sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Chinezinho e Pólo Agrícola: Veja a atuação do seu vereador

Na edição número 167 do terceiro ano de circulaçao do Jornal Local, o prefeito Vicente Guedes admitiu o seu erro no caso da doação do terreno do colégio Pólo Agrícola para a empresa Chinezinho.
Nas palavras do prefeito: Onde erramos, também temos que chegar e falar. Ali foi um erro que eu assumo, porque quando fui informado que a Prefeitura tinha àquela área, eu desconhecia que ali havia um convênio cedendo para o Estado (Pólo Agrícola), e como era uma área que está ociosa, foi onde houve a divergência do Luiz Sergio (ex-secretário). Eu entendi que aquela empresa, indo para aquele local seria até oportuno para o colégio. Mas depois de passar toda aquela tormenta tive uma conversa com a diretora do Pólo Agrícola e então viabilizamos, estrategicamente, outra situação para a implantação definitiva da Chinezinho. O que podemos assegurar é que lá, ela não vai se instalar.
A questão que se coloca agora é o que fazer com a área doada (cerca de 100 mil metros quadrados) que foi aprovada pela Câmara dos Vereadores de Valença através da Lei ordinária número 28/09? Será que os vereadores que aprovaram a doação também pedirão desculpas?
A entrevista possibilitou voltarmos ao tema olhando o posicionamento de cada vereador sobre a questão. Vejamos o voto de cada representante
Felipe Farias: Votou a favor da doação
Salvador de Souza: Votou a favor da doação
Zan: Votou a favor da doação
Pedro Graça: Votou a favor da doação
Paulinho da Farmácia: Votou a favor da doação
Naldo: Votou a favor da doação
Celsinho do Bar: Votou a favor da doação
Carlinhos de Osório: Votou a favor da doação
José Otávio: Votou contra a doação
Fernandinho Graça: contra a doação
Alguns posicionamentos na tribuna da Câmara sobre o caso. Atenção para o negrito!
Ata da Sessão 22/06/2009
Naldo: Comentou sobre o Projeto de doação da área pertencente ao Colégio Pólo Agrícola, deixando claro que são 242 mil metros quadrados e que os Vereadores aprovaram a mensagem doando apenas 100 mil metros quadrados, restando muita área para o colégio, e muitas pessoas foram contra.Disse que a empresa Chinezinho irá trazer mais de duzentos empregos para Valença, não podendo ser contra essa matéria.
Dodô: Comentou que a área do Pólo Agrícola tem mais de vinte e cinco anos e nada foi feito até o momento, que o projeto tramitou na Câmara Municipal e, em cima da hora, um grupo pediu para que os Vereadores não votassem essa matéria às pressas. Disse que o projeto foi analisado e que nada mudará no Colégio Pólo Agrícola, e que jamais votaria qualquer matéria que prejudicasse a vinda de empresas para nossa cidade, não dizendo que quem votou contra, teria votado contra emprego. Acredita no Prefeito Vicente Guedes, que quando enviou essa mensagem para esta Casa, sabia o que estava fazendo.
Felipe Farias: Vê que votou com consciência e foi além, já que o espaço é muito grande, porque não se fazer uma parceria com o setor privado para disponibilizar um transporte para levar as pessoas ao Colégio Pólo Agrícola e, sendo a empresa Chinezinho ligada à questão de alimentos, as pessoas ligadas ao colégio poderiam produzir para a fábrica.
José Otávio: Disse que impor, exigir, gritar e ofender a quem nem participa do Plenário é demonstrar desequilíbrio frente a uma diversidade, a uma crítica. Reitera que não é contra a empresa Chinezinho, mas como o projeto foi tramitado, pois um Vereador disse que o projeto foi exaustivamente discutido, sendo mentira, os pareceres foram feitos e sequer estudados, inclusive o da Comissão de Justiça e Redação, na qual é o Presidente, não participando desse parecer, sendo um desrespeito. Disse que estará na inauguração da empresa Chinezinho, mesmo tendo votado contra o projeto, porque não está aqui para seguir cabeça de ninguém e está torcendo para que essa votação seja “tão consciente” como foi o da Previdência Própria, porque não se pode doar o que já tem dono, achando que pelo menos pudesse ter sido negociado, conversado.
Ata da Sessão 29/06/2009
Zan: Vereador Luiz Antonio continua sua fala comentando sobre a questão da doação do terreno do Colégio Pólo Agrícola, disse que essa matéria gerou uma controvérsia e não entende porque, pois nossa cidade precisa de empregos, gerando progresso, gerando desenvolvimento, sendo inaceitável que determinadas categorias da sociedade discutam sobre esse assunto. Disse que quem discutiu na Tribuna não leu a mensagem enviada pelo próprio Pólo Agrícola, onde está frisado que a qualquer momento o município pode revogar, desde que tenha necessidade do uso da terra.

3 comentários:

Mulher Atuante disse...

O que é inaceitável é que uma categoria coma a dos parlamentares se mostre tão sem projeto, sem raiz, tão perdida em seus conceitos de desenvolvimento e necessidades sociais. Não me espanta que uma frase como "é inaceitável que determinadas categorias discutam sobre o assunto" tenha vindo de quem veio. Esse rapaz é filho de peixes daquelas famílias que se acham eternamente detentoras da verdade, mais pelo dinheiro que tem do que pela capacidade de desenvolver idéias. O que me deixa triste é ver que a população ainda continua acreditando que a solução vem da elite e não enxerga o quanto esta é obtusa e limitada em sua visão social. Quando não só é locupletante mesmo. Ô dó...

Anônimo disse...

MAIS UMA VEZ EQUIVOCADA O TÍTULO DO POST, EIS QUE OS VEREADORES ATUAIS NÃO RECEBERAM VOTOS DE TODOS OS VALENCIANOS, EU MESMO NÃO VOTEI EM NENHUM DELES. SENDO ASSIM, TAL TÍTULO, "Veja a atuação do seu vereador", NÃO REPRESENTA A VERDADE.
OBRIGADO

Vitor Castro disse...

É, meu caro, mas são esses vereadores que o representam, tenha você (e eu) votado neles ou não. São hoje os nossos representantes na Câmara...