quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Artigo publicado no Jornal Local, 4/08/11

Money (dinheiro)

Conversando com um taxista, ele virou-se para mim e foi taxativo: - Valença chegou ao fundo do poço, não tem lugar pior na região; doenças, desemprego, buraco, escuridão e boca de fumo são as regras por aqui. E eu, como sempre otimista, logo intervi: - Que nada! Se cavar com força, a gente afunda mais um pouquinho.

Outro dia uma revista jornalística de alcance nacional falou de Valença. Falou mal, infelizmente. Que vergonha para uma cidade e um povo como este. A galera anda com Saudades...  A VEJA cavou nossa fossa e levantou aquilo que já virou piada na internet: Valença é a terra das “fábricas que não fabricam”. Quem fabrica é a fábrica de Barra do Piraí, do mesmo dono, e que recebeu 172 milhões de reais do dinheiro público. Fora os dois terrenos doados pelo nosso prefeito e pelos vereadores.

Diz a providencial filosofia popular que de boas intenções o inferno está cheio. Quem vive a realpolítik sabe que devemos desconfiar dos discursos que não vêm casados com ações e atitudes coerentes. O governador Sérgio Cabral nunca trabalhou, sempre enganou, mas, como tem muita gente que acha ele fofinho, pois ele cuida de velhinho, bonitinho e moderninho (assim como acharam o Collor, o Aécio, e outros), a coisa ficou ruim para nós.

Numa briga de foice entre Cabral e Garotinho no panteão da desgraça, eu até acho que o segundo tem mais legitimidade que o primeiro. Messiânico e falastrão, o marido da Rosinha passa a mão na cabeça de um imenso e sofrido Rio de Janeiro que pede perdão a Deus por ser tão miserável. Já Cabral é a cara de uma elite deslumbrada, espetaculosa e perdulária que o carioca tanto gosta. Estamos pagando por nossa omissão enquanto povo, não estamos sabendo lidar com as liberdades deixadas por quem morreu nas ditaduras. Enquanto isso, a imprensa tenta nos convencer que o Coronel Hugo Chavez é o nosso bicho papão...  Bicho papão é a Dilma, sentada com Monsanto, Sarney, Gerdau, CBF, Eike Batista negociando nosso país “pros gringos visitar” na Copa.

Ser um povo e uma pátria livre não é fácil, é preciso forjar uma consciência de que somos classes subordinadas e subjugadas pela lógica do vil metal. Falta um ano para as eleições municipais. Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro ao mesmo tempo.

24 comentários:

Anônimo disse...

Ah????? Não entendi bulufas do texto! Alguém pode traduzi-lo??? Please!?

PALAVRAS DE SABEDORIA disse...

Saudades da minha Valença q os horarios eram mais ou menos regidos pelo apito das fábricas-q fabricavam-,do vai e vem das bicicletas dos seus milhares de operários,da Estrada de Ferro,das escolas de excelente qualidade,dos lindos jardins,do casario colonial q foi posto abaixo sem dó nem piedade etc...isso se foi.Quem viveu,viveu.Só resta a saudade.
Obs>os CORREIA DA SILVA já tinham aportado por aqui,continuam aqui, conheceram tudo isto e nada fizeram.E ainda tem Gente q ousa defende-los.Com certeza não amam minha terra,nem daqui são,só tiram proveito dela,são aventureiros,turistas q aqui chegam para SUGAR,e nada mais.

Anônimo disse...

SUGAR = RUSGA

COMO NÃO ENTENDEU? MAIS LÚCIDO, IMPOSSÍVEL. SAUDAÇÕES, SAMIR. UMA OBRA PRIMA.

Anônimo disse...

Verdade verdadeira e verdadeiramente doído.

Celacanto provoca maremoto disse...

Falou tudo!!!!A dinastia CORREIA DA SILVA já dura uns 40 anos.E Valença só andou prá trás.Mas eles,tão lá na frente ,cheio$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Anônimo disse...

Texto sem concatenação de idéias mas q Valença entrou no buraco,lá isso é verdade.

Anônimo disse...

Pô, não entendeu??? Mais direto impossível!! Só não entende quem não quer. Se bem q agora eles criaram uma nova classe em Valença: os q não podem. Não podem falar mal, não podem achar ruim, não podem protestar, não podem ver, não podem ouvir. São os comprados por agrados de políticos como emepregos, cargos comissionados, contratos e etc... E não são poucos! Só contratados são 2000!!! Preste atenção DOIS MIL CONTRATADOS!!!
E esses são os boca-calada. Tem em tudo que é lugar! Tem na prefeitura, tem na camara, tem na assembléia, tem no tce...

Eita, fica quieto... Sua boca ta calada!!!???

Anônimo disse...

