segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O que eu vejo, o que eu sinto (Samir)

.
Que bela polêmica esta edição do VQ nos trouxe. E que bom a gente poder expor nossas opiniões sem o risco da censura violenta, como eram aquelas praticadas no período da ditadura militar (a prisão, a tortura ou a “paz” dos cemitérios). Hoje, se Valença, embora ainda muito castigada, pode se orgulhar de uma boa novidade é o VALENÇA EM QUESTÃO e a proposta por ele apresentada de dar voz aos marginalizados, excluídos, baderneiros e outros menos aventurados que ainda se indignam com a “ordem” que esta aí. Salvo algumas calúnias e insinuações em relação à nossa sexualidade, a maioria das críticas só tem benefícios a trazer. Espero encontrar alguém que concorde comigo.
.
Somos jovens (eu nem tanto) e fomos criados em frente à TV, ao videogame e a todas as outras coisas que a sociedade de consumo nos trouxe de bom. É lógico que eu não vou ser “radical” ao extremo de falar que um ´videogamezinho´ de vez em quando não é bom, nem a distração em frente à TV. O que eu acho é que o ser humano, condenado a ser livre, é quem define o sentido da ação e o peso da “moral” que ele vai carregar. A moral hipócrita, a moral egoísta, a moral canalha, a moral sacana, a moral cristã, a moral socialista, a moral consumista...
.
O que eu percebo nos dias de hoje é que o modelo de sociedade que calça o seu desenvolvimento em cima da exploração não tem chance de dar certo. As propagandas vendem um mundo insustentável e acho que isso acelerou a minha calvície! É lógico que o ´mis-em-scéne´ que o Bebeto e seus asseclas (rsrs – fael e “di deus”) fizeram na Rua dos Mineiros foi provocativo, e uma das várias razões das quais eu me orgulho de ser amigo destes camaradas é justamente essa: a capacidade de causar efeito nas pessoas. Jesus Cristo mesmo disse: “pode vir quente ou frio, mas só não me venha morno” - e se ele não estiver falando de leite ou de banho, eu concordo com esse cara.
.
Poxa, eu me pergunto onde é que estavam com a cabeça para precisar processar o jornal? Pois, são estes os mesmos que dão tapinha nas nossas costas pra falar que o jornal cumpre um papel importante, para nos elogiar. Uma sacanagem, né?! Se bobear põem a mão no saco e vem nos cumprimentar (eca!). Eu não votei no Vicente, mas levo fé que ele é um cara que sabe cuidar muito bem de interesses. Agora, o problema é: quais e de quem são estes interesses?
.
Dei um ´rolé´ pelo estado do RJ neste mês de janeiro e vi belos exemplos de como se pode fazer muita coisa por um município, sem gastar muito dinheiro (“Ah seu ingênuo: e as licitações fraudulentas”?!). Vou citar, só como modelo, a pracinha de Araruama, que lugar maravilhoso e bem projetado, embora aquela lagoa continue um chiqueiro.
.
Enfim, a estrada é mais longa do que se vê. Se a opção política da nova administração for dialogar com os interesses massacrados de quem não pode se defender; se for tentar sanar o câncer da corrupção que mata nossa linda cidade; ou ainda limpar um pouco da sujeira que o ser humano faz por aí, nós estamos dentro. Do contrário, eu vou partir pra porrada... a “porrada” que Ghandi nos ensinou!

6 comentários:

Anônimo disse...

grande samironga, tava fazendo falta sua ausência na produção de textos por aqui

Tyler Durden disse...

Poxa anônimo,

se estava fazendo falta a "minha ausência" é sinal que não me querem nem pintado de ouro (rsrsrs)

Tô de brinks :DDD

Anônimo disse...

grande samir!
sua ausência será sempre sentida e fez falta vc no sábado na rua dos mineiros. pena que a polêmica por aqui, como pude constatar, é coisa de um só ou, de um mesmo grupo infelizmente capitaneado por um doente que, cheio de remorso, autosabotado, jogou pá de cal no projeto de jornal que um dia se sustentou como uma "arma", violação aos bons modos e contra os bons moços da "ordem". por isso que sempre desconfio de quem infla o peito e se põe como dono da situação, da razão e da moral. e é por isso que vc samir é tão fundamental, porque destoa. parabéns pelo texto! abração!!

Anônimo disse...

MUITO BOM SAMIR! TÔ CONTIGO, SE VIER "MORNO", PODE FICAR ONDE ESTÁ.

Anônimo disse...

é bem provável que eles façam isso, ponham a mão no...eca, só de pensar. Mas muito bom texto samir. Estamos aí, se precisar de ajuda em dar "porrada", daquelas do estilo de ghandi, claro.

Anônimo disse...

gostei do texto tb, talvez ele tenha ficado tão bom porque vc disse o que estava sentindo.