quarta-feira, 4 de junho de 2008

Estelionato Eleitoral

Este é o texto na íntegra, que foi cortado e só utilizado uma frase, fora do contexto. A frase usada e o panfleto político ainda não tenho, mas em breve coloco aqui também.

O processo eleitoral em Valença mal começou e já se pode afirmar que uma parcela do eleitorado valenciano não está recebendo as devidas informações sobre o que realmente significam algumas candidaturas: ou seja, o eleitor pode estar comprando gato por lebre. Aquela velha máxima de Marx ainda é muito atual: a história sempre se repete ou como farsa ou como tragédia.

Em 2000, na eleição de Luiz Antônio, o ex-governador Antony Garotinho veio a Valença, discursou e prometeu a construção de mil casas populares, emprego e indústria para a cidade etc. O candidato à prefeitura prometeu dobrar os salários dos professores, prometeu orçamento participativo, prometeu melhorar o atendimento público etc. Nada disso aconteceu.

Agora a história se repete, com outro personagem. Vicente Guedes, prefeito de Rio das Flores, vem apoiado pelo governador Sérgio Cabral e pelo conselheiro do Tribunal de Contas José Graciosa. Apresenta-se como salvador da pátria - do mesmo modo que Luiz Antônio em 2000 e Fernando Graça em 2004. Mais uma vez Valença pode ser vítima de um estelionato eleitoral.

AS MENTIRAS DE CABRAL E A REALIDADE DE RIO DAS FLORES

O governador Sérgio Cabral em 2006, no auge da campanha no segundo turno contra a juíza Denise Frossard, enviou para casa de mais de CEM MIL professores e funcionários da educação estadual uma carta comprometendo-se com as reivindicações dos educadores (incorporar as gratificações do Programa Nova Escola, eleição para diretores de escolas, inclusão dos docentes I e II de 40 horas no Plano de Cargos e Salários, fim das terceirizações etc.). Prometeu e não cumpriu! O mesmo Sérgio Cabral em discurso em Rio das Flores, disse em alto e bom som que Valença precisa de uma figura como a de Vicente Guedes.

Segundo seus apoiadores, é que o prefeito revolucionou aquele município. Será que o eleitor valenciano sabe que somente 25% da água desta cidade é tratada? Será que a população de Valença sabe que quem fica doente naquela cidade tem que ser tratado em Valença? Será que o cidadão valenciano sabe que lá existe UM FUNCIONÁRIO PÚBLICO PARA UMA MÉDIA DE QUATORZE HABITANTES?

O LEGADO DOS EX-PREFEITOS

Nesta eleição estão na disputa pelo menos quatro ex-prefeitos/prefeitos. Álvaro Cabral, que foi apoiado à época por Luiz Antonio, teve dois momentos que não devem ser esquecidos: primeiro colocou o funcionalismo para receber em praça pública (mesmo discurso de Fernando Collor) e terminou seu mandato deixando a cidade com lixo acumulado por três meses e o funcionalismo e os fornecedores também por três meses sem receber....

O outro candidato é o atual prefeito Fábio Vieira, que poderia reunir melhores condições. Mas também não consegue, em função de equívocos irreparáveis, como por exemplo a privatização da água. No lugar de corrigir a situação herdada do governo anterior, o atual prefeito manteve o processo dando a concessão para outro empresário. Ou seja, nada mudou. Cercado, em muitos momentos de seu governo, pelos mesmos de sempre, Fábio não representou a ruptura que alguns esperavam.

É por isso que o eleitor deve ficar atento às promessas mirabolantes e aos esquemas das elites políticas da cidade. A solução pra Valença não passará por nenhuma proposta mirabolante ou salvadora. Todo o programa terá que ser elaborado com os setores da sociedade civil organizada. Valença não precisa de salvadores e sim de um projeto que tenha como prioridade o povo pobre de nossa cidade!

12 comentários:

Anônimo disse...

texto na integra de onde? (do orkut não deve ser, pq o link que eu abri não apareceu esse texto).

Com relação a saúde em rio das flores, muita gente fala "que a população de rio das flores que fica doente vem ser tratado em Valença?". Sim isso é verdade!

