terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Sobre a intolerância ao erro

Concordo que o BBB não tem nada a acrescentar, que o Pedro Bial vem passando por situações bastante comprometedoras desde que se meteu a apresentar o programa, que como apresentador de televisão tem obrigação de cuidar do que diz, que é uma lástima que a televisão brasileira seja tão ruim, quando talvez seria ela o meio de grande alcance e acesso à cultura, arte, educação (porque não) e entretenimento (inclusive) para grande parte do povo brasileiro e que não deveria se dar ao luxo de exibir, em horário nobre ainda por cima, um programa tão inútil quanto este.

Não que a televisão deva assumir a responsabilidade institucional de educar, mas não suporto (e aqui estou sendo intolerante) que se apresente de forma exclusivamente comercial, levando em conta apenas o ibope e interesses econômicos descartando qualquer função social. O público que infelizmente não recebeu a oportunidade de desenvolver uma consciência crítica, ou que incorpora valores, opiniões e comportamentos sem fazer qualquer juízo de valor por uma questão cultural, ou de postura, passa apenas a reproduzir o que vê sem qualquer questionamento. É uma questão de educação e de cultura, embora eu ache que mais de educação do que de cultura.

Mas o que percebo, além da discussão sobre a qualidade da televisão brasileira e da postura do público, é que há uma intolerância em relação à ignorância alheia, ao erro do outro. Digo isso partindo do meu exemplo e do que tenho percebido a minha volta. Uma intolerância que vem do preconceito em achar que o saber formal, acadêmico, e porque não dizer elitizado, está acima de outros saberes. O saber popular, o saber do cai e levanta do dia-a-dia, o da conversa na mesa de bar, o da troca entre colegas de trabalho, o da relação com pessoas de culturas e origens diferentes deveria ser tão valorizado quanto o primeiro.

Neste contexto de valorização prioritariamente ao saber formal é que intolerância à "ignorância" alheia se instala. E não saber quem é um deus da mitologia grega, ou romana, passa a ser um problema seríssimo. Não se trata de achar que Bial possa dizer o que bem pensa na televisão, nem que as pessoas devam se conformar em não conhecer mitologia ou qualquer outra coisa, mas há que se trabalhar a tolerância ao erro, ao diferente, ao que sabe as coisas do mundo apenas, ao que sabe outras coisas, ao que discorda.

Que ao invés de indignação, haja a discussão saudável e que se possa, no final das contas, aprender alguma coisa com isso.

6 comentários:

Rodrigo Bodão disse...

Letícia, minha querida, a carapuça me serviu... em termos...

não escrevi a minha crônica sacana sobre o tal erro mitológico do Bial a fim de desprezar o saber popular, a fim de exaltar a intolerância ou algo parecido. Escrevi com o intuito de sacanear o tal repórter que posa de poeta intelectual e ilustrado na cena cultural carioca, especialmente em saraus de poesia, e em particular o da Letras e Expressões... O cara é besta, minha querida.

Não tenho ódio ao BBB, nem tb me afetaria de tal modo pela minha ironia e brincadeira sacana. Acho um programa bobo, fútil, mas tenho tempo para futilidades e bobeiras, tempo inclusive para assistir a vida alheia. Não nego, nem tenho problemas em afirmar que nos momentos mais quentes e belicosos, eu gosto de ver e fofocar sobre os bbb's... ainda mais quando temos gostosas seminuas, homens a um passo da agressão física e intrigas flagradas por câmeras indiscretas.

Mas, ou melhor, por isso mesmo é que esse BBB 8 está um saco!!!!

Sou psicólogo e não suporto esse tom de 'eu sei das coisas' daquele psiquiatra de araque... Muito menos suporto a arrogância do Pedro Bial, se achando.

E quem se expõe, seja num blog ou no bbb, dá a cara a tapa... a crítica virá, queira ou não.

E tem mais: ainda que eu valorize o saber popular, quem é popular aí???? Bial é popular???? O barbudo psiquiatra é exemplo de saber popular???? As gostosas siliconadas são de origem popular???? O Alemão era de origem popular???? Vc é popular????

Bom, vc, ao que parece escreve bem e conhece algum saber acadêmico...

Realmente não entendo porque vc se sente tão afetada por uma brincadeira e ironia com pessoas que, a princípio, não dão a mínima pra vc...

Um beijo dionisíaco pra vc!!!!!

Letícia disse...

Caro Rodrigo,

Embora tenha servido, minha intensão não era vestir a carapuça em você.
Quando li seu texto neste blog achei realmente muito bom (leitura flui, é engraçado), e concordei com você (principalmente na parte em que obedeceu sua mulher e voltou para casa, homens devem sempre escutar as mulheres).
Até poderia postar um comentário dizendo: "caralho, o Bial é uma anta mesmo, essas colegas de trabalho do Bodão são umas idiotas que deveriam saber que Dionísio não é a tradução romana para Apolo, e puta que o pariu televisão é uma merda".
Mas pensei: faço isso o tempo todo, assisto televisão e critico quase tudo que vejo, quando não sinto raiva, sacaneio os outros pra caramba. Será que não estou sendo arrogante? Será que quando eu erro,e acontece pacaramba, as pessoas não pensam: Essa Letícia é uma anta!?
Talvez não esteja afetada com quem não dá a mínima para mim, vc sendo psicólogo pode dizer melhor que que eu, talvez esteja só preocupada comigo mesma.

