terça-feira, 2 de março de 2010

Barra do Piraí tem 1º Festival Estudantil de Cine e Vídeo

Entre os dias 6 e 10 de março, Barra do Piraí terá seu Oscar Estudantil de Cinema. A cidade vai sediar o 1º Festival Internacional Estudantil de Cine e Vídeo, uma grande festa para alunos das redes pública e privada. A iniciativa é um desdobramento do Projeto Luz, Câmera, Educação!, da Prefeitura de Barra do Piraí, que oferece oficinas de audiovisual a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Nele foram produzidos 10 curtas-metragens, que concorrerão a premiações em várias categorias, como no Oscar americano.


A abertura e as exibições vão acontecer no Centro Cultural Aracy Carvalho di Biase, no campus do Centro Universitário Geraldo di Biase (UGB). Haverá ainda uma mostra na Praça Nilo Peçanha, no Centro da cidade. A Secretaria de Estado de Educação é parceira no projeto e será representada pela subsecretária de Comunicação e Projetos, Delânia Cavalcanti, e pela coordenadora tecnológica educacional do projeto, Marise Brandão. A iniciativa também conta com a parceria da Mauá Filmes e o patrocínio da Reluz Logística Reversa. A coordenação do festival está a cargo do Cinema Nosso e tem o apoio do SEBRAE/RJ.

Além dos filmes assinados pelos jovens, serão exibidas produções dos festivais juvenis Mostra Geração Brasil (Rio de Janeiro), Ibero Americano de Jovens Realizadores (Fortaleza) e Imagenes Jovenes (Argentina). Para os alunos do projeto, não houve tema específico para os filmes. O objetivo era exercitar a criatividade dos adolescentes, que exploraram assuntos do cotidiano, peculiaridades do folclore regional, gêneros de aventura ou fizeram uma leitura de fatos atuais.

Os alunos do Colégio Estadual Nilo Peçanha, por exemplo, rodaram o curta “Paradoxo”, sobre a história fictícia de um senador corrupto envolvido com um caso de pedofilia. Já os estudantes do Ciep 428 – Professora Mariana Coelho partiram para o gênero terror e filmaram “Uma Escola Mal Assombrada”, com direito à caracterização com monstros.

Os vídeos produzidos pelos Jovens Turistas também serão exibidos no festival. O projeto foi uma iniciativa pioneira da SEEDUC para aproximar Capital e interior por meio da inclusão cultural e digital dos estudantes do Ensino Médio, e aconteceu de agosto a dezembro de 2009.

A entrega da premiação, dia 10 de março, não poderia acontecer em data mais especial para a cidade. O encerramento do projeto casa com o aniversário de 120 anos de Barra do Piraí. O desfecho do festival vai acontecer na Praça Nilo Peçanha, às 18h. Para a mesma noite está programado um show da Banda Agenda. Nos demais dias, o festival começa às 17h. Veja a programação completa no blog http://poloaudiovisual.blogspot.com/


Fonte: Assessoria de Comunicação da SEEDUC

Retirado DAQUI

Nenhum comentário: