quarta-feira, 20 de maio de 2009

E a Normandy aumentou os preços...

Está mais caro viajar para Rio de Janeiro. A Normandy aumentou os preços das passagens de ônibus. Para quem não tem o costume de viajar para a cidade maravilhosa, a empresa tem três tipos de tarifas: 27 reais, 31 reais e 41 reais. A primeira é a do serviço convencional, a segunda é o serviço convencional mais o ar condicionado, já a terceira tarifa inclui o banheiro.

Devemos pensar que a empresa de ônibus não foi predestinada por Deus para fazer o transporte de passageiros, há um contrato que determina os direitos e os deveres da mesma.

Há, basicamente, dois objetivos básicos de uma empresa de ônibus: transportar pessoas com segurança, pontualidade e comodidade e a busca do lucro. Geralmente a primeira é divulgada como missão da empresa enquanto a segunda é silenciada. O objetivo do artigo é demonstrar as estratégias de obtenção de lucro da empresa funcionam para além do transporte convencional dos passageiros através do conceito de agregação de valor ao serviço.

Agregar valor a uma coisa significa introjetar nela características que tornam ela melhor. Nesse sentido, a empresa de ônibus pode, por exemplo, criar um quarto tipo de serviço incluindo nele a televisão ou acesso a internet. Tais serviços agregam comodidade ao transporte, mas não se confundem com ele.

Vamos salientar aqui a diferença estrutural entre o serviço convencional e suas formas de agregação de valor. No nosso caso, temos o serviço convencional: o trajeto Valença ao Rio de Janeiro. Nós pagamos 27 reais pelo serviço. Para agregar o ar condicionado pagamos 31 e agregando o banheiro somamos mais 10 reais com o total de 41 reais.

Se eu parasse o artigo aqui, meus amigos liberais se orgulhariam duplamente da empresa de ônibus: ela acompanha o desenvolvimento da modernas teorias econômicas; e ela dá o direito de escolha do consumidor de pagar o tipo específico de tarifa que caiba melhor no seu bolso. Mas, não vou parar e vou tentar demonstrar que a empresa condiciona a escolha do consumidor pelo produto de valor agregado.

Confira a tabela de horários para o trajeto Valença x Rio de Janeiro aqui

A metodologia é muito simples: do somatório de horários, vamos verificar a porcentagem de horários destinados para o serviço convencional e a porcentagem destinada para os serviços agregados.

Existem 73 horários semanais disponibilizados pela Normandy para viajarmos para o Rio de Janeiro. Destes 73 horários, apenas 13 (18%) correspondem ao serviço convencional; 36 horários (49%) possuem ônibus com ar condicionado e 24 (33%) possuem ônibus com ar condicionado e banheiro.

Partindo do pressuposto que o serviço convencional é a principal razão da existência do contrato com a empresa de ônibus, é muito estranho que tal serviço esteja numa porcentagem tão baixa. Já os serviços agregados, se somados, ocupam 82% do quadro de horários disponíveis. Ou seja, o cidadão é condicionado a consumir um serviço agregado com muito mais intensidade do que o serviço convencional.

Quer dizer então que o Valença em Questão quer agora que todo valenciano viaje para o Rio de Janeiro dentro de um “pau de arara”? Obviamente a resposta é negativa. E isso é impossível, pelo menos em teoria, já que a empresa deve transportar a todos com comodidade. Como o transporte é uma concessão pública, nós devemos lutar para que o serviço melhore como um todo. Não existe razão para que o serviço convencional venha a ser precarizado para viabilizar um super serviço agregado. Pelo menos não vejo razão dentro da minha expectativa de usuário de ônibus. Há quem não se preocupe...

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu querido Sanger/Regnas,

Se voce continuar analisando os horarios vera que os preços convencionais estao nos piores horarios possiveis.
Por exemplo: De manhã só tem as 4:30hs.

Assim, comprovando sua tese acima. Em que eles forçam usarmos os horarios mais caros.

Por que não cobrar do prefeito, assim como sugeriu alguem na comunidade do orkut de valença, uma abertura de licitação para o transporte público (municipal e intermunicipal) em caráter de urgência (3 meses)?

Voce como jornalista e com um blog muito visitado poderia ser o divulgador dessa campanha.

So assim acho q eles iam se mobilizar para mudar esses valores ezorbitantes.

nobre abraço.

Marilda Vivas disse...

Oi Sanger, muito oportuno o assunto abordado por você. Como experiência pessoal deixo registrado que as passagens "ida e volta" nem sempre teem o mesmo valor. Para Barra mansa, por exemplo, saindo de Valença, é algo próximo de R$14,00. Vindo de lá para cá, no mesmo dia, é algo que se aproxima dos 17,00. Ambas as partidas se dão na rodoviária de origem. Durma-se com um barulho desse. Um abraço carinhoso, Marilda.

Anônimo disse...

alguem explica pra marilda q existe taxa de embarque!
e a taxa da rodoviaria de valença e mais baixa.


simples assim.

vamos discutir coisas mais importantes como essa concessao gente.!!