! É NECESSÁRIO, ANTES DE PUBLICAR, SE INTERAR MELHOR SOBRE O ASSUNTO, PARA NÃO COMETER INJUSTIÇA COM QUALQUER PESSOA.......E DIGO MAIS, O NOBRE SENADOR, PARA QUEM NÃO SABE, AINDA DESTINOU UMA VERBA MUITO BOA PARA A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE RIO PRETO, PROCUREM SABER! ELE PODE TER MIL DEFEITOS, MAS ELE NÃO ESQUECEU O LUGAR QUE SEMPRE O ABRIGA E ONDE O MESMO TEM CASA HÁ MAIS DE 30 ANOS, OU SEJA, RIO PRETO/PARAPEUNA......ALEMENTEM-SE MELHOR DE INFORMAÇÃO ANTES DE VERBORRAR FATOS CONFUSOS E TENDESIOSOS.

ABRAÇOS CORDIAIS

Sanger/Regnas disse...

O ponto da questão é o senador utilizar o dinheiro público para fazer uma homenagem privada.
Quem decide o nome da praça?
Já se passou o tempo em que isso poderia ser feito sem deixar as pessoas bestializadas.

O anônimo de cima é bem bipolar: começa falando que odeia e depois fala que o senador é nobre....

Anônimo disse...

Sanger, não é questão de ser bipolar, é questão de saber oq se escreve! Eu sei que o cerne do seu post é a homenagem, mas sua "tirada" no final, foi muito mal colocada. Se a questão é a homenagem, porque fazer referência se ele ou ela conhece ou não o lugar? E voltando ao bipolar, eu não gosto dele mesmo, mas sei também reconhecer que ele, apesar de não ter sido "eleito" ou representar minas, ele não esqueceu o lugar obde o acolhe, nem o lugar vizinho ao mesmo (Parapeuna), por isso no final do post coloquei "nobre". Não pelas sua atitudes no congresso, as quais lemento muito, mas em verdade, por não esquecer de lugares como este que necessita de gente com boa "memória"! Por fim, lamento que vc também não aceite críticas! SINTO MUITO....."SABICHÃO"!

Sanger/Regnas disse...

Ao anônimo

Sou eu que estou moderando os comentários da postagem. Eu aceitei a sua crítica (tanto é que ela está publicada).

A questão fundamental é você não querer discutir a falta de distinção do senador em diferenciar a obra pública do seu interesse amoroso privado. Sendo assim, discutir se o senador sabe ou não sabe da existência de Parapeuna é outra história. E, na minha opinião, serve para mascarar o não entendimento do senador acerca das obras públicas.

Sobre o fato do senador ter uma atitude "nobre" eu discordo: como você sabe, o senador Paulo Duque é suplente do então senador Sergio Cabral representando o Estado do Rio de Janeiro.

Teremos eleições para o senado no ano de 2010. Você tem todo o direito de acreditar que o motivo que leva a possível construção da praça se deve ao fato do grande apreço do senador pela região. Diferentemente da minha opinião, onde a praça tem relação direta com os interesses eleitorais do senador.

Abraços

Anônimo disse...

Sanger, vc mais uma vez está equivocado! O "distinto" senador não tem interesse eleitoreiro, tanto o é, que o mesmo seuqre vai ser candidato a nada na próxima eleição. Outro fato é que ele não é suplente do sergio Cabral, e sim, suplente do suplente do Sergio Cabral! Uma coisa é interesse eleitoreiro (votos), outra é interesse, de forma genérica, e isto sim, garanto que ele tem! Mas, como disse, mas é melhor fazer e nós fiscalizarmos, do que não fazer nada. O problema na cabeças de vcs é esse, quando faz alguma coisa, tem interesse, quando não faz, é incompetente, safado, omisso e etc. ESSE É O PROBLEMA!

