terça-feira, 29 de maio de 2012

Além das versões

Autor: Jânio de Freitas   Retirado do jornal Folha de São Paulo

Por que só passado um mês Gilmar Mendes quis dar à "Veja" sua versão do que Lula lhe teria dito?


Será sempre por mera preferência pessoal, ainda que de fundo político, a escolha que se faça entre as versões conflitantes de Gilmar Mendes e de Nelson Jobim para a conversa de Lula com o ministro do Supremo Tribunal Federal, que o acusa de tentar pressioná-lo para não apoiar o julgamento do mensalão antes das eleições. O que Jobim, única testemunha do encontro, nega.

Versão contra versão, de duas pessoas com o mesmo grau de confiabilidade. Mas o impasse não evita uma outra questão importante em vários sentidos.

O encontro, no escritório de Nelson Jobim, foi em 26 de abril. Por que só passado um mês Gilmar Mendes quis dar à "Veja" sua versão do que Lula lhe teria dito?
A hipótese plausível é a de lançar a granada o mais próximo possível das eleições, mas não tanto que tornasse óbvia a intenção.

Pode haver outras hipóteses, não formuláveis, porém, porque só poderiam decorrer de motivos (ainda) misteriosos.

Também não há hipótese plausível para o encontro com Gilmar Mendes, pedido por Lula a Nelson Jobim, senão o de obter a simpatia do ministro do STF para o julgamento mais tarde, contra as fortes pressões para apressá-lo.

Neste caso, a ideia do encontro seria uma falha desastrosa da sensibilidade de Lula.
Vêm lá da relação com Collor e seu governo, até como seu defensor na sessão do Senado para o impeachment, as evidências do convívio áspero de Gilmar Mendes com a existência do PT. E, na origem dessa posição ou por extensão dela, com Lula.

Foram inúmeras as manifestações de Gilmar Mendes hostis ao governo Lula. Por mais de uma vez, chegou a dizer, no seu estilo exaltado, que vivíamos então em "um Estado policial".
Se não no trato jurídico, nas atitudes pessoais Gilmar Mendes deu todas as indicações de que seria a última pessoa a quem Lula poderia levar uma proposta de índole política. E de conveniência sua e do PT nas eleições. Em São Paulo, sobretudo.

Lula foi movido por propósitos políticos, portanto, na versão divulgada por seu interlocutor. E Gilmar Mendes, que propósitos o moveram, se não foram políticos, para lançar sua granada 30 dias depois de a ter recebido, segundo sua versão? E quando o assunto da antecipação do julgamento já estava bastante esvaziado.

Tanto por Lula não haver procurado outros ministros do STF, como alguns disseram, quanto pelo avanço, dentro e fora do Supremo, da disposição de apressar a entrada do mensalão na pauta do tribunal.

Na versão de Gilmar Mendes, Lula teria "insinuado" uma espécie de troca: o apoio ao julgamento pós-eleições e, da sua parte, a proteção na CPI do Cachoeira contra o assunto de uma estada do ministro do Supremo com Demóstenes Torres na Alemanha.
Aí já seria outro capítulo.

Para a CPI declarada sujeita a manipulação, para Lula pela imoralidade da troca proposta, e para Gilmar Mendes posto sob suspeições. Tudo, porém, se perde no impasse da versões conflitantes e inconfirmáveis, ambas.

11 comentários:

Anônimo disse...

Vixe, quem olha o tema do post já deve imaginar muitas coisas, mas achar algo diferente que o Inimputável Lula não tentou chantagear o Gilmar é muita burrice. Os fatos que vieram a público até o momento deixam claro isso. Outra, quem falou que foi o Gilmar que falou algo com a Veja???? Pelo que sabemos, e creio que não possamos passar disso, a revista apurou tal fato, após isso e somente isso, é que foi confirmado pelo Gilmar.

Anônimo disse...

Conforme consta no Blog do Pannunzio....(http://www.pannunzio.com.br/)... Saiba por que Gilmar Mendes resolveu revelar o assédio de Lula a Veja

O que você vai ler abaixo não é inferência, interpretação nem opinião. É informação. Este post vai revelar o motivo pelo qual o ministro Gilmar Mendes decidiu contar à Revista Veja detalhes da insidiosa conversa com o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva ocorrida no dia 26 do mês passado.

Desde que a revista chegou às bancas, três perguntas recorrente e importantes permaneciam sem resposta: Por que Gilmar Mendes resolveu agir dessa forma? Por que o atraso de um mês entre o fato e a versão apresentada pelo ministro? Gilmar tem como provar que ouviu de Lula o que disse ter ouvido no escritório de Nelson Jobim?

