quarta-feira, 1 de outubro de 2008

O que eu entendo

O que eu, como integrante do grupo há 2 anos e meio, entendo sobre o movimento Valença em Questão, em poucas palavras, é que além de buscar e estimular a discussão em nossa cidade por um projeto de gestão pública mais eficiente e justo, é que ele sempre esteve preocupado com as minorias, sempre apoiou os que sofrem algum tipo de opressão da ordem vigente, os que não tem espaço na grande mídia para expor sua luta e seu ponto de vista. O movimento, através do jornal Valença em Questão, nunca se recusou a deixar claro que esteve ao lado do MST, dos moradores da ocupação Gisele Lima na Varginha ou do SEPE nas lutas destes movimentos por conquistas de seus direitos.

Quando vejo aqui no blog, pessoas pedindo para declararmos abertamente nosso apoio a determinado candidato, vejo o quanto essas pessoas desconhecem nosso objetivo e o que temos feito (muito pouco perto do que gostaríamos, mas enfim, isso é outra discussão) nesses três anos de movimento e jornal Valença em Questão.

Não temos um só candidato que apoiamos, por sermos um grupo heterogêneo, como já foi dito, com muitas afinidades ideológicas, porém com independência para exercer sua cidadania através do voto de forma livre. Confesso que eu, e acho que a maioria dos integrantes do movimento, adoraria ter um candidato ao qual defender e levantar a bandeira, como a maioria dos comentaristas deste blog. Mas não é o caso, nenhum dos candidatos nos suscita tanta emoção. Por isso não apoiamos abertamente nenhum dele. E esperamos, sinceramente, que nas próximas eleições exista algum ao qual a gente possa apoiar de peito aberto, e não por conta de interesses pessoais, ou dinheiro, mas porque acreditamos no caráter e proposta política do mesmo.

Fazemos questão de nos mantermos uma mídia e um movimento independente para podermos nos expressar sem qualquer rabo preso. É comum ouvirmos as pessoas perguntarem, “esse jornal é de quem?”, tão acostumados que estão de verem a mídia em Valença a serviço de interesses políticos de um ou de outro manda-chuva. Fico orgulhosa de poder dizer que esse jornal é de NINGUÉM é de TODOS, queremos que, cada vez mais, as pessoas se apropriem dele, colaborem com textos, sugestões de pauta, críticas. Nós, inclusive, precisamos contribuir com uma quantia mensal para que o jornal seja impresso, circule e seja distribuído pela cidade gratuitamente. Fazemos isso porque prezamos acima de tudo por essa liberdade.

Por isso, estaremos sempre dando espaço, seja no blog, seja no jornal a todos que tenham alguma informação ou assunto relevante para os leitores, como foi a carta do SEPE, que por coincidência o primeiro a assinar foi o Vicente, mas se tivesse sido o Álvaro, ou o Afonso ou a Vivili, estaria postado da mesma forma. Assim como daremos espaço a direito de respostas a quem se achar lesado com alguma publicação, como já fizemos com a ex-secretária de cultura de Valença Danielle Dantas, por exemplo. Temos a maior preocupação em ser um espaço o mais democrático possível.

Não estamos aqui para malhar ninguém, nem louvar ninguém. Estamos aqui para apoiar ações, lutas e reivindicações que entendemos ser legítimas para a sociedade e para denunciar e criticar atos que prejudiquem ou venham contra o interesse da população valenciana. Temos nossas limitações, reconhecemos que o que fazemos ainda não é o suficiente, mas ainda achamos que é preciso fazer, do jeito que dá, sem querer ser perfeito, ao invés de ficar de braços cruzados reclamando.

29 comentários:

Juliane Abrás disse...

É isso aí.
Eu frequento este espaço para expor minhas idéias.
Minha preferência certamente é pelo Dr. Alvaro.
Realmente deu a entender que vocês tinham prefer~encias pelo VG.
Mãs, não tem importância.
Continuo confiando no trabalho do SEPE e frequentando o Blog

Anônimo disse...

Leticia,

é muito bonito o que vc escreveu, mas é complicado acreditar vendo essas postagens que tem sido colocadas no blog que se contradizem com o que voce diz.


Como no caso de o andre correa nao ter falado nada de mais e vcs mudaram de opiniao sobre uma pesquisa..rs

Danilinho Serafim disse...

Parabens Letícia!!!!

Maravilha de texto, acho que contempla a todos nós que fazemos parte do movimento Valença em Questão.

Samir Resende disse...

Nossa letícia, que texto definitivo!

Como vc escreve bem, menina!

Fica escondendo o jogo por pura modestia e charme!

aff!!!

fael disse...

Grande Letícia!!

Nós (do movimento Valença em Questão) estamos querendo mostrar para muitos que comentam neste blog que não temos um posicionamento favorável a nenhum candidato.

Mas percebo que por mais que tentemos isso, não conseguiremos convencer muitos sobre isso. Por isso, desde já digo que não vou tentar convencer ninguém (poque não acredito ser possível), apenas argumentar em favor da nossa coerência. Abaixo segue minha tentativa.

Nosso jornal apresentou entrevista com todos os candidatos. E na entrevista do Álvaro nós não cortamos a parte em que ele se explica quanto aos salários atrasados e nem quanto aos seus feitos pela educação.Se nós quiséssemos realmente prejudicá-lo com as postages que fizemos sobre o SEPE , parece razoável que iríamos omitir essas perguntas e respostas do Álvaro dentro do nosso jornal, não acham?? Mas nós não fizemos, pelo contrário, fizemos questão de colocá-la quando editamos esta entrevista.

Se estivéssemos a favor do Vicente Guedes nós não iríamos manter, na entrevista que ele nos deu, a parte em que ele diz que não tem um projeto a curto prazo para agricultura, não acham?? Afinal, isto é uma fala onde ele deixa os nossos agricultores sem qualquer esperança (pelo menos na minha avaliação).

Por que criticamos o André por chamar nossa enquete de pesquisa (embora compreendamos que no calor da campanha nós dizemos coisas que não fazem sentido)? Porque não se pode confundir enquete com pesquisa, já que o significado destas duas coisas são distintas; sendo assim, é lógico que é um equívoco chamar uma coisa por um nome diferente (é como chamar o animal cachorro pelo nome cavalo). E isso se torna um equívoco grave na medida em que este equívoco pode dar margem para acusações e condenações. Por isso o jornal deve mostrar um posicionamento firme frente a isso. Não porque somos contra o André especificamente, mas porque defendemos a integridade do jornal. Se fosse o Vicente que confundisse a enquete com uma pesquisa nós falaríamos o mesmo, tenho certeza.

Bem, estas são minhas razões apresentadas em defesa da independência do MVQ. Estou aberto para ouvir a contra-argumentação.

letícia disse...

Obrigada pelos elogios, pena que retiraram o texto para que mais pessoas não tivessem acesso.
Vocês me comovem me fazem ter a certeza maior de que escolhi o candidato certo.
E olha que nem sou cabo eleitoral, hein.
Valeu Alvaro.
Eles não me convencem.
Continuo 10! Beijinhos. Letícia.

Anônimo disse...

É isso aí Letícia.
Iniciei a campanha com o dr. alvaro este ano.
ele sempre esteve na liderança e olha que sem grana hein?
agora todo mundo já viu que ele é o melhor e se juntaram ao bom.
Continuo 10. DEZ!

Anônimo disse...

Tá, tá, tá hoje vamos bombar!
Jardim de Cima 7:00 horas
DEZ!

Anônimo disse...

estarei ate debaixo de chuva para impedir o pinguim e sua gangue de se instalarem na nossa cidade. viva alvaro cabral e dez com certeza. nao sou cabo eleitoral e nao ganho um centavo de nimguem, so pra constar.

Anônimo disse...

O que seria "sacrificosa"?

letícia eu disse...

Não sei dizer.
Necessito da frase interira, mas, deve estar relacionado a sacrifício (privação de algo que se quer muito).
è o caso do VG Está se sacrificando, quer tanto..., mas, não vai levar.
Beijos
Letícia (eu)

Anônimo disse...

LF

ULTIMAMENTE TENHO ACOMPANHANDO ESTE BLOG, PRINCIPALMENTE DEPOIS QUE LI O ULTIMO EXEMPLAR, PORÉM, GOSTARIA DE DEIXAR MINHA OPINIÃO SOBRE O QUE TENHO CONSTATADO. ANTES, QUERIA RESSALTAR QUE ULTIMAMENTE O QUE TEM PREDOMINADO, FORA VÁRIAS COLOCAÇÕES ACERTADAS, SÃO AS BAIXARIAS E ACUSAÇÕES QUE SÃO FEITAS, O QUE NÃO CONCORDO. SEI QUE VIVEMOS NUM PAÍS DEMOCRÁTICO E ESTE ESPAÇO ACABA SENDO UM MEIO DE VÁRIAS PESSOAS COLOCAREM SUAS IDÉIAS, O QUE SÓ VEM A FORTALECER A DEMOCRACIA, PORÉM É PRECISO TER RESPEITO COM AS PESSOAS E NÃO APELAR PARA BAIXARIAS.
TODO MUNDO TEM DIREITO DE VOTAR EM QUALQUER CANDIDATO, MAS É PRECISO VOTAR COM CONSCIÊNCIA POIS O QUE ESTÁ EM “JOGO” É O FUTURO DE NOSSA CIDADE.
PORÉM, UM DOS ASSUNTOS QUE GANHOU DESTAQUE FOI O SEPE, O QUAL COLOCOU PARA TODOS OS CANDIDATOS UMA “CARTA COMPROMISSO” A SEREM ASSINADAS PELOS MESMOS. O QUE DE CERTA FORMA É VÁLIDA, PORÉM, ASSINÁ-LA OU NÃO, NÃO É UMA OBRIGAÇÃO COMO ESTÁ SENDO COLOCADO OU TOMOU “ARES”. POR MAIS QUE SEJAM VÁLIDAS AS SUAS PROPOSIÇÕES OU “COMPROMISSO” É PRECISO RESPEITAR QUEM NÃO ASSINOU, ATÉ PORQUE NINGUÉM É OBRIGADO A ACEITAR TODAS AS IDÉIAS CONTIDAS ALI. ISSO POR DIVERSOS MOTIVOS. NO CASO ESPECÍFICO DO SEPE, É NECESSÁRIO OUVIR PESSOAS NÃO ENVOLVIDAS OU QUE NÃO TENHAM OUTROS INTERESSES OU, PRINCIPALMENTE QUE TENHA OUTRAS IDÉIAS, AS QUAIS PODEM SER MELHORES, OU VOCÊS NÃO CONCORDAM? É PRECISO DEBATER MAIS, OUVIR MAIS E NÃO “FORÇAR” QUALQUER PESSOA A ASSINAR. DA FORMA QUE VEM SENDO COLOCADA POR VOCÊS, TOMOU ARES POLÍTICOS.
ONTEM TEVE UM COMENTÁRIO SIMPLES MAS QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO, QUAL SEJA, O QUE FALAVA QUE O VQ E O SEPE SÃO “MOVIMENTOS” INDEPENDENTES, PORÉM, NÃO É O QUE VEM SENDO PASSADO, NÃO SEI SE POR TER PESSOAS NOS DOIS MOVIMENTOS, OS MESMO PARECEM ESTAR QUERENDO POLITIZAR TAL ASSUNTO, SUPERDIMENSIONANDO-O, COM INTERESSES ESCUSOS OU OUTRO QUALQUER. MAS É A IMPRESSÃO QUE ESTÁ SENDO PASSADA. CREIO QUE ALGUNS DE VOCÊS TEM INTERESSE POLÍTICO NO FUTURO, O QUE É VÁLIDO, MAS NÃO AGINDO DESTA FORMA.
É PRECISO RESPEITAR, OPINIÕES, PESSOAS, CANDIDATOS, CREDOS E ETC...
PARA TERMINAR, SERIA QUE VOCÊS USASSEM UM MODERADOR INDEPENDENTE, OU QUE NÃO DEIXASSEM PESSOAS COM CERTO INTERESSE POLÍTICO QUE ESTÃO NO MEIO DE VOCÊS, COLOCASSEM TEMA A SER “DEBATIDO”, PARA ENTÃO, TORNÁ-LO MAIS IMPARCIAL E MENOS POLÍTICO (INTERESSE CLARO).
DESTA FORMA, FICA REGISTRADA MINHA OPINIÃO.

