quarta-feira, 3 de março de 2010

A aula de História: a queda do Império romano

Num belo dia do ano 476 d.C o imperador Rômulo Ausgústulo perdeu o seu trono. E o poderoso império acabou... Os hérulos derrubaram (finalmente) o imperador. Crônica de uma morte anunciada. O que acontecerá com Roma? Aguardem o próximo capítulo...

2 comentários:

Anônimo disse...

CAIU O IMPERADOR ROMANO!!! Mas o Circus Maximus continua com sua grande tenda armada e o destino de Roma, lamentavelmente, está na mão das hordas bárbaras e dos senadores sem escrúpulos ou competência! Pobre Roma, Felix!!

Anônimo disse...

O grande historiador Edward Gibbon (in. The History of the Decline and Fall of the Roman Empire) considerou Rómulo Augústulo um usurpador. Ao que parece, houve um conluio de alguns generais poderosos com membros do Senado romano para a imposição de seu nome. Julius Nepos era considerado legítimo. Incrivel como a lingua latina é bela. O protetor de Romulo Augústulu era o general Flavio Orestes, que dominava de fato o império. Flavio Orestes liderou os "foederati" na empreitada para tomar o poder. Dizem as más linguas (e não Gibbon) que os "foederati" representavam alguns clãs com uma moral altamente seletiva. Sempre muito seguros em dizer que engrandeciam o Império, mas capazes de silenciar quando todos os tribunos acusavam seus parentes e chefes. Mais ou menos assim: "não é comigo! não sei o que dizem".
Ainda bem que isso está bem longe no tempo e no espaço, não é?

Henry Walton