terça-feira, 8 de maio de 2012

'Estadão' entra com requerimento sobre viagens de Sérgio Cabral ao exterior

Retirado site do jornal: "O estado do São Paulo"

Ofício ao secretário da Casa Civil do Rio busca esclarecer visitas do governador a outros países.

 RIO - O Estado de S. Paulo protocolou nesta segunda-feira, 7, junto ao governo do Estado do Rio de Janeiro um pedido de informações sobre as viagens do governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) ao exterior. O objetivo do requerimento, dirigido ao secretário da Casa Civil, Régis Fichtner, é obter esclarecimentos sobre visitas do governador a outros países e sobre dúvidas que as envolvem. Elas surgiram após a divulgação de fotos e vídeos nos quais Cabral aparece se divertindo e até jantando em um restaurante de luxo em Mônaco com o amigo e empresário Fernando Cavendish, controlador da empresa Delta, investigada pela CPI do Cachoeira. 

As imagens foram divulgadas primeiro pelo blog do deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ), um adversário de Cabral, mas depois foram reproduzidas pela imprensa. O governador diz que, nas viagens, pagou despesas privadas do seu bolso e afirma que nunca misturou os interesses do Rio - que contratou com a Delta obras de R$ 1,49 bilhão - com amizade, mas não dá entrevistas sobre o assunto. Limitou-se, até esta segunda, a se manifestar por notas preparadas por sua assessoria de imprensa. Em dois eventos na semana passada, no Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e no Teatro João Caetano, o governador saiu por portas laterais, evitando contato com jornalistas.

No requerimento, de cinco páginas, o Estado encaminha oficialmente 14 perguntas ao governo do Rio de Janeiro. O jornal pede, entre outras coisas, a relação completa das viagens do governador fluminense ao exterior desde sua primeira posse em 2007 até 30 de abril de 2012, e informações sobre seus objetivos e agendas, meios de transporte utilizados, custos, convidados, pagamentos, hotéis. O documento foi elaborado com base na Constituição de 1988, que fixa o princípio da publicidade nos assuntos públicos e estabelece o direito dos cidadãos de requerer aos Três Poderes informações de seu interesse particular ou coletivo. O requerimento também se refere à legislação ordinária de acesso a informações públicas, que também dá direito a recorrer ao Judiciário para obtê-los.
Na noite desta segunda, a Secretaria da Casa Civil informou que estava levantando os dados pedidos.

14 comentários:

Anônimo disse...

Seria i nteresante se, em nível doméstico, pedissemos aos vereadores valencianos:
1 - Relação dos funcionários municipais cedidos aos seus gabinetes; nome, matricula e função que exercem;
2 . Relatório dee sua atividades;
3. Ônus para os cofres publicos;
4. Se os funcionarios cedidos ao Pedro Graça foram devolvidos aos seus postos quando se afastou para assumir uma secretaria municipal.
4. quanto custa o pão com uma fatia de mortadela que é servido ao gabinete do Vereador Felipe Farias com coca-cola todos os dias;
5. quais as viagens que esse faz às espesas do erário público;
6. quem e quantos são os funcionários fantasmas lotados na Câmara.
7. quem pagou a feijoada do Rômulo Milagres?

Anônimo disse...

É uma vergonha a imprensa do Rio de Janeiro. Uma imprensa corrupta, vendida as benécias de um Executivo, onde só publica o que é interessante para o Governo sob pena do Governo cortar toda a propagando com o respectivo Jornal ou TV. Por isso deixei de ler, esses jornais e passei a assinar jornais de São Paulo, onde a profissão de jornalista é de fato divulgar sem isenção e sem corrupção financeira com o dinheiro público

Anônimo disse...

