domingo, 14 de outubro de 2007

A política dos agradecimentos.....

Resolvi postar esta mensagem para divulgar um fenômeno bem antigo da política valenciana: as placas de "agradecimento" aos políticos pela realização de obras em nossa cidade. Ao passear pelas ruas de nossa cidade, percebo sempre o mesmo esquema: "Associação tal agradece político pela realização de tal feito" ou então uma outra bem pior, utilizada na chegadas de "grandes" políticos em nossa cidade, "O político X agradece a presença do senhor Fulano em nossa cidade". Comecei a pensar sobre o que essas placas querem dizer com essas expressões. Minha explicação para esse fato é a seguinte: A utilização dessas placas servem para "divulgar" para a população a paternidade das obras. É muito comum ouvirmos a expressão "lei do vereador x, lei do vereador y" O que não sabemos que isso não é possível já que, para a aprovação de uma Lei, é necessário a votação de todos os vereadores. Ao ler até está parte, um crítico poderia falar: mas isso que você está falando é uma mera obviedade, já que todos sabem disso. Eu desconfio dessa obviedade. Penso que seria muito interessante investigarmos esses fenômenos das placas de agradecimento partindo da idéia da existência de "currais" eleitores divididos nos bairros da nossa cidade. Acredito também que estas placas são sintomas da privatização da política, de torna-lá uma coisa bem personalista tanto para aqueles que estão dentro da instituição política como para aqueles que já possuem a expectativa de entrar nesse jogo político. Em resumo: esse negócio de ficar "agradecendo" pessoas por elas estarem realizando aquilo que elas se propuseram a fazer é uma coisa ridícula. Como sociedade política temos que observar quais os interesses por detrás dessas Placas.

3 comentários:

Bebeto disse...

Regnas, excelente observação!

Chegamos a absurdos tamanhos nesses "agradecimentos" que só falta aparecer um dia: "o prefeito agradece ao prefeito pela limpeza do bueiro no bairro".

Na última edição da publicação "O Povo", outro absurdo aconteceu quando vi o seguinte, não necessariamente com essa palavras: "o evento ocorreu numa parceria da PMV com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo".

Ora, como assim? Seria o mesmo que dizer: "A Rede Jovem Valencina, em parceria com a publicação Valença em Questão".

Não há o mínimo conhecimento das esferas públicas, de gestão, de nada. Triste quadro. Mas um dia muda.

O blog do Valença em Questão agradece ao Sanger por sua participação, hahahaha.

Anônimo disse...

Sobre esse assunto eu também vi uma faixa esses dias bem curiosa, lá no bairro do Sanger (Bairro de Fátima). Na praça do bairro tinha uma faixa, se não me engano, com um agradecimento ao Ronaldo Lambert (não sei como se escreve) que acho que é o presidente da associação de bairros de lá. Até ai tudo bem, com um único porém, a faixa era de autoria da própria associação de moradores. Bem do estilo citado ai em cima..rs

O mais curioso disso tudo é que a faixa foi rasgada, alguns dias depois, somente onde tinha o nome do Ronaldo Lambert. Talvez isso seja um indicio de que as pessoas estão começando a perceber as segundas intenções dessas faixas e placas.

Anônimo disse...

caro amigo, la na avenida tambem tem uma faixa mas creio que essa faixa não tem fundo de alghuem ganhar voto pois ela fundpo eleitoreiro, pois esta escrito contra os candidatos.
aqui esta seu iptu
basta!!!!!!!!
15 anos
prometendo
bem ta visivel que a praça la do bairrota esquecida ou é pq um candidato faz e outro não termina