sexta-feira, 11 de maio de 2012

A gangue do guardanapo

Autor: Contardo Calligaris       Reproduzido do Jornal "Folha de São Paulo"

O guardanapo do Ritz é a bandana perfeita para quem quer surfar nas costas dos bananas (que seríamos nós) 

A FOTOGRAFIA da semana, para mim, é a de Fernando Cavendish (dono da Delta) e Sérgio Cabral (governador do Rio), com outros políticos e empresários, alegres além da conta, todos arvorando um guardanapo branco amarrado na cabeça -isso, num restaurante de Paris (o do hotel Ritz, ao que parece), em 2009.

A cena me lembra um caso recente. Um casal de brasileiros frequenta habitualmente um restaurante de Manhattan, porque o lugar é simpático e porque o maître também é brasileiro. Uma noite, no dito restaurante, uma mesa acomoda um grupo especialmente barulhento de mais oito brasileiros: os homens competem clamando seus pedidos de vinhos caros, e as mulheres competem gritando as compras do dia.

O maître recebe o casal de "habitués" pedindo em voz baixa: "Por favor, não vamos falar português, prefiro que eles não saibam que somos brasileiros".

É difícil assumir a brasilidade quando, na boca dos emergentes, o "brado retumbante" é o barulho de quem ambiciona se apresentar ao mundo pelo chacoalho do trocado que tem no bolso.

A mobilidade social brasileira é rapidíssima: em uma geração, criam-se fortunas (com ou sem a cumplicidade do poder público corrupto). Nesse ritmo acelerado de ascensão social, os novos ricos, em regra, adotam o luxo como puro símbolo de status, sem o tempo de elaborar uma cultura que lhes permita apreciá-lo. Com isso, escreveu justamente Elio Gaspari (Folha de 2/5), tentando ser chiques, eles são bregas: sua ostentação revela a falta de um gosto próprio e a vontade de ocultar sua origem recente.

Os novos ricos se envergonham de seu passado mais humilde e tentam ocultá-lo num agito fanfarrão que, justamente, revela aquela procedência que eles gostariam de espantar. Enquanto isso, os outros, como o maître de Manhattan, envergonham-se dos privilegiados de seu país.

Mas tudo isso não nos diz ao que vêm, na festa de Cavendish e companhia, os lenços na cabeça.
Para quem não viu a foto: são guardanapos dobrados em triângulos, cuja base é amarrada ao redor da testa, de modo que o pano recaia sobre os cabelos e a ponta seja eventualmente segurada na nuca. Ou seja, são bandanas.

Pioneiros, vaqueiros e bandeirantes a caminho do Oeste usavam uma bandana, que, ao redor do pescoço, servia para proteger a boca da poeira e dos insetos ou, amarrada de baixo do chapéu, estancava o suor. Antes disso, o mesmo lenço segurava o cabelo dos piratas. Depois disso, nos anos 1960 e 1970, ele segurava o dos motoqueiros rebeldes da contracultura.

A bandana é, tradicionalmente, um apetrecho de quem se engaja (real ou metaforicamente) no vento e na poeira dos caminhos menos percorridos. O ideal do cowboy, do "easy-rider", do aventureiro, do pirata, do surfista errante ou do roqueiro pode se encarnar em usuários mais sedentários, mas não menos ousados -à condição, claro, que eles precisem segurar o cabelo (é o caso, por exemplo, dos chefes de cozinha de hoje). Mas como esse mesmo ideal se encarnaria nos clientes brasileiros do Ritz de Paris?

Talvez a bandana da foto de Cavendish, Cabral etc. seja apenas uma versão da gravata na testa daqueles primos bêbados, que, no fim de uma festa de casamento, escolhem mostrar a todos os outros ("inibidos", "caretas" e "obviamente" invejosos) que eles, sim, sabem se divertir e são os verdadeiros heróis do hedonismo -os que não recuam diante do prazer. Isso, claro, até eles vomitarem num canto (conselho: nunca fique num casamento depois da saída dos noivos).

Ou talvez Cavendish, Cabral etc. achem que eles são mesmo os novos "easy-riders", cowboys ou bandeirantes. Mas qual é, então, sua aventura? Em que jornada eles precisam segurar o cabelo para correr livres no vento?

O guardanapo branco do Ritz é uma curiosa bandana: ele diz que a aventura desses pretensos aventureiros é apenas a de esbanjar seu privilégio (mais ou menos legal), sonhando em ser o objeto da inveja de todos. Em síntese: o guardanapo do Ritz é a bandana perfeita para quem quer surfar nas costas dos bananas (que seríamos nós).

Elio Gaspari prometeu uma viagem a Dubai para quem explicasse as bandanas do grupo de Cavendish etc. Se ajudei, renuncio desde já à viagem oferecida. Receio encontrar, em Dubai, o mesmo pessoal do Ritz ou seus amigos. Prefiro que Gaspari me convide para um jantar qualquer. Aliás, nem precisa me convidar. Mas o jantar é sem bandanas, ok?

ccalligari@uol.com.br

15 comentários:

Anônimo disse...

Eu cá gostaria de ganhar uma viagem a Dubai. Com ou sen bandanas. Mas como a viagem está atrelada as bandanas ou às descobertas do que eles fazem em cabeças coroadas, adeu vigem, adeus bandanas. Adeus. Mas a Deus tudo é posível. Haverá, por certo, alguém mais feliz do que eu.

Anônimo disse...

Em Valença também há a Gangue do Guardanapo, liderada pelo Governador de Rio das Flores e sua quadrilha.
Quando esse DESGOVERNO terminar, e se Deus quiser o mais rápido possível, é que veremos o estrago que esse corrupto fez em nossa cidade.
Deus nos proteja.

Anônimo disse...

