quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Carta aberta à sociedade valenciana, à Prefeitura Municipal de Valença e à secretária municipal de Cultura e Turismo - Daniele Luzie Dantas Mazzêo

Valença, 10 de agosto de 2007

Prezados,

Recebemos com muita tristeza a notícia de que não serão possíveis o apoio e patrocínio da Prefeitura Municipal de Valença para a realização do II Festival Gastronômico de Valença, agendado para os dias 28, 29 e 30 de setembro de 2007 e organizado pela Rede Jovem Valenciana, Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia – Faz + Daluja – e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Em março deste ano, apresentamos à secretária municipal de Cultura e Turismo Daniele Dantas, o projeto deste Festival, que objetivava comemorar os 150 anos da cidade de Valença e reunir na Praça Visconde do Rio Preto (Jardim de Cima) os diversos agentes e fatores formadores de nosso povo e costumes, tendo na gastronomia o ponto focal e unificador dessas raízes e singularidades, uma vez que não conseguimos realizar em 2007 o nosso Festival de Inverno.

Enxergamos a necessidade de um olhar e ouvir diferenciados para as etnias e culturas que contribuíram para a constituição de nossa gente. Isto porque nosso presente apresenta-se como um grande navio sem a intenção de navegar em novos mares, com timoneiros sem os mínimos conhecimentos de navegação, com a nau extremamente sobrecarregada e coberta de furos por onde escoam nossas oportunidades e esperanças. Afundamos rapidamente.

Não sentimos pesar apenas pela questão financeira, mas sim pela falta de compromisso, organização e capacidade de nossa secretária municipal de Cultura e Turismo. Como podemos acreditar e trabalhar em parceria com este órgão se, na primeira reunião que fazemos pessoalmente com o Prefeito em 9 de agosto de 2007, ele nos informa que sua própria secretária não o havia comunicado sobre tal evento e - pasmem – que ela já tinha ultrapassado as cotas para o ano de 2007 em 200 mil reais?!

Em quê a Secretaria de Cultura e Turismo conseguiu gastar tanto dinheiro? Perguntando de outra maneira: como não pudemos notar nenhum melhoramento na política cultural e turística valenciana com uma verba tão significativa, já que ultrapassar um valor significa que já havia uma destinação previamente orçada?!

Para esclarecer a parte dos recursos financeiros: os custos do projeto do Festival Gastronômico não puderam ser aprovados pela PMV, pois a verba designada às comemorações do aniversário da cidade já estava compromissada com um “mega show”, provavelmente no Parque Municipal de Exposições. Então, por quê a senhora Daniele Dantas e o senhor Fabrício Vieira nos deram a garantia da realização do Festival Gastronômico no Jardim de Cima no mesmo período? Aliás, para qual cargo foi eleito e/ou nomeado o filho do prefeito?

Durante as últimas semanas ouvimos muitos boatos que nos deixaram um tanto quanto preocupados, mas principalmente indignados. O principal deles, que nos foi repassado diversas vezes, é que estávamos fazendo uma oposição muito forte ao governo Fábio Vieira e que isto impediria a realização de parcerias, como a do Festival Gastronômico. Como estamos nos acostumando a conviver com os boatos valencianos e não adotamos estes comentários como informação, preferimos continuar nosso trabalho e acreditar que os mesmos não representavam a verdade e a mentalidade de nossos dirigentes.

Porém, ficamos muito tristes em ouvir diretamente da Daniele Dantas a “sugestão” de retirar o nome da Rede Jovem Valenciana da organização do evento. Começamos a tirar nossas conclusões sobre as causas para isso, mas não desanimamos e continuamos a tocar o planejamento. Era o segundo aviso.

Sabíamos que portas seriam fechadas com nosso posicionamento em dar voz e militar juntamente a movimentos sociais como MST e SEPE. Porém, o que não admitimos e ficamos indignados é ouvir de membros do poder público que não seria possível liberar verbas para o Festival Gastronômico porque um de nossos membros estava em um tipo de “lista negra”. Isto é democracia?! Será que veremos um dia em Valença um cartaz escrito “Valença: ame-a ou deixe-a”, como vimos no país no período da ditadura militar?

A Rede Jovem Valenciana surgiu com o objetivo de colaborar na construção de um novo município, realizando parcerias com o poder público e instituições que apresentassem um posicionamento e atitudes éticas e comprometidas com o bem público.

Quando da posse do atual governo, torcemos para que não caísse na cultura coronelista de seus antecessores. Infelizmente a torcida não deu certo. Não queremos personificar a culpa apenas no senhor Fábio Vieira, mas também em todos os membros do poder público que não estão afins com os interesses de se construir um município melhor. Não acreditamos mais nas boas intenções! O que queremos são líderes e pessoas aptas tecnicamente a ocupar os órgãos do governo municipal.

Fazemos oposição à injustiça, à falta de capacidade técnica para cargos públicos, à prática paternalista de tratar Valença como curral eleitoral, ao nepotismo, à inexistência de políticas públicas e diálogos com a sociedade. E esta oposição é feita para com o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, em qualquer gestão que mantenha tais práticas.

Portanto, gostaríamos de acreditar que a não-realização do II Festival Gastronômico de Valença, nas proximidades do aniversário da cidade, seja “apenas” por irresponsabilidade e deficiência na capacidade de gestão política.

Um de nossos lemas é que “juntos somos fortes”. E será assim, em consonância com todos aqueles que iriam participar deste II Festival Gastronômico de Valença, que tentaremos realizar este evento em outra data, independentemente da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da sua ingerência administrativa.

Atenciosamente,
Rede Jovem Valenciana
redejovemvalenciana@yahoo.com.br

Nenhum comentário: