quinta-feira, 2 de abril de 2009

SEPE NÃO TEM NADA A VER COM QUEDA DE SECRETÁRIO!

Circula na cidade que foi o SEPE e o Movimento da Educação que derrubaram o Secretário Municipal de Educação, professor Paulo Pereira. Isso não é verdadeiro. O SEPE não tem este poder e esta autoridade de se imiscuir nas questões administrativas da PMV. E em nenhum momento nas assembléias, houve qualquer referência a proposta de queda do ex-secretário e muito menos tocamos em qualquer tipo deste tema com pessoas do governo. Quer seja o prefeito Vicente Guedes ou a vice-prefeita Dilma Dantas.

O SEPE tem como objetivo defender os interesses dos profissionais da educação. O SEPE quer manter uma relação institucional e diálogo com o governo, tendo como principal objetivo o cumprimento da Carta Compromisso pela Educação, assinada e registrada em Cartório por Vicente Guedes.

Entendemos que crise educacional é de contexto geral, nacional e internacional. Neste momento, por exemplo, há uma greve de professores na Argentina, a mesma coisa na Costa Rica. Com a crise internacional, que afeta todos os setores da economia, os países em desenvolvimento como o Brasil tendem a pagar um alto preço, com desemprego na classe média e aumento da miséria.

Quem não estiver preparado com um sistema educacional robusto, tende a pagar ainda mais caro pela recessão mundial. E Valença não foge desta lógica. Se não vejamos: a Faculdade de Medicina passa por uma crise com risco de fechamento, caso não reabra o primeiro ano. A Fundação D.André (FAA) ao invés de apostar na contratação de professores com histórico e reputação acadêmica, opta pelo quanto mais barato melhor. A rede estadual de ensino vive uma crise endêmica de falta de professores, salas superlotadas, violência dentro e fora das escolas e os já conhecidos baixíssimos salários, os aposentados estão cada vez mais precarizados... A rede municipal precisa dar um salto de qualidade, remunerando melhor os profissionais, aparelhando com material didático e tecnológico às escolas e ter a coragem de instituir o horário em tempo integral, para os filhos e filhas da classe trabalhadora.

Valença, talvez pelo ócio, virou a cidade do boato e da fofoca! Cada dia uma estória e o povo, como se assistisse uma novela de TV, embarca nesta canoa do “disse-me-disse”. Nós do SEPE propusemos ao prefeito um Congresso Municipal de Educação, que possa envolver todos os atores da sociedade civil e poderes públicos. Por quê? Esse é um problema de toda a população. Não haverá mágica para salvar a educação e sim colocar o dedo na ferida e tratar da doença! Só interessa aqueles que querem se perpetuar no poder a base de compras de voto e clientelismo, uma população analfabeta e desinformada. Isso faz com que a cada dois anos, vergonhosamente se repita cenas, de miseráveis balançado bandeiras de candidatos, candidatos pagando contas de luz, gás etc. As pessoas que se elegem na maioria dos casos são completamente despreparadas e se elegem através do poder econômico.

Talvez tenham sido estes mesmos políticos que derrubaram o professor Paulo Pereira, para indicar para SME, algum ou alguma, cabo eleitoral ou apaniguado. Há quem diga que o coordenador de ensino do médio paraíba I, Sr “Gulô”, será o secretário indicado pelo deputado Nelson Gonçalves (PMDB/RJ). Se isso se confirmar, a minha previsão estará se cumprindo. Ao invés de política da educação é a política na educação!

Por fim, enquanto os setores autônomos não se mobilizarem, não colocar pessoas nas ruas e exigir uma educação melhor, uma saúde melhor, um serviço público melhor, tratamento de água e esgoto, esta continuará uma cidade doente, que vive de futricas, boatos, andando sempre para baixo, sem perspectiva de futuro. Quem paga o preço, com certeza serão os jovens e as crianças de Valença.

* Danilo Serafim é professor de sociologia da rede estadual, coordenador do SEPE/RJ e da executiva nacional da CONLUTAS.

8 comentários:

Anônimo disse...

Eta Samir....dentro de todas, como sempre!!!!!ESPERTO É VC! Não tem nada a ver? rsrsrs é piada, e das prontas mesmo. SASÁ 2012 pelo PSOL, não é mesmo? Assuma, só isso.
Espero que publiquem

Anônimo disse...

Sabemos disso afinal quem é o SEPE para derrubar algum secretário.
Acho que vocês do SEPE tem é alma de ARGENTINO.

ARNALDO CESAR GARCIA

Tyler Durden disse...

Obrigado, obrigado, por críticas tão construtivas, mas o autor do texto é o Danilo Serafim. Somos um COLETIVO.

Outra coisa: sou filiado a partido político desde 1998, nunca fui candidato a cargo nenhum, não achei necessário. Mas, se por um acaso, eu assim achar será um DIREITO CIVIL meu e não devo nada a ninguém, principalmente à quem não tem coragem de botar a cara e assumir seu cometário.

Boa Pascoa!

Tyler Durden disse...

Prezado "arnaldo"

Não é natureza do SEPE derrubar ninguem mesmo, não. E sim levantar os interesses dos profissionais de educação.

Qualquer duvida, pergunte aos educadores do município a quem eles recorreram quando a situação ficou insuportavel em realçao aos direitos e salários atrasados.

Uma dica: não foi o sindicato de servidores da PMV.

Boa Pascoa.

Jacques Silva disse...

Eu não acho q o Sepe tenha derrubado o Secretario. A greve com certeza contribuiu e foi a gota d'água com certeza. Mas eu tive a oportunidade de conhecer o professor Paulo um pouco antes de assumir a pasta de secretário e ele tava perdidinho, não sabia nem por onde começar. E ele não em demonstrou nenhuma segurança e confiabilidade em sua capacidade de gerenciar. Com isso, ele acabou metendo os pés pelas mãos e por falta de prática e conhecimento administrativo ele acabou não dando certo como secretario. Como professor sua capacidade é indiscutível, e com certeza ele tinha muitas idéias interessantes para ser implementado, mas a realidade de execução de qualquer coisa dentro do serviço público é totalmente diferente e acima de tudo muito burocrático e moroso demais. Espero que o substituto entenda de educação, mas acima de tudo asministração públio, pois assim ele sairá na frente para fazer um trabalho de qualidade.

Anônimo disse...

Foi culpa do SEPE sim. Todo mundo sabe. Vocês estão articulando para que o Professor Alexandre assuma a secretaria. Só que vcs vão se dar mal. O novo secretário já tá escolhido. E não é ele. Ha ha ha ha ha.

Ass: Ana Maria Servos (Pra quem não sabe, os servos eram oprimidos pelos pelos Reis)

Rodrigo - eterno instituto disse...

Professor Alexandre na secretaria, até que seria uma boa idéia.

Ana Maria disse...

Ahhhh,que que wuilson, deixa dilson, para com wuilson!?!??!?!?