Uma parte das respostas está contida na entrevista na entrevista concedida hoje ao Jornal Zero Hora. Disse o ministro:

“Fui contando a quem me procurava para contar alguma história. Eu só percebi que o fato era mais grave, porque além do episódio (do teor da conversa no encontro), depois, colegas de vocês (jornalistas), pessoas importantes em Brasília, vieram me falar que as notícias associavam meu nome a isso e que o próprio Lula estava fazendo isso”.

Em seguida, a entrevista envereda pela seara de outros assuntos — as intrigas da CPI do Cachoeira. A repórter pergunta a Gilmar Mendes: “Jornalistas disseram ao senhor que o Lula estava associando seu nome ao esquema Cachoeira?”. Ao que o ministro responde: “Isso. Alimentando isso”.

Alimentando isso.

Não era o que o ministro queria dizer. Se tivesse sido questionado, teria contado que foi procurado por duas importantes jornalistas dias atrás para saber da mesma história. Espantou-se com o vazamento. Apesar de constrangido, ele havia decidido falar sobre o assunto apenas com alguns de seus pares, pessoas discretas que jamais revelariam a conversa constrangedora. E mantê-la longe dos jornais.

Essas jornalistas são profissionais respeitabilíssimas. Ocupam posições importantes em uma empresa não menos. A história chegou a elas por intermédio de uma fonte crível que preza da amizade de ambos, Gilmar e Lula.

Sabe como a fonte ficou sabendo do diálogo ?

Porque Lula contou.

Isso mesmo. Foi Lula em pessoa quem cometeu a indiscrição de falar sobre a conversa com Gilmar Mendes, descendo ao nível dos detalhes que agora estão expostos por iniciativa do ex-presidente do STF.

Esta é a razão oculta por trás da “inconfidência” do ministro Gilmar Mendes. E também a justificativa para a incapacidade do ex-presidente da República de fazer um desmentido cabal, como o assunto exigiria caso o magistrado pudesse ser desmentido.

Não pode. Há testemunhas muito bem identificadas no caminho da informação que transitou entre o escritório de Jobim e as páginas de Veja.

Se alguém falou demais, não foi Gilmar Mendes. Foi Lula. Simples assim.

Quem fala demais dá bom-dia a cavalo. Deu no que deu.

Anônimo disse...

A ÚNICA COISA QUE EU QUERIA SABER É QUEM ROEU A CORDA.

OU O LULA NÃO CUMPRIU O QUE PROMETEU AO GILMAR, OU VICE-VERSA.

MINISTRO DO STF É NOMEADO, TUDO PAU MANDADO.

Anônimo disse...

Desta vez não teve a balela do "EU NÃO SABIA(do MENSALÃO)". INDIGNADOS estão os brasileiros com a impunidade dos membros da sofisticada quadrilha identificada no STF, pois ninguem foi preso e nenhum centavo do dinheiro público desviado foi recuperado.Em consequência, os escândalos de desvios de dinheiro público dispararam nestepaiz, aumentando os tentáculos do MENSALÃO como no caso DELTA, o WATERFALL do governo atual e do GARGANTA PROFUNDA CARLINHOS CACHOEIRA. Não sobra dinheiro para aposentados e servidores públicos, muitos com salários congelados de três para mais anos, sem nenhuma perspectiva de reajuste nos próximos anos, a segurança pública nem falar porque a ONU registra 50.000 homicídios/ano nestepaiz desde 2003. O maior incentivo para os comunistas desviarem dinheiro público é a passividade dos trabalhadores e aposentados, conformados com a miséria nos seus salários/aposentadorias e, ainda, re-elegem os políticos mensaleiros e guardanapeiros. O ZUMBI-MENSALEIRO deveria estar em casa rezando pelos dias a mais de vida, ao contrário tenta obstruir a corte máxima destepaiz no julgamento de crimes de desvio de dinheiro público...

Anônimo disse...

Saiba por que Gilmar Mendes resolveu revelar o assédio de Lula a Veja O que você vai ler abaixo não é inferência, interpretação nem opinião. É informação. Este post vai revelar o motivo pelo qual o ministro Gilmar Mendes decidiu contar à Revista Veja detalhes da insidiosa conversa com o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva ocorrida no dia 26 do mês passado. Desde que a revista chegou às bancas, três perguntas recorrente e importantes permaneciam sem resposta: Por que Gilmar Mendes resolveu agir dessa forma? Por que o atraso de um mês entre o fato e a versão apresentada pelo ministro? Gilmar tem como provar que ouviu de Lula o que disse ter ouvido no escritório de Nelson Jobim? Uma parte das respostas está contida na entrevista na entrevista concedida hoje ao Jornal Zero Hora. Disse o ministro: “Fui contando a quem me procurava para contar alguma história. Eu só percebi que o fato era mais grave, porque além do episódio (do teor da conversa no encontro), depois, colegas de vocês (jornalistas), pessoas importantes em Brasília, vieram me falar que as notícias associavam meu nome a isso e que o próprio Lula estava fazendo isso”. Em seguida, a entrevista envereda pela seara de outros assuntos — as intrigas da CPI do Cachoeira. A repórter pergunta a Gilmar Mendes: “Jornalistas disseram ao senhor que o Lula estava associando seu nome ao esquema Cachoeira?”. Ao que o ministro responde: “Isso. Alimentando isso”. Alimentando isso. Não era o que o ministro queria dizer. Se tivesse sido questionado, teria contado que foi procurado por duas importantes jornalistas dias atrás para saber da mesma história. Espantou-se com o vazamento. Apesar de constrangido, ele havia decidido falar sobre o assunto apenas com alguns de seus pares, pessoas discretas que jamais revelariam a conversa constrangedora. E mantê-la longe dos jornais. Essas jornalistas são profissionais respeitabilíssimas. Ocupam posições importantes em uma empresa não menos. A história chegou a elas por intermédio de uma fonte crível que preza da amizade de ambos, Gilmar e Lula. Sabe como a fonte ficou sabendo do diálogo ? Porque Lula contou. Isso mesmo. Foi Lula em pessoa quem cometeu a indiscrição de falar sobre a conversa com Gilmar Mendes, descendo ao nível dos detalhes que agora estão expostos por iniciativa do ex-presidente do STF. Esta é a razão oculta por trás da “inconfidência” do ministro Gilmar Mendes. E também a justificativa para a incapacidade do ex-presidente da República de fazer um desmentido cabal, como o assunto exigiria caso o magistrado pudesse ser desmentido. Não pode. Há testemunhas muito bem identificadas no caminho da informação que transitou entre o escritório de Jobim e as páginas de Veja. Se alguém falou demais, não foi Gilmar Mendes. Foi Lula. Simples assim. Quem fala demais dá bom-dia a cavalo. Deu no que deu. http://www.pannunzio.com.br/

Anônimo disse...

Nelson Jobim parafraseou Nelsom Rodrigues, já faz algum tempo, dizendo que os idiotas estão perdendo a modéstia. Segundo algumas especulações da imprensa, referia-se aos seus colegas de Governo. Pois bem, Nelsom Jobim perdeu a compostura ao intermediar esse encontro para tentar aliviar a turma do mensalão ou foi traído por Lula? O fato é que a seriedade de Jobim sai chamuscada deste episódio. Lula todos conhecem e dele espera-se tudo na proteção de seus pares, mas quanto a Jobim a coisa não deixa de ser surpreendente pelo menos até certo ponto.

Anônimo disse...

Caraculas... quanto mais mexe,mais fede. Sabe quem orientou Lula a deitar merda no leite: Filipi Fúlgido Faras, o cabra das verdinhas.

Anônimo disse...

E desde de qdo o Gilmar é uma pessoa confiável. Ele tá querendo é tirar o dele da reta. Não se esqueçam do envolvimento dele com o Demóstenes . Tá com medo. O nome dele aparece nas investigações. O que tudo indica é que o Lula caiu numa armadilha pelo que já foi divulgado nos blogs.
* Se as jornalistas em questão forem ligados ao Pig, é sinal que vocês acreditam em papai noel.
* Só dá pra acreditar nessa versão se ficarmos sabendo q são as mesmas . Não dá pra acreditar em historinhas de pé de ouvido e não saber a autoria da mesma.

Anônimo disse...

Em tempo, o ministro em questão foi indicado pelo FHC!
Ele já se envolveu em várias polêmicas!

Anônimo disse...

Essa reportagem foi tirada da Folha!!!!!!!!!!!!!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Folha ,Estadão , Globo .
Estão fazendo uma artilharia contra o governo e também contra a CPI do Cachoeira, no intuito de salvar a Veja.
Diretamente, por enquanto, só ela tá envolvida no esquema do Cachoeira.
* Sua linha de trabalho já foi condenada pelo FENAJ.

Anônimo disse...

Na verdade,de uma forma ou de outra,as máscaras estão caindo.
Isso é mto bom.