Anônimo disse...

ainda não vi neste blog um elogio sequer a qualquer político.....não acham que deveriam participar de forma efeiva tentando nos aconselhal sobre em quem "vcs", acham que nós, simples mortais, "teríamos que votar, ou seja, que vcs acham´que é p joio e quem accham que é o trigo?

ali[as, pelo que me le,bro, mesmo de forma velada, vcs fizeram campanha para o monocromático prefeito.....ou estou emganado?

acho que nãp....mas inda no que se refere ao prpblema de vcs, ratifico o mesmo, o problema é se os políticos fazem algo, é por causa do interesse, se mãp fazem, é icompetência, roubo e etc. AÇI´S, O "HOMEM" É MOVIDO A INTERESSES, ALGUNS ESPECÍFICOS, OUYTS MAIS GENÉRICOS, MAS SEMPRE COM ALGUM INTERESSE, O PRBLEMA É IDENTIFICAR, QUAL É QUAL, COISA MUITO DIFÍCIL......POR ISSO, APÓS A ANALISE DO CASO CONCRETO,E ALUZ DE INSTRUMENTOS LEGAIS, É QUE NÓS CIDADÃO/SOCIEDADE/POVO, DEVERÍMOS USAR AS FACULDADES LEGAIS QUE NOS POSSIBILITAM USAR O PODER DE POLÍCIA DOS !COMUNS!........SEEM CONTUDO, SUPOR, COMO ´PE SEMPRE FEITO POR AKI.

Decifrador de códigos disse...

Anônimo, da próxima vez escreva com calma, para que quem acompanha o blog possa entender o que escreveu.

Sanger/Regnas disse...

Respondendo ao anônimo:

"ainda não vi neste blog um elogio sequer a qualquer político...."
Tem elogios sim, procure no arquivo do blog

O blog do Valença em Questão não apoiou nenhum político para a prefeitura de Valença (nem de forma velada).

Eu também acho que deveríamos participar de forma mais efetiva. Contudo, não basta chegar e falar qual o político é o melhor. Não basta por dois motivos: aqui em Valença tal político não existe e nem é nossa função anunciar a boa nova.

O que podemos fazer é divulgar o trabalho de pessoas que possuem uma outra concepção do que seja a política.

Fazendo o jabá do meu blog:
http://sanger1983.blogspot.com/search/label/Renato%20Lessa

http://sanger1983.blogspot.com/search/label/Sergio%20Paulo%20Rouanet

http://sanger1983.blogspot.com/search/label/Marilena%20Chau%C3%AD

Anônimo disse...

KKKKKKKK. É PIADA MESMO.....O "EGOCENTRISMO"! DESSE SANGER (QUEM...?) MEU QUERIDO, SINTO MUITO, REALMENTE ESCREVI DE FORMA RÁPIDA, COM SONO E JÁ DEPOIS DE UM BROMAZEPAN! NÃO TEM COMO NEGAR, POR ISSO, VOU COPIAR E ESCREVER/CORRIGIR TAL TEXTO......"AMIGO", TRABALHO MUITO, GRAÇAS A DEUS!, MAS NEM POR ISSO DEIXO DE TECER COMENTÁRIOS PARA COMBATER INFÂMIAS E MENTIRAS "VELADAS". PERDOE-ME POR SER SINCERO E ACEITAR CRÍTICAS, COM CERTEZA, PARA VC, ISSO É UM DEFEITO! mAS QUEM DERA EU SER UM PROFISSIONAL COM SALÁRIO FIXO NO FIM DO MÊS.....FIZ MINHA OPÇÃO EM NÃO RECEBER ORDENS DE NINGUÉM.....SOU FELIZ ASSIM, MAS POR OUTRO LADO TENHO QUE "CORRER" PARA BANCAR MINHAS IDEOLÓGIAS E VONTADES, ÁS VEZES, EXDRUXULAS, MAS É O QUE ME SATISFAZ. AGRADEÇO A TODOS A COMPREEENSAÕ; ACORDEI HJ ÀS 6H, E JÁ PASSAM DAS 00;30 E AINDA ESTOU TRABALHANDO...OSSOS DO OFÍCIO.