OS. ANTES DE TERMINAR, QUERIA RESSALTAR QUE NÃO VOTO EM VALENÇA, NÃO GANHO DINHEIRO PÚBLICO, PORÉM TENHO MINHA OPINIÃO SOBRE OS CANDIDATOS E SOBRE AS ELEIÇÕES.

AGRADEÇO O ESPAÇO.

CORDIALMENTE,
LF

Felipe Duque (Valença) disse...

Letícia expôs muito bem!heehheehe

O problema é que os cabos eleitorais estão tão alienados que eles se negam a enxergar o óbvio.

Anônimo disse...

Parece que o Alvaro colocou os cabos eleitorais de plantão no Blog.Até agora ninguém das outras candidaturas se pronunciaram.Então pode acreditar que essa vantagem é puramente artificial! Até domingo o blog vai bombar!
J.C.

Anônimo disse...

essa e uma grande piada pra alguns nao se pode manifestar a vontade de votar no alvaro que e cabo eleitoral pago!!que ridiculo, quem paga cabo eleitoral pra encher comicio e ainda traz da cidade vizinha e o sr vicente guedes. voto no dr alvaro porque ele e honesto.10 com certeza

Anônimo disse...

FIZERAM UM VÍDEO MUITO ENGRAÇADO DO VICENTE GUEDES E TA NO YOU TUBE
É SÓ ACESSAR.KKKKKKKKKKKKKKK...

http://br.youtube.com/watch?v=PMcAGMGa2GQ&feature=related


http://br.youtube.com/watch?v=ouW9rXYyYsI

Anônimo disse...

OLHA, QUE O BLOG, A PRINCÍPIO, APESAR DE FALAREM QUE NÃO APOIAM NINGUÉM, TODOS NÓS SABEMOS QUE PELO QUE ESTÃO COLOCANDO, PRINCIPALMNETE PELO SEPE(LEIA-SE SAMIR) APOIAM SIM, SIMPLESMENTE POR UMA "CARTA COMPROMISSO".... DEVEMOS RESPEITAR IDÉIAS E OPINIÕES, CADA CLASSE VÊ SEU LADO, SEI QUE A EDUCAÇÃO É MUITO IMPORTANTE, PARA NÃO DIZER A MAIS, PORÉM, A LONGO PRAZO, PRINCIPALMNETE PQ, SOMENTE NO FUTURO QUE COLHEREMOS O "FRUTO' DE UM INVESTIMENTO AGORA. MAS, POR FAVOR, VAMOS VER COMO ESTÁ A ADMINISTRAÇÃO AGORA (É POSSÍVEL TODAS AS REIVINDICAÇÕES AGORA?) VCS SABEM AS CONDIÇÕES DA PREFEITURA HOJE? TEMOS QUE SABER PARA DEPOIS COBRAR....NÃO ACHAM?
O QUE VCS ESTÃO FAZENDO, PRINCIPALMENTE SEM MODERADOR, É HIPOCRISIA....VEJAM O SAMIR.....NÃO RESPONDE NADA....COISA NENHUMA, SARCASTICAMENTE E ACHANDO QUE NÃO DEVE NADA PARA NINGUÉM....VAMOS VER DAKI A 4 ANOS......ESSE ANO JÁ QUERIA SER CANDIDATO ( A PREFEITO, OU É MENTIRA?)CHEGA DE HIPOCRISIA.......TOMEM PARTIDO....UM POR UM.....
AH, LEMBRO DA ENTREVISTA QUE VCS FIZERAM COM OS CANDIDATOS, APERTARAM O ALVARO E QUANDO PERGUNTARAM PARA O VG, ACEITARAM SUAS VAGAS RESPOSTAS......HIPÓCRITAS...
AH, NÃO VOTO AKI E NÃO RECEBO DE QUALQUER ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA....SOU AUTÔNOMO.....

