"Hoje expirou minha licença médica. Voltei para sala de aula. Os alunos continuam os mesmos; brincam e riem de tudo. Os profissionais de educação me saúdam e seguem para seus afazeres diários. O Governo continua insensível ao que está acontecendo nas salas de aula, não há estímulo ao conhecimento, à investigação permanente, ao saber.... Estamos sendo tratados como bois para o curral.
Tudo muito metódico e repetitivo, muitas teorias e conchavos políticos. Enquanto isso, os alunos contam os dias para irem ao baile funk se esbaldar com as "xuxucas"ou "Os Ousados" nos finais de semana e verem a vida de forma reducionista, endeusando a luxúria e o sexo. Outros adolescentes, menos hedonistas, contam os dias para ouvirem uma repreensão em um templo religioso e sentirem-se culpados ao término, podendo assim, tornarem-se mas brandos e domesticados.
Tenho liberdade de escrever a vontade sobre meus alunos, pois descobri que, quase todos, não tem hábito de leituras. Esse ócio cultural vêm das primeiras séries e no Ensino Médio, é difícil reverter. Nós, educadores, estamos nos empenhando com vários projetos para estimulá-los a leitura mas parece que falta alguma peça chave nesse processo. Descobri que, por mais que queiramos levantar a auto-estima do corpo discente, não lograremos êxito com governos corruptos e insanos.
Jorge Picciani, presidente da Assembléia Legislativa manda jogar bombas em educadores; Sergio Cabral chama motoristas de vans de vagabundos; Eduardo Paes manda derrubar as casas dos mais pobres, alegando ser área de preservação ambiental, porém, mantém erguida as casas dos mais ricos; Lula vive uma fase de encantamento com o seu "Eu". Parece que o mundo gira em torno dele. "Nunca antes houve algo assim..." diz ele. Seu filme, já se sabe, teve 4 financiamentos ocultos. Empresas que não querem aparecer como patrocinadoras do filme-biografia do Lula.
Bom, melhor parar por aqui. Volto para sala de aula e continuo blogando. Abraços e obrigado por ter lido até aqui".
Retirado do Blog Abala Mas Não Imobiliza
2 comentários:
ola, no colegio do est, em angra colegio roberto montenegro alunos colocarao veneno na agua do professor, o professor ficou internado e deu parte na delg, mas ate agora nao se tomou providencia.
Olá companheiro letrado. Minha esposa foi tbm vítima de uma agressão da mãe de um aluno, e como é de praxe...nada aconteceu com a Mulher. A Educação está um caos e a política...esta ganha votos e muitas cifras.abraços
Postar um comentário