A Gang da bandana não poderia ser mais cafona,ai!!!!!!!
Horrorosos.

Anônimo disse...

BVcs já tentaram imaginar o misógino de bandana. Na baderna eu já vi rs

Anônimo disse...

POR FALAR EM GANG DO GUARDANAPO,
UM CONHECIDO FANTASMÃO QUE A ANOS ASSOMBRAVA OS CORREDORES DO TCE FOI EXONERADO ATRAVÉS DO ATO DO PRESIDENTE Nº 18.187, DE 25/04/2012 DO GABINETE DO CONSELHEIRO ALOISIO NEVES NO ÚLTIMO DIA 25/04.
TRATA-SE DE CARLOS SILVESTRE CARNEIRO MONTEIRO, CUNHADO DO EX TODO PODEROSO PICCIANI E SECRETÁRIO PARTICULAR DO LIDER DO GOVERNO DEPUTADO ANDRÉ CORREA EM VALENÇA ONDE COORDENAVA CAMPANHAS E ORGANIZAVA GRUPO DE PESSOAS NOS DIVERSOS GABIDES DE EMPREGO QUE O DEPUTADO MANTEM NA CIDADE.(DETRAN, LOCANTY,FACILITY,EMPREITEIRAS E OUTROS)VAI COM DEUS FANTASMÃO VE SE AGORA ASSOMBRA NO QUINTO DOS INFERNOS JÁ QUE NO TCE A TETA SECOU E APESAR DE MAMAR O LEITE NEM SABIA ONDE FICAVA A VACA.
SEI QUE O SAMIR VAI SE CAGAR DE MEDO MAIS PUBLICA AÍ PRO POVO HONESTO E O PROFESSORADO SOFRIDO QUE VIVE PAGANDO PAU PRA ESSE SILVESTRE FICAR SABENDO QUEM REALMENTE ELE É.
VOU FICAR DE OLHO PRA VER EM QUAL TETA O SAFADÃO VAI TENTAR MAMAR AGORA.
A DO VICENTÃO TÁ ACABANDO SEQUINHA SEQUINHA, BEZERRÃO NALDO É GULOSO, TÁ MAMANDO TUDO.
SÓ DEIXOU UM BICO PRO ZÉ ROGÉRIO DIVIDIR COM O TIAGO JOSÉ.

Anônimo disse...

Esse Silvestre é uma vergonha para nossa sociedade. Enriqueceu junto com o cunhado as custas de dinheiro público, sempre mamando em alguma teta do estado. Só no Tribunal de Faz de Contas ficou mais de 14 anos.
Vizinho e Amiguinho do nosso Samironga nunca teve nada divulgado aqui.
Manda nos contratados da educação do EStado aqui na cidade e o SEPE também não fala nada.
Teve ser o mesmo medo do Samir.

Anônimo disse...

Em tempo: Silvestre, como é conhecido , faz chantagem com mulheres da periferia a fim de lhes arrumar um empreguinho, em troca de favores... nao precisamos citar, né?!
Persegue professores do cabidão de empregos, quando sabe que os mesmos tem opiniao politica propria, opção partidaria etc...
Ditador! Mas, como todo homem safado, não bota freio nem na mulher nem nos filhos.
É o destino de todo cabra safado!
Agora vai ter que capinar uma boquinha em outra estalagem do cunhado rico.
Ops, cunhado?
Picciani separou da mulher, que é irmã de Silvestre. Huuuuuuuuuum, as coisas podem piorar.
Vai voltar a fazer tempero, Silvestre!

Anônimo disse...

Eu morro de rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkhehehehehehehehehehehe

Anônimo disse...

EM TEMPO 2: O SOBRINHO ILUSTRE DE SILVESTRE MONTEIRO,FELIPE PICCIANI, ARRANJOU COM SUA INFLUENCIA, UMA BELISSIMA COLOCAÇÃO AO PRIMO VITOR GAUDENCIO MONTEIRO EM RENOMADA INSTITUIÇÃO.
É SÓ PESQUISAR... NAO DUVIDAMOS DO QI DO RAPAZOTE, MAS PASSAR PRA TAO ALTO ESCALAO ESTANDO A FAZER SUPLETIVO QUE SILVESTRE COMANDAVA???
COMO DIRIA PERPÉTUA...
MISTEEEEEEEEEEEEEEEEEEERIO!

Tyler Durden disse...

Tem gente que deveria ler o blog, antes de querer nos atacar... rsrs

Anônimo disse...

UÉ GENTE, SAMIR E SILVESTRE AMIGOS???
EU NÃO ACREDITO, ATÉ PQ SILVESTRE FAZ O Q O SAMIR PREGA SER IMORAL

NADA A VER

BOLA FORA

Anônimo disse...

Porque não diz de vez, ao invés de só insinuar? Si,si...e daí? Fazemos o que com essa informação precio-z-issima. Damos um tiro no saco do Silvestre ou no seu?

Anônimo disse...

Só faltou o André Correia na turma da bandana.Vai ver tava com dor de barriga,caganeira,bicho de pé e não deu pra ir.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Silvestre, assim com Luiz Antonio In memorian e André Corrêa são o que a de mais podre e cretino na sociedade Valenciana.
Silvestre deu balão até no irmão Cláudio Monteiro, já imaginou o que faz com o povo.
Sem contar que Grão Mestre Silvestre é unha e cuticula com o Eduardo Bastos, aquele que doidão atropelou e matou duas pessoas inocentes em São Francisco a alguns meses e agora foragido dizem estar protegido por Dom Picciani e seu cunhado Fantasmão, o nosso querido SILVESTRE.
Tô com nojo de ser Valenciano.

Anônimo disse...

É nojeto mesmo. Esses caras são bandidos. Vão colher o que estão plantando.