É triste meus amigos, nós que fomos obrigados a sair da cidade, por falta de empregos, e tentar a sorte na capital, somos vítimas de piadinhas dos amigos de trabalho sobre Valença....e o que responder? nada, pois estão certo, uma cidade que outrora tinha o apelido de princesinha da serra, hoje encontra-se decadente, abandonada, a mercê dos políticos bandidos.
Só espero que nas próximas eleições, o povo saiba votar, votar para mudar o poder de mãos, pois não adianta mais deixar na mão dessa politicalha corrupta.

Anônimo disse...

O PIOR CEGO É AQUELE QUE FINGE QUE NÃO ENXERGA.

(FINGE PARA SE APROVEITAR DOS OUTROS)

Isto sim é uma FARSA !!!!







(Foto retirada do Google/busca/imagens)

Recentemente, o vereador Zan distribuiu um panfleto no centro da cidade.

Diante de tantas inverdades, realmente não posso me calar.

Ponto a ponto, vou direto ao assunto. Sem demagogia.

O que foi publicado no “O Globo”, “Extra”, a revista “Veja” e posteriormente no “Jornal Local” diz respeito a uma das várias fábricas que aqui se instalaram , a Metalúrgica Valença.

Vejam bem, uma das várias fábricas que vieram para Valença, está sendo acusada.

Ninguém publicou que em “Valença não existem empregos, mas apenas fábricas de Notas Fiscais.”

Estas palavras foram escritas pelo vereador equivocado. Ninguém publicou isto. Leiam as matérias, foram amplamente divulgadas.

Outra inverdade diz respeito a “Lei André Corrêa” . Se a lei é ilegal, como é que ela está em vigor ? Porque a lei não foi revogada ?

“Imediatamente, o Prefeito Vicente Guedes faz a doação de dois imensos terrenos....” . Que frase infeliz, quanta raiva, quanto veneno nobre vereador Zan. “Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio.” Não leve para o lado pessoal.

As permissões de uso e concessões de galpões e terrenos foram várias. O Chefe do Executivo, o prefeito Vicente Guedes, enviou as mensagens para serem votadas na Câmara Municipal. O vereador sabe disso , pois leu todas e votou. Os galpões que abrigavam ratos e baratas e os terrenos baldios servem hoje a várias empresas como por exemplo a Salinas, Eurovale, Chinezinho, Zeus, Richard’s, Precisa, 3 B Rio, Rio Shoes, e a Dova S.A., que está sendo construída na Zona Industrial de Barão de Juparanã.

Atrair indústrias para o interior não é tarefa fácil. O empresário precisa visualizar o sucesso do empreendimento, mesmo longe dos grandes centros, onde tudo é mais fácil.

Atualmente, isto só é possível através de dois atrativos: incentivo fiscal e concessão de áreas.

Todos os deputados estaduais lutam para conseguir a redução do ICMS. Todos buscam o benefício para as suas cidades. Em Valença conseguimos, através do valenciano, deputado André Corrêa.

Quanto à concessão de áreas, compete ao prefeito e aos vereadores. Deixo aqui o meu agradecimento ao prefeito Vicente Guedes e aos vereadores que buscam o progresso da cidade.

Informo ainda que irei protocolar um ofício junto à presidência da Câmara, na próxima Sessão Ordinária, solicitando que seja formada uma comissão a fim de visitar, avaliar, levantar e divulgar a situação de todas as empresas instaladas em Valença.

Dessa forma vamos verificar se há ou não empresas gerando empregos em Valença.

Vamos ver de que lado está a verdade.



VEREADOR NALDO


recebi esse e mail há pouco...gostei da parte que diz "solicitando que seja formada uma comissão a fim de visitar, avaliar, levantar e divulgar a situação de todas as empresas instaladas em Valença."podeiramos começar pela FAA nobre vereador, pela parte contábil??? rs.....seria interessante....naquela conta da FAA...despesas diversas....seria interessante...r.s..

Anônimo disse...

se doou, cedeu, emprestou ou alugou pouca diferença faz.
gostaria apenas de uma explicação: como manobrar matéria prima e acabada de uma metalurgica pela pequena rua de terra e asfalto que liga a referida empresa a rj145?
gostaria de ver também a conta de eletricidade e telefonia da citada metalurgica nos meses de seu funcionamento.
a ocupação por empregados da supracitada empresa teria aumentado
o numero de passageiros nas linhas de transporte coletivo. Isto ocorreu?
conseguimos enganar alguns durante algum tempo. enganar todos durante todo o tempo é deficil!

Anônimo disse...

n precisa comissão da camara.n precisa nada p elucidar.
basta a xerox da ultima conta da light.
bem lembrado!

Celacanto provoca maremoto disse...