MAS TENTE SER MAIS COERENTE E SE ALIMENTE MELHOR COM INFORMAÇÃO, ANTES DE VOSSIFERER MENTIRAS IDIOTAS E TENDENCIOSAS. REAFIRMANDO MINHA OPINIÃO....PARA VCS SE OS POLÍTICOS FAZEM É PQ TEM INTERESSE, SE NÃO FAZEM É POR INCOMPET~ENCIA E INTERESSES ILEGAIS....PORÉM, ESQUECE VC OU VCS QUE NA VEDADE NÓS,PERDOE-ME ZAN E FELIPE, "ENQUANTO" CIDADÃO, TEMOS MEIOS LEGAIS PARA FISCALIZAR TODAS, TODAS AS ILEGALIDADES....BASTA VC OU NÓS, FISCALIZA-MOS AS OBRAS/INTERESSES....!


OBRIGADO PELA ATENÇAO E DESCULPE PELO QUE VC CHAMOU DE ESCREVER COM PRESSA.....SENDO QUE ESTE NÃO FOI E NÃO É O CASO.

Sanger/Regnas disse...

Cada um que me aparece:

"MAS NEM POR ISSO DEIXO DE TECER COMENTÁRIOS PARA COMBATER INFÂMIAS E MENTIRAS "VELADAS"

Basta olhar a ata da reunião dos vereadores no dia citado.

"TRABALHO MUITO, GRAÇAS A DEUS!"

Você e 95% dos brasileiros. Parabéns campeão!

"FIZ MINHA OPÇÃO EM NÃO RECEBER ORDENS DE NINGUÉM.....SOU FELIZ ASSIM, MAS POR OUTRO LADO TENHO QUE "CORRER" PARA BANCAR MINHAS IDEOLÓGIAS E VONTADES, ÁS VEZES, EXDRUXULAS, MAS É O QUE ME SATISFAZ".

É bom saber que o blog serve para que as pessoas possam se satisfazer postando anonimamente. É a nossa "responsabilidade social": satisfazer cabos eleitorais

"REAFIRMANDO MINHA OPINIÃO....PARA VCS SE OS POLÍTICOS FAZEM É PQ TEM INTERESSE, SE NÃO FAZEM É POR INCOMPET~ENCIA E INTERESSES ILEGAIS....PORÉM, ESQUECE VC OU VCS QUE NA VEDADE NÓS,PERDOE-ME ZAN E FELIPE, "ENQUANTO" CIDADÃO, TEMOS MEIOS LEGAIS PARA FISCALIZAR TODAS, TODAS AS ILEGALIDADES....BASTA VC OU NÓS, FISCALIZA-MOS AS OBRAS/INTERESSES....!"

Equivocado está você meu caro anônimo. Promovi a dúvida acerca que o senador Paulo Duque não saber diferenciar aquilo que ele pode fazer do que aquilo que ele não pode com o dinhieiro público. Usei o Stanislaw para demonstrar que a prática política do senador tem longa data.

Os anônimos criticaram a minha postagem no sentido de não perceber que o senador Paulo Duque "ajuda" Parapeuna por ter desenvolvido um amor pela região.

Discordei alegando que nenhum senador consegue uma verba de mais de um milhão de reais num ano pré-eleitoral por ser apaixonado por uma comunidade. É ingenuidade acreditar nesta interpretação.

Respondendo (mais uma vez) o anônimo falou que o meu argumento é furado. O senador Paulo Duque não vai concorrer a re-eleição. Para quem não sabe, o PMDB, ao que tudo indica, lançará o nome de Jorge Picciani (Deus nos perdoe) ao senado. Como o senador Paulo Duque pertence ao mesmo partido, ficou difícil concorrer com o peso pesado da política estadual.