quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Observando as eleições de Valença

Nas minhas incontáveis horas de navegação na Internet resolvi me informar como anda as discussões sobre a política valenciana em tempo de eleição. Participei de algumas comunidades para ler as propostas dos postulantes ao cargo público e a ação dos cabos eleitoriais nessa "nova" trincheira política que se tornou o Orkut.

Pois bem, quero falar hoje de uma confusão generalizada que acontece com os candidatos quando começam a fazer a sua propaganda: o problema de saber qual o motivo que levou o determinado indivíduo a se engajar na política.Há um pressuposto fundamental de todos: eles não estão lá por nenhum interesse material. Muitos se gabam de possuir uma profissão e rendas suficiente para não precisar da política. No entanto, se engajam por sentir uma "necessidade" de ajudar nossa querida cidade a se desenvolver, estão desenganados com a forma de fazer política e nos falam da necessidade de renovação.

O discurso é muito bonito, se eu fosse um cara religioso acreditaria que Valença é uma prodigiosa cidade de fabricar Messias, isto mesmo, em nossa cidade está lotado de pessoas que acreditam estar inventando a roda ou que acreditam que a realidade da nossa cidade é fruto apenas da incompetência dos políticos. Não são capazes de nenhuma análise estrutural, é tudo baseado na "boa vontade" do sujeito....

É curioso que toda essa "boa vontade" não aparece quando se perguntam aos mesmos pretendentes as suas preferências em relação a escolha do prefeito. Não vejo nenhuma renovação em Valença em matéria de uma pessoa com projeto político para a cidade. Ganha aquele que mentir mais, mas mentir com estilo, com marketing.

É engraçado como, em nossa cidade, a "boa vontade" se comunga com a política rasteira. O cara pode esculhambar a política valenciana ao mesmo tempo em que compõem chapa com aquilo que ele critica.Quando perguntamos sobre a origem da atitude, "quero ser vereador", devemos procurar uma resposta que consigar fazer o diálogo com a realidade da nossa cidade. Dou dois exemplos: quero ser vereador pois tenho um projeto de revitalizar o centro histórico de Valença; quero ser vereador para fiscalizar as ações do prefeito. Aqui em Valença, voê querer discutir política com substância ainda não é possivel. Infelizmente, ainda votamos no candidato bonitinho, bem intencionado, que vai a Igreja....Pobre cidade

Ps: Não sou candidato a nada e não vou à Igreja

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom o texto! Mas vc deve começar a ir à igreja para melhorar seu ânimo.