sábado, 16 de agosto de 2008

A questão do transporte público nos distritos valencianos

A crise do transporte público valenciano não só se reduz às taxas cobradas dos passageiros, infra-estrutura dos ônibus, ou até mesmo sonegação à entrada livre de estudantes, idosos ou deficientes (não são raros o número destes casos). Tem-se ainda, para completar a atual situação, os horários de acesso aos ônibus aos distritos do município, em especial Conservatória e Juparanã.

Em Conservatória, só existem três horários de ida e três de volta, em momentos bem dispersos e um pouco sem nexo: 9h30min, 13h, 17h50min (o antigo 16h foi retirado da grade). Sem contar a condição da estrada Valença-Conservatória, apesar desta passar atualmente por asfaltamento (mais precisamente uma terraplanagem bem feita). E cuidado, já que a passagem é um assalto à mão armada: R$ 6,00, fazendo com que muitos se dirijam para Barra do Piraí para resolverem suas questões pessoais e, lógico, gastar seu dinheiro.


Em Barão de Juparanã, os horários são, aproximadamente, de duas em duas horas (um intervalo AINDA aceitável). Uma exclusão, não tão recente, de duas linhas de ônibus; a estrada em boas condições de viagem; e o valor da passagem individual de R$ 4,00 cada, não um absurdo, mas excessivo tendo em vista a qualidade do caminho e, de forma alusiva ao que acontece com o distrito acima, tal taxa "empurra" os juparanaenses para a cidade mais próxima, Vassouras.

Enfim, tal crise não levanta dúvidas que estamos tendo um leve e despercebido "exôdo urbano" de parte do capital valenciano; isto é, aqui se acumula renda pessoal e esta é gasta em outros municípios, havendo assim uma perda econômica.

Aparenta que a maneira agora é esperar a poeira das Eleições 2008 baixar e tocer pela melhora da qualidade locomotiva-pública destas regiões valencianas. E que os preços abaixem, pois o valor vigente das passagens não é muito saúdavel ao bolso das famílias utilizadoras deste tipo de serviço.

Boas viagens e que Deus os iluminem.

Fabrício de Souza Lopes, licenciado pleno em Matemática e pós-graduando em Filosofia.

Nenhum comentário: