sexta-feira, 20 de julho de 2012

VQ // nº 42 // Editorial

Que Valença queremos?

As eleições estão aí, mas que programas teremos para nossa cidade que ultrapassem interesses eleitorais?

As campanhas eleitorais para as eleições municipais de outubro já estão nas ruas. Nesta edição, o VQ apresenta uma análise das candidaturas e suas parcerias/coligações, de autoria do professor Paulo Roberto Figueira Leal. O autor já começa perguntando: quem é aliado de quem mesmo? Pode até parecer cômica, mas essa pergunta dentro da política valenciana transparece bastante seriedade. O que temos visto ao longo de nossa história política são as mais variadas coligações, todas elas muito mais preocupadas em eleger determinados candidatos do que pensar em programas de governo para Valença.

A exceção hoje é a candidatura do Psol, encampada por Chico Lima. Esse é um dos motivos que faz boa parte dos integrantes e colaboradores do VQ simpatizarem com sua candidatura. Isso, no entanto, não significa que o VQ de agora a outubro fará campanha para o candidato em suas páginas. Continuaremos críticos a todas as candidaturas. Porque então expor essa simpatia? Simplesmente porque enxergamos em Chico Lima uma mudança necessária na política valenciana, que passaria a ser pautada pelos interesses da população e dos movimentos sociais. Também achamos importante citar essa preferência para deixar claro para o leitor de que lado estamos.

Além das eleições, o VQ levanta o debate de outro tema importante não só para Valença, mas para o país. O deputado Jean Wyllys escreveu, com exclusividade para o VQ, artigo que aponta caminhos concretos – inclusive com uma proposta de emenda constitucional – na perspectiva de retirar gays e lésbicas da condição de cidadãos de segunda categoria. Mais importante do que a criminalização da homofobia, diz o deputado, é respeitar as diferenças e a garantia de direitos iguais para todos, independente da orientação sexual. Esse é o caminho para uma sociedade mais justa.

O entrevistado desta edição é o poeta Carlos Brunno. Atualmente ministrando aulas de português em Teresópolis, é idealizador do Sarau Solidões Coletivas, que se apresenta nos lançamentos das edições do VQ. Essa semana, dia 21 de julho, o Sarau será realizado no Costelão, na Rua Getúlio Vargas, a partir das 17 horas. Estão todos, como sempre, convidados. Na entrevista, Carlos Brunno fala de poesia, claro, mas também da cultura e da arte em Valença.

Fechando nossa última página, o poeta Alexsandro Ramos solta o verbo na poesia “Apelo valenciano”, cumprimos o compromisso e apresentamos um site que “liberta” textos publicados nos grandes jornais brasileiros e André Dahmer completa a última página com os “Quadrinhos dos anos 10” e “Encontro anual dos donos do mundo”.

Há ainda que destacar a contribuição de Débora Vaz, que ilustra as páginas do artigo de Jean Wyllys, e o artista valenciano João Paulo Maia, autor das caricaturas que ilustram a capa desta edição.

Um comentário:

Anônimo disse...

não vi, ainda, o programa de gov do psol para valença.