REVISTA ÉPOCA - IN VERBIS: A deputada estadual Clarissa Garotinho (PR-RJ) apresentou nesta segunda-feira (7) um projeto de Lei que obriga o Executivo a divulgar a agenda de compromissos oficiais do governador no site do governo do Estado. Clarissa afirma que a agenda do governador Sérgio Cabral tem informações não confiáveis e incoerentes. PARABÉNS MAIS UMA VEZ PELA INICIATIVA DA NOBRE DEPUTADA MAS, CONTUDO, ENTRETANTO E TODAVIA , RENOVAMOS QUE A MAIORIA ESMAGADORA DOS DEPUTADOS DA ALERJ ESTÃO NAS FLS. DE PAGAMENTOS DO ESTADO E DO GOVERNO. EM ASSIM SENDO...RSRSRS...KKK...HEHEHE... INFRUTÍFERA TAL EMPREITADA ; A NÃO SER Q A IMPRENSA LOCAL RESOLVA FICAR DO LADO DOS MORADORES-CONTRIBUINTES-ELEITORES FLUMINENSES. POIS, DMV , O RJ-TV BEM QUE PODERIA DAR UMA FORCINHA NÉ..., DE LEVE...[ SEM CONTRARIAR OS SEUS INTERESSES "ESCUSOS" GLOBO=CABRAL =PAES /// ( ANA PAULA ARAÚJO VÊ SE DÁ UMA AJUDINHA AÍ COM OS EDITORES - ASSIM VCS ESTÃO ALIENANDO O POVO) . ESTÁ VERGONHOSAMENTE A ORA OMISSÃO - QQÉISSOGENTE...???

Anônimo disse...

É vergonhoso e nojento, verificar que um jornal PAULISTA está mais preocupado com a elucidação dos fatos envolvendo a "gangue dos guardanapos" do que a PODRE, SUBORNADA E VAGABUNDA imprensa do Rio de Janeiro. Nos "debates populares" matinais das principais rádios do Estado (globo e tupi), o assunto é tabu$$$$! Na TV, então, nem pensar!

Anônimo disse...

A IMPRENSA DO RIO É COMO A DE VALENÇA.
JORNAL LOCAL COMPRADO PELO ANDRÉ CORREA E O VQ(SE É QUE SE PODE CHAMAR ESSE DE IMPRENSA)SEMPRE SE BORRANDO DE MEDO.
AS RÁDIOS A SERVIÇO DE QUEM PAGA MAIS E O POVO SEMPRE NA MERDA.

Anônimo disse...

Longe de defender a farra de Paris e seus participantes, venho apenas informar o que a vida me ensinou: Clarissa Garotinho está defendendo o seu PAI, apenas isto, DEFENDENDO O SEU LADO, NO SONHO IMPOSSÍVEL DE ELEVAR NOVAMENTE SUA FAMÍLIA AO GOVERNO DO ESTADO. Quanto ao Estadão, que apenas vender mais jornal no Rio de Janeiro. São Paulo também tem corrupção, só que o dinheiro é mais grosso, lembrem da Veja e Carlinhos Cachoeira.

Anônimo disse...

Não sei como esses caras conseguem botar a cabeça no travesseiro e dormir sem o peso da consciência. O povo cada dia mais sendo extorquido com tantos tributos, em contrapartida morrendo em hospitais, sofrendo com transporte público, escolas depreciadas, insegurança generalizada e as pessoas responsáveis por esse genocídio, soltos, felizes, com bens incompatíveis com a função publica. E o Ministério Público e o Poder Judiciário nada, pois são as intituições que legitimam essa roubalheira. Em um país sério é prisão perpétua.

Anônimo disse...

Dá até para imaginar a sensação de deboche, esperteza e descaso com o sofrimento da população desses marginais ao colocar esses guardanapos como adereços na cabeça e do dono da Delta erguendo outro como se fosse um troféu. Na verdade, estavam tripudiando de todos, especialmente do contribuinte carioca, que foi quem pagou por toda essa orgia com o dinheiro público e o enriquecimento sem causa dessa gangue dos guardanapos. É muito revoltante saber que um Valenciano safado e mal carater é quem lidera a defesa dessa CAMARILHA na Alerj.
Abre o olho André Correa, Valença está de olho no senhor.

Anônimo disse...

Enquanto isso a rede Globo em todos seus jornais só fala nas fotos da Carolina Dieckmann pelada. O que eles escondem? A cada dia fico mais curioso. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

É isso que deve causar espanto: Clarissa Garotinho na cola do Cabral; ite do Garorotinho divulgndo foto de Cabral, jornais de São Paulo de boca no saco de Cabral... independente dos efeitos benéficos que dai advém, cabe perguntar: quem anda soltando a conta gotas tais informações: Que grupo? Que orgnização? Outra coisa perceberam que deixamos livres TriMagro José - agora gordim gordim e os desvios das verbas de publicidade da Saúde? E o boxes da feira? E a thurma da D. Dilma ensinado a lição a do Padre Medoro: que índios são coroados e que esses por serem ferozes precisaram ser extinto pela Santa madre igreja? E o Mancebo dando ordens na prefeitura? Representando o prefeito ns celebrações?

