terça-feira, 12 de outubro de 2010

Sepe contesta declarações do novo secretário estadual de educação



A direção do Sepe contesta as declarações do novo secretário de estado de Educação, Wilson Risolia, que assumiu a pasta no dia 6 de outubro, afirmando que “irá pensar na Educação como um negócio e que vai basear sua atuação mantendo a política da meritocracia (com base nos resultados de avaliações periódicas feitas nas escolas estaduais)” - com a implementação de um sistema de metas com gratificações para professores e diretores, de acordo com o seu desempenho. Para o sindicato, tais afirmações demonstram que o governo do Estado planeja manter a sua política educacional implementada em 2006 e que resultou nos péssimos resultados das escolas estaduais no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado em julho e no qual as escolas do rio tiveram nota média de 2,8, ocupando a penúltima posição entre as redes estaduais do país inteiro.

O Sepe vai encaminhar um ofício para o novo secretário, solicitando uma audiência urgente para discutir a pauta de reivindicações dos profissionais das escolas estaduais. No encontro, a direção do sindicato vai reivindicar de Wilson Risolia o cumprimento das promessas do governador Sérgio Cabral de valorização da Educação. A categoria reivindica um reajuste salarial emergencial de 48%; cumprimento da lei do plano de carreira dos funcionários administrativos; vale-transporte; e incorporação imediata da gratificação do Nova Escola.

O Sepe também vai apresentar para o secretário de estado de Educação um depoimento da professora norte-americana Diane Ravitch, ex secretária adjunta de Educação do governo Clinton, no qual ela afirma que a política da meritocracia – que ela ajudou a implementar no seu país – acabou provocando a queda da qualidade do sistema educacional nos EUA. 

 

Um comentário:

Anônimo disse...

Procurei lá a diretoria e não encontrei. Cliquei em
NOMINATA DA DIREÇÃO DO SEPE/RJ
TRIÊNIO 2009-2012
e não abriu.
Afinal, quem é a diretoria do SEPE?