terça-feira, 23 de outubro de 2007

Prévia do VQ 26

Botafoguenses e outros,

Segue abaixo um texto do Danilo Neves Vieira Serafim, estudante de Direito, sobre a situação da Faculdade de Direito de Valença.

Na próxima edição, além deste artigo, já contamos com um texto da Marcelle Sales, estudante de História, sobre a conjuntura em que a FAA se encontra. A entrevista provavelmente será com o responsável pela prova do exame da OAB.

Um grande abraço,

Estrela Solitária - de volta com o melhor futebol do Brasil

Onde Está o Direito?

Em Valença já tivemos uma das faculdades de Direito mais respeitadas do Rio de Janeiro. Faculdade que exportou grandes figuras, onde nomes importantes na área jurídica já lecionaram, e que já foi reconhecida como centro de excelência de formação de bacharéis em Direito.

No entanto, vivemos um momento histórico negativo da nossa vida acadêmica e da nossa Faculdade de Direito. Obtivemos resultados vergonhosos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENAD) e no exame da OAB, colocando a FDV como uma das piores faculdades relacionadas pelo Ministério da Educação.


As razões desses resultados são anos e anos de atraso e conservadorismo da direção da FAA e da FDV, pois os cargos de direção da FDV são meramente políticos, o compromisso daqueles que dirigem a faculdade é apenas com quem os indica, deixando os acadêmicos em segundo plano e a mercê da vida profissional que virão a enfrentar fora da academia.

Dentro desse quadro triste e desanimador perguntamos: Qual a solução?


Minha impressão é que a solução só pode ser criada pelos únicos e reais interessados em elevar o nome da faculdade: nós, os alunos, e a sociedade valenciana. Afinal, se dependermos da capacidade de gestão de nossos atuais “manda-chuvas“, cada vez mais estaremos próximos da destruição da FDV. E escrevo isso sem exageros.

Ainda é tempo para que o movimento estudantil se estruture em Valença e combata com muita vontade os desmandos da direção da FAA e da FDV. A verdadeira força só virá do movimento estudantil forte, estruturado pela legitimação não só dos acadêmicos, mas também pela sociedade valenciana e pelos movimentos sociais.


Cabe a nós traçarmos uma jornada de lutas para que consigamos reerguer a FDV, com a apresentação de projetos e com mobilização para construirmos atos para tentarmos resgatar aquela velha faculdade de direito que um dia nossa cidade já teve.

Acredito também que toda a sociedade valenciana tem papel protagonista em lutar por sua faculdade que outrora já deu muito orgulho e alegria para Valença.

Portanto, devemos nos comprometer única e exclusivamente com a FAA e a FDV e nos mostrarmos favoráveis a um novo modelo de faculdade, já que este está fadado ao fracasso e não atende às demandas necessárias para a vida da FDV. Não podemos mais aceitar as mudanças superficiais com que tentam nos ludibriar. Devemos sim lutar por mudanças radicais na estrutura da faculdade e de toda a FAA.

E quanto àquela pergunta do título, não sei bem a resposta, sei apenas onde ele não está.

Danilo Neves Vieira Serafim – estudante de direito e secretário de comunicação do Diretório Central dos Estudantes da FAA

10 comentários:

Danilo Vieira Serafim disse...

Que beleza de texto hein...
Quem escreveu??rsrsrsr...sacanagem...
Po Bebeto põe Danilo N. Vieira Serafim, se não meu avô se sente desprestigiado.rsrsrs
Abraço

Anônimo disse...

é rapazinho,

vc precisa beber da fonte da humildade. O que você escreveu é o obvio(claro que é importante ser escrito). Mas esse problema é antigo, e até hoje a mobilização não aconteceu.

Acho que faltou você escrever as maneiras concretas para que as mudanças aconteçam, pq o que ta escrito ta todo mundo vendo a muito tempo.

Samir Resende disse...

'Ainda é tempo para que o movimento estudantil se estruture em Valença e combata com muita vontade os desmandos da direção da FAA e da FDV. A verdadeira força só virá do movimento estudantil forte, estruturado pela legitimação não só dos acadêmicos, mas também pela sociedade valenciana e pelos movimentos sociais"

"Cabe a nós traçarmos uma jornada de lutas para que consigamos reerguer a FDV, com a apresentação de projetos e com mobilização para construirmos atos para tentarmos resgatar aquela velha faculdade de direito que um dia nossa cidade já teve."

Neguinho (anômino) parece que n~]ao sabe ler...

Anônimo disse...

discurso é semrpe o mesmo.

qnd me referi a maneiras concretas, quis dizer atitudes pontuais, a serem tomadas agora, não podemos ficar sempre no campo das ideias(esse discurso eu ja cansei de ouvir: de movimento estudantil forte, estruturado pela legitimação não só dos acadêmicos, mas também pela sociedade valenciana e pelos movimentos sociais...e bla bla bla)

quero ver ações concretas!

saudaçoes rubro negras

Anônimo disse...

por isso falei para esse rapaizinho baixar a bola pelo texto obvio que ele escreveu, ao inves de ficar se vangloriando no comentario acima.

nao falou nada de novo.

da-lhe melhor do rio!

Capilo disse...

Concordo em parte com o companheiro flamenguista (e anônimo), de que é preciso ações pontuais, indicação de caminhos concretos. Mas se fosse tão simples, não estaria nesse texto, mas já teria sido realizada.

É preciso sim um movimento estudantil forte (e isso é raro, os estudantes não se mobilizam há muito tempo, e isso é péssimo. Como fazer para que eles comecem a agir coletivamente, a pensar em alternativas?).

Quando Danilo coloca que é importante não só os estudantes, mas que a sociedade civul participe, é de pessoas como você (ou não, se seu papel de restringir a criticar) passem a pensar nessas estratégias e programas de forma coletiva para que em algum momento possam se tornar ações mais concretas.

Primeiro é preciso vontade política das pessoas, de mudança. E essa vontade que parece vir dessa gestão do DCE é que é valiosa, de se mostrar aberta a discutir isso com a sociedade.

Vamos sim criticar, mostrar o que achamos estar errado, mas pensando o que poderia de fato ser feito. As críticas são sempre bem-vindas, e essa crítica em especial é válida, mas perde força (e toda a sua validade) quando critica apenas por criticar, sem pensar em contruir absolutamente nada.

Capilo disse...

Ah, e em relação ao comentário do Danilo, os "rsrsrsrs" me pareceram uma forma de mostrar que estava brincando, e não se vangloriando pelo texto.

É verdade que ele não falou nada de novo. Nem você, nem eu. Essa discussão ficando nesse "vamos fortalecer o moviento", "quero ações concretas", "esse rapaizinho (sic) tem que baixar a bola", e coisas do gênero, não vão colaborar em nada para alterar a realidade da FDV e da FAA. Vamos enriquecer esse debate "com propostas concretas!"

Fael disse...

Olha, me parece que esse texto trouxe algo de novo, sim. Pois uma coisa é dizer que a faculdde está em pedaços, o que não é de hoje; outra coisa é informar as razões pelas quais a faculdade hoje está em pedaços. E com certeza se nos determos aos fatos propriamente, veremos que estes como aqueles leva a faculdade a estar em pedaços, mas estes com certeza são diferentes daqueles. Portanto, creio de extrema importância este texto, para informar a sociedade civil de valença quais os fatos que estão levando a faculdade a essa situação crítica, e, também, para pessoas que, como eu, não estão mais em Valença e, por isso, têm dificuldade de obter informações sobre os fatos acontecidos em Valença.

Bem, é isso!

Danilo Vieira Serafim disse...

Caro anônimo...

Longe de mim quer me vangloriar, até porquê não tenho motivos para isso, e mesmo se tivesse isso não é pratica do meu cotidiano. Foi apenas uma brincadeira com meus amigos do vq, ainda coloquei "rsrsrs" e "sacanagem", infelizmente como não deve nos conhecer ou conhece apenas de longe teve essa impressão equivocada.

Quanto as proprostas concretas, se voce sair do anonimato, poderei te mandar as propostas por email que iremos propor na eleição para o centro academico da FDV. Como por exemplo eleição direta para direção de curso, que faria os canditatos se comprometerem diretamente com o corpo discente.
Entre outras, estou a disposição para maiores esclarecimentos.

Abraço a todos os camaradas e saudações rubro negars...

edgardocavaco disse...

anomino ta foda