sábado, 27 de março de 2010

'Vicente, Medoro, Graciosa, Valva... 'Espero todos reunidos não no TCE, mas em Bangu'

O desejo acima é da deputada Cidinha Campos, que no dia 4 de março, em seu discurso na Assembleia Legislativa do Rio, deu um "esculacho", como disse Gustavo Abruzzinni na última edição do Jornal Local na seção Parangolés.

Abaixo a reprodução do discurso da deputada, disponibilizado no Diário Oficial do dia 5 de março de 2010, mais exatamente na página 3, pra quem quiser visualizar o arquivo digital.

"(...) eu venho à Tribuna para comentar que, hoje, quando fui escrever em minha página no meu site, me lembrei do Chacrinha quando ele dizia: “eles merecem! Eles merecem!”. Então, escrevi um artigo com esse nome: “Eles merecem”.


"Ontem, a Justiça “fez um rapa” em corruptos que são políticos. O ex-Prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Paulo Portugal, foi condenado a quatro anos de reclusão por participar de um esquema de desvio de dinheiro público entre os anos 90 e 93. Eu ainda não li a denúncia do Ministério Público, nem a sentença. Mas sei que ele merece. Portugal era Deputado Federal, do meu partido, quando me elegi pela primeira vez. E eu o denunciei por fraudes, mesmo sendo do meu partido. Eu o denunciei por fraudar AIHs - Autorização de Internação Hospitalar. Ele era dono do Hospital Itaperuna e nós fizemos - a Chiquita me ajudou muito nesse trabalho - o levantamento de todas as AIHs de vários hospitais: Nova Iguaçu; Itaperuna; Bom Jesus do Itabapoana; Campos; vários, e ele fraudava as AIHs. Depois ele esteve envolvido na CPI do orçamento. Mas ele era o tipo “171”, e como tal, muito simpático. Então, ele fazia amigos. Na CPI do orçamento ele conseguiu se livrar. Junto a CPI do Orçamento eu conduzia a CPI da Previdência, e na apreensão de documentos no escritório de César de La Cruz Mendoza Arrieta, ele aparecia como inegavelmente envolvido  com o maior fraudador da Previdência. O Arrieta pagava passagem para ele; tinha pedidos para o Arrieta. Um inferno de documentos que conseguimos levantar.


"Mas eu não sei se a denúncia de agora, que o leva à cadeia é minha. Pode não ser. Ele fez tantas que pode ter ido para a cadeia por outra razão. Mas que eu fiz o possível para que ele conseguisse esse “prêmio”, eu garanto a vocês que fiz. Por quê? Como dizia o Chacrinha, ele merece. 


"Outro que foi alcançado, ontem pela Justiça, foi o Prefeito de Valença, Vicente de Paula de Souza Guedes. Ele foi cassado pelo TSE. A CPI do TCE que eu presido, que V.Exa. relata e que o Deputado Caetano Amado integra, recebeu muitas denúncias contra ele. Afinal, ninguém chega a ser Prefeito de Valença sem ser peixinho, amigo ou cúmplice do Sr. Graciosa. Porque, embora proibido por lei, depois de escolhido para integrar o Tribunal de Contas; ele é proibido por lei de fazer política, e ele não faz outra coisa. José Gomes Graciosa faz política o tempo inteiro e carregou pela mão esse seu amigo, o levou para Rio das Flores, para Valença e fez dele o elo com toda a bandidagem


"Então, esse homem era o elo com a família Valva, que nós tão bem conhecemos; a família Valva, que sozinha fatura mais de 50mil reais por mês no Tribunal de Contas - a mulher ganhando 22mil, o filho ganhando 22mil, o marido ganhando 22mil. Ele, junto com os Valva, era muito importante na relação. Por exemplo, ele era irmão do padre que sempre menciono na CPI, o Padre Medoro, de Valença. É o seguinte: José Gomes Graciosa reformou todas as igrejas, todos os templos da região com dinheiro público. E o Padre Medoro, irmão de Vicente -agora cassado - tentava passar para o Graciosa a confiança dos fiéis. Não sei se ele conseguiu a confiança dos fiéis, mas pelo menos uma pessoa era fiel ao José Gomes Graciosa: esse, agora cassado, Vicente Guedes - esse era fiel. 


"Quando o Vicente não estava prefeito - porque foi prefeito de tudo quanto é lado -, ele estava no gabinete do Deputado Délio Leal, que era - era não, é - uma espécie de sucursal do Tribunal de Contas do Estado. Lá está a mulher do Conselheiro Graciosa; esteve um sobrinho, uma sobrinha, o sogro do Graciosa e a tia da mulher dele - tudo aqui na Alerj. O Délio Leal mandava gente para o Tribunal de Contas e trazia gente de lá para seu gabinete, como foi o caso do Vicente Guedes, que ele trouxe lá de Valença


"Sabe o que espero? Que uma hora dessas todos eles, amigos, estejam reunidos, unidos para sempre, não no Tribunal de Contas, mas em Bangu - o número não importa."

3 comentários:

Anônimo disse...

Ela esqueceu do Picciani, engraçado não ? Não deve ter sido por mal né pessoal?

Itamar disse...

Sou um Valva, existem muitos Valva no Brasil e no Mundo e acho que a Cidinha Campos está generalizando quando fala Família Valva.
Itamar Valva

Anônimo disse...

Depois desse escandalo aí poderiam indicar mais um para bangu né? aquele rapaz da lei.....bom,a cpi nao provo nada maaas as farsas da lei estão aí......HAHAHA VALENÇA É UMA BAGUNÇA MEEESMO