Anônimo disse...

que fiquemos juntos e lutemos pelo melhor de Valença, mas sem hipocrisia e sarcasmo.......o que vc acha Samir.....????sei que vc acha nada e seacha vai responder, "como sempre" "sem compromisso" "se achando bonito", porém sem conteúdo, apenas interesse....ou o SEPE, como vc diz é su interesse?

Anônimo disse...

ah é, hoje é quinta, amanhã não tem aula, está vendo a lua, ets....muito ocupado com o futuro de Valença....tem outras preocupações......"pegador" do jeito que é, sem falar em ser fura olho........

mulher ativa disse...

Cara Letícia,
Minha mãe diria que vc é "uma gracinha" escrevendo! Na minha opinião vcs fazem muito bem a parte que lhes cabe. Promovem debates, abrem espaços... Quem sabe esse "algum candidato" a quem vc se refere não está bem pròximo ao grupo de vcs ou dentro dele? Torço para que sim, pois vcs me passam uma impressão muito saudável, faz tempo que não sentia isso! Parabéns!

Anônimo disse...

Trbalhão pra achar o vídeo e ninguem comenta.Ou vcs não sabem entrar no youtube?

É só copiar esse link ai e colocar na barra de navegação:
FIZERAM DOIS VÍDEOS MUITO ENGRAÇADOS DO VICENTE GUEDES E TA NO YOUTUBE
É SÓ ACESSAR.KKKKKKKKKKKKKKK...

http://br.youtube.com/watch?v=PMcAGMGa2GQ&feature=related


http://br.youtube.com/watch?v=ouW9rXYyYsI

Anônimo disse...

Trbalhão pra achar o vídeo e ninguem comenta.Ou vcs não sabem entrar no youtube?

É só copiar esse link ai e colocar na barra de navegação:
FIZERAM DOIS VÍDEOS MUITO ENGRAÇADOS DO VICENTE GUEDES E TA NO YOUTUBE
É SÓ ACESSAR.KKKKKKKKKKKKKKK...

http://br.youtube.com/watch?v=PMcAGMGa2GQ&feature=related


http://br.youtube.com/watch?v=ouW9rXYyYsI

Virginia disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

E DOMINGO, É PSOL NA CABEÇA 50 NELES!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

é para zoar ou discutir idéias........kd o moderador........sumiu, tem alguém do VQ aí, estão em reuniões, aonde que está acontecendo????????

Adriele disse...

E para discutir idéias
Quero falar do que ví hoje: o que era aquilo...que mundão de gente acompanhando o Dr. Alvaro, que alegria.
E era povão hein?
O Haroldo mancebo ficou de queixo caído.
Vai perder muita aposta e terá que dar dinheiro para os justos.
Benfeito.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Viram a carreata do Alvaro?
Muitos diziam: é o vinte melou?

Anônimo disse...

Que carreata hein?
Quantos carros, quanta gente.
Povão!
10!