Mas não vejo ninguem falando que para cada morador de rio das flores que é atendido nos hospitais em Valença, o municipio de rio das flores repassa uma quantia em dinheiro para o municipio de valença. E pelo que vi esta em dia todo esse repasse.

Anônimo disse...

o link é para o fórum onde o texto foi publicado. é só procurar que dá pra encontrar.
abraços

Anônimo disse...

eu abri o link...so que esse texto que esta aqui nao esta la no orkut. sao dois diferentes!

Tyler Durden disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tyler Durden disse...

O texto que o Gazeta do Sul reproduziu é o fragmento do início da conversa; o que o Vitor publicou aqui no blogue é a MINHA OPINIÃO COMPLETA SOBRE O ASSUNTO, que pode ser lido ao descermos ao final da tela do línque da matéria.

Não sou CONTRA A PESSOA do Vicente (e nem contra a pessoa DE ninguém, graças a deus!) o que eu discordo são Dos MÉTODOS POLÍTICOS - não só dele, mais também dos outros.

Notadamentes aqueles apoiados ou apoiadores de SÉRGIO CABRAL FILHO, governador do nosso estado, filiado ao mesmo partido de Álvaro Lins e presidido por Garotinho. Só isso.

Anônimo disse...

ninguem falou q vc é contra a pessoa de niguem!

Vitor Castro disse...

num falou, mas, fora de contexto, complica a interpretação.

Tyler Durden disse...

num falou, mas, fora de contexto, complica a interpretação. [2]

Anônimo disse...

Examente por isso não entendi esse texto aqui "fora de contexto". ja que no orkut esta diferente.

Anônimo disse...

KADU DE SOUZA
PENSE NISTO!!!!!!!!!!!!
ESTA NA HORA DO ELEITOR COMEÇAR A TIRAR O LADO EMOCIONAL DE TORCEDOR E COMEÇAR A FAZER COMPARAÇÕES:
DEIXO AS DICAS:
1) QUANTAS FABRICAS CADA UM DESTES QUE VÃO DISPUTAR A PREFITO CONSEGUIRAM TRAZER PARA VALENÇA?
2) QUANTOS EMPREGOS FORAM GERADOS POR CADA UM DELES?
3) COMO FOI OU É A GESTAÇÃO DE CADA UM NA ÁREA DA SAÚDE, EDUCAÇÃO E CULTURA E ETC....?

E LEMBRE-SE!!!! NUNCA TROQUE SEU VOTO POR CESTAS BÁSICAS, OU EM TROCA DE INGRESSOS PARA SHOWS ETC....

SE VC LER O QUE ESCREVI E FIZEREM UM ANALIZE VÃO PODER INICIALMNETE A COMEÇAR A DISCUTIR O QUE SERÁ BOM PARA SUA CIDADE.

ELEITOR CONSCIENTE JÁ !!!!!!!!

Anônimo disse...

Ninguem ganha eleição pelas coisas que ja fizeram não.
A verdade é que o povo de Valença, não sabe votar, e escolher oque é melhor para ela.
Reparem nos comicios, a situação caotica, que nos apresenta.
Candidatos descarados, que debocham da população, com promessas ultrapassadas, ao alto de uma ignorancia amparada pela propria sociedade.
Adultos astiando bandeiras junto as crianças, comemorando e explanando sua incapacidade moral, e sua imaturidade na hora de importante decisão.
Candidatos ' esnobando ', debates, outros envolvidos em escandalos, como o candidato Vicente e o candidato Fabio.
Valença precissa de um prefeito que conheça a saude, e que de melhores condições para o desenvolvimento da educação, Cultura. E não que tentem comprar votos com promessas de emprego.
Precissas entrar em uma nova era, onde a nossa propria sociedade, deixe de ver os problemas como barreiras, e passe a enfrentalos sem medo.

Anônimo disse...

Tudo oq nós queremos é que deixem de lado essa disputa particular e pensem no futuro de Valença!!!Uma cidade bela e pacata com um povo trabalhador e que merece o melhor...Se nosso futuro governante quiser fara um bom governo basta querer...