Que bom,então quer dizer q vamos ter comissão,contas abertas,etc...e tal..e coisa....
Sugiro xerocar e panfletar na Rua dos Mineiros,ao lado do deputado e do prefeito.
VALENÇA AGRADECE!!!!!

Anônimo disse...

Só para lembrar (e assim voltarmos ao tópico), a Fundação (FAA) é pessoa jurídica de direito privado, sabe como é...faculdade particular, administração particular, conselho próprio, essas coisas. Tem caráter filantrópico, ou seja, é pra ajudar quem não consegue entrar na Federal.

Anônimo disse...

Deve ser por isso que o Naldo manda na FAA e no Zé Rogério: ele é federal hehehe

Vem cá: fala sério. Esse vereador podia morrer pra política. Seria uma limpa na cidade e nos "morros" do muncípio também. Explico: por "morros" entendem tudo o que perece sob a batuta dele: ética, dignidade, vergonha na cara etc a saúde dos valencianos em grande ou menor grau..., onde ele coloca essa mão porca, as coisas fenecem. Matou até o filipim usando apenas elogios - o que vcs querem mais. Ele aterroriza mesmo. Na Câmara tem todos na mão. O Zan é corajoso porque não se deixou cooptar pelo NALDIM. Imaginem, garotada: esse é o idolo de barro que o FGraça forjou para Valença. O cara tem o displante de escrever que a MValença é apenas uma. Como pode!!! Não era para existir nenhuma. O texto do Samir é claro. Mas que isso impossível. Marreto as teclas, tão indignado estou. Só morrendo nos livraremos dessa peste negra que é a politica legislativa valenciana.

Anônimo disse...

Esse cara é um nojo. Nojentão mesmo. Aterroriza todos que ousam atravessar sua frente. Um horror. Pensei que com a sua prisão a gente teria restaurada a moralidade na politica valenciana. Mas não - so9lto é isso que dá. Volta a tocar horror.

Anônimo disse...

Pois é.Vereador q foi preso pq #####@@!!!*******,aí foi solto e virou amigaço do prefeito.Então tá.
Minha vó anda de bicicleta hehehehe

Anônimo disse...

MONEY = Corrupção na Câmara de Valença. O prefeito distribui, possivelmente. E os vereadores (agentes da verdade?) recebem, naturalmente. Filipin. bem gordim, nada fala, tudo l###!

Anônimo disse...

se fosse eu, pedia o boné e saia!

Anônimo disse...

O sambinha é antigo porém o tema muito atual: mamãe eu quero, mamãe quero mamar...

Anônimo disse...

Em um pais onde a democracia é relativa e a corrupção absoluta, cabem algumas posições.
O mau trato da coisa publica tem variadas vertentes. De um lado saídas de ministros, prisão de funcionários o que parece não causar espanto a mais ninguém! Banalizou-se a impunidade. No dia seguinte está todo mundo solto, ninguém responde mais por seus atos. É a velha pizza de novo.
Na outra mão autoridades usam o seu poder para captar os mais diversos e variados interesses em seu favor. Seja beneficiando com isenções ou outro tipo de concessão, seja licitando o que quer que seja, fazendo parte societária de empresas que trabalham para o estado ou se movendo sorrateiramente para o próximo golpe. Eles de golpe em golpe ficam ricos e o pais vai à merda.
Este estado de coisas não mudará nunca enquanto não houver justiça e cadeia suficiente para tanto ladrão.
O Brasil virou a capital dos ladrões. Os há de toda sorte. Roubam donativos, a população, assassinam donos de terras, devastam a Amazônia, aprovam Belo Monte quando todo mundo é contra. É proposital. O que salva é q o nosso pais ainda é grande o suficiente e ainda tem muita riqueza. Por quanto tempo e para quantos ladrões?
Ajudem-me a exportar os ladrões de todos os níveis o frete é por conta da casa!

Anônimo disse...

Chama o fiscal de obras. Quem sabe ele pode ajudar. Isso depois de esclarecer o que está sendo dito.

pinga ni mim disse...

a comissão deve ser de primeira... eu imagino q irao apurar diversas irregularidades. ta bom...

o naldim é o pre-sidente!!! faz-me-rir pq o seu, vereador, já ta no seu bolsinho q é grande!!!

tem mesada da saúde, mesada da faa, mesada do previ, mesada do vicente, mesada do piccianni, mesada dos acessores, mesada do andré, mesada dos processos q ele poe pra pagar na pmv... enfim, ta com o baú cheio de ouro!!!

ele e o felipim, pq o resto é otário mesmo!!!

Anônimo disse...

ei.... tem a mesada do DeTraN segundo nota postada no panfleto do Naldim. Caraca!

Anônimo disse...

Dói-dói também deve levar algum dessa comi$$õ. No DenTran ele dá as cartas muito antes do Naldin. E isso vem de longa data. Põe data nisso!