Letícia disse...

Ah, beijos dionisíacos para você também!
E de maneira alguma a brincadeira e o deboche acabaram, só quis pontuar o outro lado.

Anônimo disse...

Eu Tive Um Sonho. Diante da minha nova TV de 500 canais, me deparei com um estranho episódio d´Os Simpsons.

A Floresta Amazônica havia se transformado em um imenso deserto americano. Conheci a doce e ingênua Solange, trabalhando por lá, nos milhares de postos da Texaco. Ela vendia doces, com o sorriso largo, dizendo: “bem vindo ao deserto mlkl”!

Convidei-a pra um café...

Anônimo disse...

Muito obrigado pelo texto Letícia. Fico feliz de ver que ainda tem pessoas sabias e inteligentes no blog.

Apesar de não ser um fã do programa, quando fiz um comentário sobre o outro texto era exatamente isso que eu estava pensando e você conseguiu colocar isso no seu texto.

Se o cara detesta o Pedro Bial então porque não troca de canal ou vai fazer outra coisa?

Pensei em tentar explicar isso, mas o autor do texto respondeu de uma maneira tão ignorante que achei que não valia a pena perder tempo com ele.

Eu também não sou fã do programa, mas não consegui entender tamanha a raiva do cara e a vontade de criticar o Pedro bial por um simples erro (parece ate inveja do cara).

Quem conhece como se faz televisão ao vivo sabe que isso pode acontecer mesmo. O cara ta falando ao vivo e para milhões de pessoas, por isso sujeito a essas trocas de nomes e erros. Mas o cara (autor do outro texto) parece que fica vendo o bbb só para ficar procurando um minimo erro do apresentador para logo critica-lo.


Sobre a discussão da qualidade do programa, não sou tão radical contra ele. Eu vejo ele apenas como um “programa de televisão” e ponto.

Saudações fraternas e mais uma vez obrigado pelo belo texto.


"QUE AO INVÉS DE INDIGNAÇÃO, HAJA A DISCUSSÃO SAUDÁVEL E QUE SE POSSA, NO FINAL DAS CONTAS, APRENDER ALGUMA COISA COM ISSO”

Rodrigo Bodão disse...

Caro anônimo... respondo novamente seu comentário, apesar de minha mãe sempre ter me orientado a não falar com estranhos...

Pra começar: EU NÃO ODEIO O BIAL NEM O BBB!!!! Na verdade, pensando bem, odiar, odiar, eu odeio poucas pessoas e coisas nesse mundo... E tb não odeio vc, caro anônimo, apesar das recentes cutucadas e farpas.

Concordo com vc quando traz o texto da Letícia como exemplo de discussão saudável... realmente, ela traz argumentos, opina, divaga, se opõe, comenta, responde. Ao contrário de textos que mandam eu trocar de canal, fazer isso, mudar aquilo, calar a boca.

NÃO CALO!!!! E toda vez que alguém vier me mandar calar a boca, vociferarei em negrito!!!!

Acho engraçado isso... vc se ofende com não sei o que, me dá um bocado de ordens, e se eu sou bruto e dou o troco, sou ignorante. E vc cara pálida!!!

Por Zeus!!!! (rsrsrs), acho até engraçado todo esse auê por conta de um programa de televisão. Se ainda fosse por um assunto sério como o postado acima pelo Capilo...

Mas não...

Aliás, nessa crônica sacana existem muitos elementos a ser ressaltados que renderiam mais assunto e aprendizado do que a defesa afetada do apresentador...

Bom...

Se não gostou do meu tom sacana, se acha realmente que eles são deuses mitológicos e não devem ser importunados nem criticados, lamento: eu falo o que eu quiser, leio os comentários e procuro responder a altura... como fiz contigo antes, fiz com a Letícia e faço contigo agora...

E estou às ordens para mais respostas e comentários, discussões saudáveis ou ignorantes... Fique à vontade...

Olha, pensando bem, vcs me deram uma boa idéia para o carnaval: como Bodão, animal associado a Dionísio/Baco, eu poderia ir fantasiado de deus GREGO/ROMANO e ficar sacaneando o Bial na avenida... que tal?? Dá até pra fazer uma enquete!!! Só não vai dar pra confundir com Apolo porque minha barriga está avantajada...

Aliás, trocaria ainda o vinho por cerveja... numa versão tupiniquim do fauno...

Tb não seria de bom tom querer organizar uma bacanal pq minha mulher vai estar presente... Mas acho que renderia boas risadas...

Por falar nisso, infelizmente,uma nota triste: o Bola Preta foi despejado hoje de sua sede no centro do Rio... Uma lástima...

Bom, beijos dionisíacos a todos, com nome, sem nome, indignados, saudáveis, afetados e mitológicos!!!!

EVOÉ!!!