Anônimo disse...

o pgj do MPRJ parece desconhecer a Lei 8.429/92; o Governador não pode aceitar presentes de terceiros para fazer ou deixar de fazer algo (pelos valores mencionados em reportagens, não pode ser considerado pequeno mimo). A outra opção é q a farra foi financiada por dinheiro público. De qualquer forma, a solução não é engavetar o processo, tem q haver investigação, até porque essa foi apenas uma das inúmeras viagens oficiais do cabral. quanto à delta, tem q haver investigação dos valores das obras, com profissionais da área, para aferir se houve superfaturamento, parece q houve pagamento adiantado, e agora a Delta abandona as obras. A sucessora obviamente não vai aceitar o valor restante, haverá aumento contratual (termo de aditamento).

Anônimo disse...

Eu nem sei bem o que pensar dessa figura ridícula. Tô com ele no gogó, depois que ele mandou prender os bombeiros, peguei raiva dele, não votei nele, e agora em diante é que não voto mesmo. dele e do André Correaveu espero tudo de ruim.

Anônimo disse...

É uma verdadeira ação entre amigos. Pedro Lino é sócio de Mauricinho Cabral e de Carlos Emanuel, o Avestruz, esse que segundo a Polícia Federal era quem apanhava com um doleiro as propinas que eram entregues ao secretário Wilson Carlos. Aliás, o Avestruz é casado com uma prima de Cabral. Apesar de tudo o que paira sobre Pedro Lino, o presidente da ALERJ, Paulo Melo acaba de premiá-lo com um cargo no Gabinete do Deputado André Correa. Esse pessoal do PMDB, a turma de Cabral, a Gangue dos Guardanapos, estão todos juntos e misturados chafurdando na lama.
Cada vez que o Deputado pilantra que se diz representante de Valença e que só aparece por aqui em época de eleição aparece em meio a sujeirada, sinto muita vergonha de ser Valenciano

Anônimo disse...

Protógenes tentou contato com esquema do Cachoeira, diz Polícia Federal Para delegado ouvido na sessão secreta da CPI, escutas indicam o interesse do deputado federal em se aproximar de ex-diretor da Delta aliado do contraventor Carlinhos Cachoeira 09 de maio de 2012 | 0h 15 Notícia Comentários 3059 Alana Rizzo e Fabio Fabrini, de O Estado de S.Paulo BRASÍLIA - O delegado da Polícia Federal Raul Alexandre Marques constrangeu o deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) no fim da sessão secreta da CPI do Cachoeira, que durou mais de sete horas. Em meio a questionamentos de Protógenes sobre o envolvimento de setores da mídia com a organização criminosa, o delegado o rebateu, citando a proximidade do parlamentar com o araponga Idalberto Matias de Araújo, o Dadá, braço-direito de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Veja também: link Esquema de Cachoeira tinha funcionário 'infiltrado' na CGU link SONIA RACY: Holding da JBS assume a Delta link 'Vai vazar tudo', diz deputado sobre sessão secreta link Aprovado processo disciplinar contra Demóstenes link ESPECIAL: Saiba tudo sobre o caso Cachoeira Membro da CPI, o deputado federal aparece também nas investigações da operação Monte Carlo da PF - Dida Sampaio/AE Dida Sampaio/AE Membro da CPI, o deputado federal aparece também nas investigações da operação Monte Carlo da PF Marques lembrou de escutas da operação Vegas em que Protógenes foi flagrado conversando com Dadá. Segundo o delegado, um dos diálogos indica o interesse do deputado em se aproximar do ex-diretor da Delta no Centro-Oeste, Cláudio Abreu, apontado pela PF como um dos principais aliados do bicheiro. Protógenes teria dito no grampo ter uma missão para o araponga: apresentá-lo ao dirigente da empreiteira. Membro da CPI, o deputado federal aparece também nas investigações da operação Monte Carlo. Conforme revelou o Estado, Protógenes foi flagrado em pelo menos seis conversas suspeitas com o araponga. Segundo a PF, Dadá esteve a serviço de Protógenes na Operação Satiagraha e, nas conversas, recebe orientações do ex-delegado sobre como agir para embaraçar a investigação aberta pela corregedoria da PF sobre desvios no comando da operação que culminou com a prisão do banqueiro Daniel Dantas - a Satiagraha.
ESSE PROTÓGENES É DO PSOL?