quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Carta explicativa sobre as considerações da secretária municipal de Cultura e Turismo - Daniele Luzie Dantas Mazzêo

Valença, 14 de agosto de 2007

Desde o início de 2007 vínhamos trabalhando na construção do II Festival de Gastronômico de Valença. Em março, apresentamos o projeto à Secretaria de Cultura e Turismo e, imediatamente, foi aprovado para ser realizado junto às comemorações do aniversario da cidade. Até aquele momento, não havia nenhuma outra proposta para a data, como nos informou Daniele Dantas. A partir de então, começamos a articular parcerias e a fazer os contatos para que o evento tivesse a qualidade merecida.

Como coordenadora do Festival e conhecedora da área de gastronomia, tive em todo o tempo a preocupação de ouvir e procurar atender às sugestões, tanto daqueles que estariam com seu trabalho representado no evento, como também da SECTUR e Faz+Daluja (FAA). Portanto, estávamos caminhando juntos. Nossa secretária de Cultura e Turismo era informada de tudo o que estava acontecendo e permitiu que continuássemos os trabalhos nos dando a entender que o evento aconteceria conforme o que era discutido e ratificado. Abandonamos a idéia de que o evento poderia não acontecer, ou pior, não ter a qualidade esperada.
Quanto ao orçamento, negociamos o que seria responsabilidade de cada um. Da nossa parte -Rede Jovem e Faz+Daluja - faltava apenas o preço de duas oficinas e o material para a ornamentação, que creio não serem impedimento para a realização do Festival.

A partir do momento que surgiu a dúvida, e conseqüente insegurança da não-realização do evento, nos achamos no direito e dever de buscar resposta, pois nós sim estávamos comprometidos com todos os envolvidos. Nosso projeto foi elaborado para que trouxesse benefícios para a comunidade e contasse com muito gosto a história dos 150 anos de Valença, criando oportunidades de geração de renda e integração entre diversos segmentos de nossa sociedade. Além disto, objetivamos também o fortalecimento turístico da cidade, através da consolidação deste Festival no calendário de eventos municipais.

Vejo com tristeza o fato de que, se valendo do cargo que ocupa, a secretária de Cultura e Turismo tenha se achado no direito de continuar na organização do II Festival Gastronômico para as festividades de aniversário da cidade. Peço desculpas a todos que comigo trabalhavam para tal realização. Mais do que nunca, nossos ideais continuam vivos, outros caminhos iremos percorrer, outros projetos nascerão, sempre alicerçados no nosso lema "juntos somos fortes". A luta apenas continua.

A todos que compartilham de nossas idéias e que trabalham firme para que elas se concretizem, fica a certeza de que estaremos realizando nosso II Festival Gastronômico em outra oportunidade.

Sem querer culpar alguém ou colocar palavras não ditas, apenas venho através desta carta relatar o acontecido, para que não acreditem haver falta de argumento para com a verdade.
A todos os envolvidos no projeto, ao povo valenciano e também aos contatos que temos fora de nossa cidade, agradecemos o apoio e a confiança depositados em nosso trabalho, pois nos fazem acreditar que vale a pena continuar.

Kátia Berkowicz
Coordenadora de Gastronomia da Rede Jovem Valenciana
katia.berkowicz@ gmail.com

Nenhum comentário: