sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Saiu no O DIA...

Novo resultado nas eleições de Valença


TSE dá vitória a Álvaro Cabral, que estava com a candidatura a prefeito barrada

POR Ana Beatriz Marin

Rio - Valença tem novo prefeito eleito. Na terça-feira, decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) validou a candidatura de Álvaro Cabral da Silva (PRB), primeiro colocado na eleição do dia 7. Ela havia sido barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e, por isso, os votos do candidato não haviam sido computados.

Cabral foi o mais votado, com 12.445 votos, mas venceu com diferença de apenas 28 votos o segundo colocado, Luiz Fernando Furtado da Graça, o Fernandinho Graça (PP), que obteve 12.417.

Cabral teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) quando era prefeito, em 1996. Mas, em decisão individual, a ministra-relatora Nancy Andrighi afirmou que a Câmara Municipal de Valença já havia aprovado estas contas, e que este é o único órgão com competência para fazê-lo.

“A Justiça se fez. A decisão do TRE foi tomada sob pressão política porque não havia problema algum. Infelizmente, o que vale na política não é o fato, mas a versão que se cria dele. Prejudicaram minha campanha”, disse Cabral.

Fernandinho Graça afirma que o PP entrará com recurso contra o resultado. “É claro que o partido tem interesse em continuar lutando. Nunca imaginei que a decisão do TSE seria contrária à do TRE. Valença sai muito prejudicada com tudo isto”, disse.

‘A população está ansiosa’

Se o adversário de Álvaro Cabral entrar com recurso, o caso será levado ao plenário. Mas o novo prefeito eleito afirma que não está preocupado com uma possível nova decisão do tribunal e conta que já está pensando na formação de seu governo.

“É disso que tenho que cuidar agora. A cidade tem muitos problemas, e a população está ansiosa por uma mudança”, afirmou Cabral.

Fernandinho Graça também se mantém tranquilo e diz que, caso não possa governar Valença, já começará a pensar na próxima eleição. “Não tenho por que desistir. Vou pensar em daqui a 4 anos”, disse.

Site do jornal O DIA

Nenhum comentário: