terça-feira, 30 de setembro de 2008

SEPE-RJ-RJ: esclarecimentos à sociedade valenciana

Recebemos hoje, 30 de setembro, um pedido do coordenador do Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro, Danilo Serafim. Ele pede que o texto abaixo seja reproduzido no blog, para esclarecer os leitores sobre alguns comentários anônimos que citaram o SEPE-RJ.

Camaradas,

Não tenho hábito de entrar no blog. Ou por falta de tempo ou mesmo por falta de manejo. Fiquei estarrecido com alguns comentários, em particular aqueles anônimos que fazem ataques ao SEPE-RJ, do tipo “carta feita pelas coxas”, “o SEPE-RJ não se importa com a formação continuada dos professores, com a cultura, etc.”.

Ao longo destes vinte anos, aprendi na luta de massas que o melhor debate, o melhor confronto, é aquele que se faz abertamente, sem estar escondido no anonimato. Assim temos enfrentado todas as polêmicas que surgem de forma aberta sem ter medo de perder ou ganhar. Mas isso não é o principal.

Fico perplexo aos ataques desferidos (anonimamente) aos debatedores que se identificam, inclusive de cunho torpe e pessoal. O SEPE-RJ-RJ possui trinta anos de existência. Nasceu combatendo a ditadura militar. Enfrentou diversos governos e fez greve contra todos eles, Brizola, Saturnino, Moreira Franco, Brizola de novo, Marcelo Alencar, Cesar Maia, Garotinho, Rosinha, Bené, Sérgio Cabral. Aqui em Valença enfrentamos os governos e denunciamos Fernando Graça, Álvaro Cabral (que aliás colocou no primeiro dia de mandato o funcionalismo municipal para receber em praça pública, perseguiu professores - como o caso do Colégio Pedro Paulo em Juparanã - e terminou o governo com os funcionários sem receber salário por três meses e mais o décimo terceiro).

O problema é a memória curta do pessoal! Fizemos duas greves contra o governo de Luiz Antônio, pois este prometeu dobrar os salários dos professores e tantas outras coisas que nada cumpriu. No governo Fábio fizemos um plebiscito na qual a maioria dos profissionais de educação deram nota zero pra ele. E somente aí conseguimos avançar e aprovar o plano de carreira, reajuste salarial, eleição de diretores - que acabou suspensa pelo juiz através de um mandado de segurança impetrado por Munir Assis, sei lá a serviço de quem! Aliás, a serviço do Cento e Vinte que é cabo eleitoral e candidato a vereador do Luiz Antonio.

Nunca ninguém do SEPE-RJ se dignou a arrumar boquinha em governos municipais, quer seja do Fernando, Alvaro, Fábio ou Luis Antonio. É essa exatamente a diferença do SEPE-RJ para os outros e também para anônimos que tem medo de colocar a bunda na janela.
Por fim, a carta aos candidatos é uma prerrogativa da direção do SEPE-RJ/Valença, que foi eleita com os votos de 71% dos professores e funcionários das redes municipal e estadual num processo onde concorreram duas chapas.

A defesa da educação de qualidade para nós passa fundamentalmente em primeiro lugar pela valorização dos educadores, isso significa bons salários e boas condições de trabalho - e obviamente a formação continuada. Mas não é só isso! Defendemos uma escola pública de qualidade para os de baixo. Isso significa que a população pobre e marginalizada de Valença tem o direito a ter acesso a uma escola de tempo integral com todos os insumos necessários: professor, aula de reforço, sala de leitura, cultura, teatro, animação cultural, educação física, laboratório de informática, aula de língua estrangeira, alimentação de qualidade, café da manhã, almoço, lanche, jantar, médico pediatra e dentista.

Estamos no século XXI, e queremos para o povo pobre uma escola do século XXI! Quem será contra essas propostas?

Um abraço,
Danilo Serafim
Coordenador geral do SEPE-RJ

92 comentários:

Anônimo disse...

ué, mas um texto sobre os comentários?
Não querem comentários anônimos? Proibam esse recurso no blogue. Porém vocês mesmos estarão impedidos de postar anônimo e fomentar os embates como estão fazendo. Ou pensam que não sabemos disto? Esse Danilo é um troglodita e pelego.

Vitor Castro disse...

e não é o primeiro texto sobre os comentários. na verdade, são vários os textos sobre os comentários.

e como já dito, mas ou não leu ou tem dificuldade de entendimento, mantemos os anônimos para quem preferir ser anônimo, mas não concordamos com os comentários grosseiros e ofensivos, como o seu aqui acima (se é troglodita e pelego, argumente, "falar por falar" não enriquece o debate, ao contrário).

mas nem por isso excluímos os comentários.

Anônimo disse...

esse danilo serafim e muito hipocrita levanta bandeira de socialista e fica no valença grill tomando uisque.sobrevive de sindicato pois nao sabe nem dar mais aula.

Tyler Durden disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tyler Durden disse...

Hahahaha!

Danilo no Valença Grill tomando uisque??? E nem me chama!!!

E mais fácil estar no bar santa rosa, tomado akela antartiquinha sem-vergonha.

Hipocrisia é achar que uma pessoa socialista tem que se comportar como um miserável! Eu sou socialista por que quero socializar as coisas boas da vida (como uma boa casa ou um bom uisque) e não socializar a pindaíba que eu vivo. Vc é um mané e não sabe nada sobre socialismo!

E sobre "não saber dar mais aula", o cara só começou a dar aula tem 6 meses!

O caluniador não sabe ele era agente educador (funcionário de escola) e que conseguiu fazer uma faculdade, se formou e foi aprovado recentemente no concurso de 2008 da rede estadual. Dá aula segunda, quarta e sexta em Volta Redonda.

Tem gente que é foda, só age na calada da calunia! Deve ser inveja, ou então outro problema, de cunho sexual talvez.

Bucha!

Anônimo disse...

Danilo Serafim, você não aparece por aqui porque acredito que ainda lhe reste um pouquinho de vergonha na cara. Eu, não tenho metade de sua formação mas, eu sinto o cheiro de sem vergonhice e manipulação a cem metros de distância. Era funcionário Público no período citado e lembro-me que o nosso salário foi travado uma semana antes da eleição naquele ano. A verba para nossos pagamentos não vieram durante os meses que se seguiram até o inicio do outro Governo. Você querer que o seu candidato vença tudo bem mas, não fique, praticamente , a três dias da eleição com esse papo de mulherzinha. Brio e vergonha na cara nunca fizeram mal a ninguém. Sou anônimo sim e daí. Isto faço porque a 4 anos venho sendo perseguido em meu serviço por esta cambada que quer eleger o Sr. Vicente Guedes a qualquer custo, minha ignorância me impede que assimile o porque e que vantagens o senhor diraria disto.Realmente que política imunda. Estou indignado, tenho 35 anos de serviço público.
PT saudações. Eu vou votar no Álvaro Cabral.

Anônimo disse...

O meu maior questionamento sobre esses textos do SEPE (sobre os candidatos a prefeito assinarem um ter de compromisso) é da maneira com que ele foi exposto. De um jeito "ja partindo para a briga" com os candidatos. Colocando-os na posição de se não assinarem eles sao contra a melhora da educação.

Concordo com muitas reivindicações que o SEPE faz, porem, quase sempre quando eu leio o informativo deles eu discordo da maneira agressiva que eles tratam os temas.

Eu vejo que sempre que alguma coisa é feita pela educação por algum politico, ao inves de eles aplaudirem, eles so falam que nao fizeram mais que a obrigação, e já ficam combrando mais e mais. Concordo que temos sempre que lutar para que a nossa educação seja a melhor possivel.

Eu ainda não vi nenhum discurso do SEPE elogiando atitude de nenhum politico, tudo de bom que os politicos fazem eles dizem que so foi feito por causa deles, acho que nesses casos a postura do SEPE muito arrogante.

Ao inves de ficar gritando para os 4 cantos que os politicos nao fazem isso ou aquilo, voces do SEPE tambem podiam reconhecer que muitas vezes é impossivel resolver todos os problemas de uma hora para outra. Pois o orçamento do municipio é muito pequeno. E muitas vezes não é por falta de boa vontade que os politicos nao fazem mais. Um exemplo é a Regina Magalhaes, que conheco e sei de sua boa vontade, mas ela tambem nao conseguiu implementar tudo que queria.

Sobre o que foi dito a respeito do alvaro colocar funcionarios para receber em praça publica e sobre os salarios atrasarem, voces podem ler no proprio jornal valença em questao a resposta dele sobre esses problemas. Vou tentar colocar aqui bem sucintamente: Sobre ele colocar funcionarios para receber em praça publica, o motivo foi de ele reconhecer diversos funcionarios fantasmas que existiam na epoca. E em relação ao atraso dos salarios, voces podem reparar que ele so aconteceu no fim do mandato, por "forças politicas" contrarias a ele,( com o intuido de criar um mal estar para ele.) que fizeram o repasse do salario atrasar.

O meu objetivo aqui foi tentar fazer uma critica construtiva, e espero que ela seja entendida assim. Pois como pediu o capilo, é dessa maneira que vamos melhorar o debate.

Saudações

Anônimo disse...

Espulsamos aquele otario do Vicente do Dudu Lopes e se a policia nao chega a tempo nem sei se ele estaria vivo para concorrer a eleiçao...rs.

Ve se pode, ele se referiu ao bairro como uma favela em pleno comicio.

Fiquei indiginado com a falta de respeito dele com nos moradores. Espero que ele nao vença essa eleição para nunca mais pisar aqui.

Anônimo disse...

Concordo com a fala acima a respeito de alguns métodos utilizados pelo SEPE para reivindicar. Me parecem arcaicos e repetitivos. E infrutíferos, visto que o problema da educação e da desvalorização de seus profissionais persistem. È greve, é grito e ao invés de atrair a sociedade para ser aliada, acaba ganhando sua antipatia. Porque não conscientizar as pessoas da importância do papel do professor em suas vidas e fazer com que todos exijam que eles sejam bem remunerados? E sinceramente, não é penalizando os alunos com greve é que estão conseguindo isso.
Que fique claro que tenho muito respeito pelo Danilo Serafim e todos que se dipõem a ser sindicalistas.

Anônimo disse...

sobre o sepe eu posso falar o seguinte: minha mãe foi associada ao sepe durante toda sua vida deprofessora do estado.. 31 anos de luta...

sempre pagando a taxa de associação, etc...

ela ficou 5 anos lutando pra sair a aposentadoria por tempo de serviço e o sepe nada fez pra ajudá-la.. por vezes tentou ajuda e nada conseguiu...

ela morreu e nao se aposentou.. e o sepe em 5 anos nada fez pra ajudá-la....

por isso nao dou crédito em nada que o sepe faça ou fale...

Tyler Durden disse...

Ao 1° anônimo(a):

Respeito suas críticas, mas provo que na maioria delas vc está equivocado(a).

Dadas as condições que se encontra o ensino público e a vida material de milhões de profissionais educadores do país - na maioria mulheres e muitas chefes de família - o tom dos informes e chamamentos do sindicato são até amenos e contemporizadores.

Somente quando passa uma reportagem como aquela de domingo no "Fantástico" da Rede Globo que as pessoas lembram da calamidade social que o brasil e o mundo se encaminha.

Voce diz que o SEPE não divulga "as boas ações dos políticos". Bem, até queríamos, mas nem eu nem vc conseguimos citar uma ação realmente emancipadora nos ultimos anos pela educação, conseguirímos?? Eu só lembro do DArcy Ribeiro e dos cieps, e o homem já tá morto ha mais de 10 anos!

Em relação ao Alvaro Cabral, até acho ele honesto, mas tem um perfil muito centralizador. Além do que, no seu último governo ele CORTOU O REPASSE($$) VOLUNTÁRIO DOS FILIADOS AO SEPE justamente por que o sepe cobrava maior compromisso pela educação. Uma covardia e não costumo votar em covardes.

Em relação a Dona Regina, parece que vc não leu direito nossos boletins, pois neles sempre destacamos a sua postura, embora não deixemos de destacar também a atuação de pressão da categoria, como o Danilo citou. Pergunte pra ela.

Enfim, sabemos que o sindicato não é perfeito e que a GREVE não é bom pra ninguém. Agora, no dia que sentar com prefeito e governador pra tomar cafezinho for resolver os problemas que eu vejo na educação, me acorde por que eu estou na Dinamarca, rsrsrs.

Obrigado pelas críticas e o modo cordial de expô-las, desculpe qq coisa e vamos continuar debatendo, ok?

saudações sindicais.

PS: se não tiver coragem de assinar, bem que vc poderia criar um pseudônimo pa facilitar o debate, acha??

Tyler Durden disse...

mulher ativa:

suas palavras são sempre um poço profundo de racionalidade e mostram sua postura lúcida perante o mundo!

infelizmente essa é a grande crise do movimento de trabalhadores. depois que o "lulismo" entorpeceu a cabeça de 80% da nação, fica muito dificil achar novas saídas na batalha cotidiana pela liberdade de quem trabalha duro e ganha pouco.

Fica muito dificil conscientizar as pessoas em tempos de sociedade de consumo e mundo digital, quando um professor do Theodorico Fonseca é obrigado a lutar contra novela, comercial, internet, celular, baile funk... armado apenas de uma caneta PILOT p/ escrever no quadro (comprada com dinheiro próprio, pois está em falta na escola).

Porém, ainda há aqueles que lutam um dia, outros lutam uma semana, lutam um mês... é com estes qe nós vamos contando.

Sdç!!! Abç!

Tyler Durden disse...

Daniel,

Sinto muito pela sua estória e solidarizo a perda da sua mãe. Sei o que é perder uma mãe tão jovem.

O SEPE é formado por pessoas e muitas destas erram mais do que acertam, essa é a essencia do ser humano.

Sei que isso não vai diminuir a sua dor subjetiva, mas entre tantos casos trágicos como esse, o sindicato se consolidou em outros com desfechos menos tristes. Por isso é o maior sindicato de servidores públicos do estado e uma das poucas entidades que denunciam a exploração sobre a vida dos profissionais, como foram 0s 31 anos de dedicação da sua mãe.

Se for do interesse, estamos a vossa disposição, no horário comercial, para tentar entender melhor o caso e tentar averiguar se tem alguma demanda com a rio-previdencia.

sugiro que nos procure em:
Rua Araujo Leite, 280 - 2453-4121
Centro - Valença/RJ

Nossas condolências.

Anônimo disse...

DANILO
Você perdeu a oportunidade de permanecer calado, hein?
Quem deve teme.
O mesmo acontece com o seu candidato.
Vai ser expulso daqui pelo povo.
Chega de lenga lenga, todos estamos cheios disso!
O Drt. Alvaro eleito vai ACABAR com esse OBA! OBA! Vai moralizar esta cidade.
DEZ neles Dr. Alvaro!

Anônimo disse...

Fiquei sabendo que jogaram um ovo na candidata a vice.
Acho isso muito feio.
Mas ouvi que ela depreciou em uma reunião os homossexuais valencianos...
Por isso é que somos Alvaro Cabral.
Dr. Alvaro respeita as diferenças.
Sou homossexual.
Eu e muitos amigos, somos dez!

Anônimo disse...

Samir, é esse tipo de postura que eu critico, como por exemplo em sua fala "se nao tiver coragem de escrever seu nome" penso que a discurssao aqui seja sobre o SEPE, a para a sua melhoria de postura. E não sobre quem sou eu.

Pelo que eu vi tem muito mais gente que pensa como eu por exemplo a mulher que escreveu ai em cima concorda comigo e tambem colocou suas opinioes, das quais concordo, sobre essas condutas do SEPE.

Porque não reconhecer certos equivocos de como o SEPE atua, para tentar buscar uma melhora que seja mais significativa em relaçao a educaçao?

Vc disse que nao vota no alvaro, e se nao me engano foi voce que postou aquele comentario de que so o vicente tinha assinado um compromisso com o SEPE. Que depois a vivili e o afonso tambem assinaram. Mas da maneira que foi colocado por voce eu achei q aquilo foi colocado por alguem q apoiava o vicente com o inituito de ajuda-lo, mesmo q incocientemente. Esse acho que e o maior problema, pois o SEPE é um grande veiculo, e as pessoas tem que tomar muito cuidado com o que fazem com ele. Ou talvez as pessoas saibam disso e o usem

cordiamente

Anônimo disse...

Galera, isso tudo é stress pre eleição.
Vamos guardar nossas energias para domingo.
Dez neles e pronto.
Ponto final!
É só festejar.

Vitor Castro disse...

Alguns comentaram que a postagem com a assinatura do Vicente Guedes do compromisso pela educação foi proposital no intuitto de ajudá-lo nas eleições. Ou pelo menos inconscientemente isso teria acontecido.

Em momento nenhum o Blog ou o Valença em Questão se posicionaram a favor de qualquer candidato. Isto parece estar claro - ou era pra estar.

No caso da assinatura do documento, que foi enviando para todos os candidatos, apenas um assinou. Para evitar que parecesse propaganda desse único candidato - como estão julgando por aqui -, o candidato Álvaro foi procurado novamente, e avisado que o Vicente havia assinado o documento - e que o SEPE, em seu informativo, divulgaria na semana antes da eleição os candidatos que se comprometeram.

Mesmo após essa explanação, o coordenador da campanha não quis receber o documento. O que fica difícil é defender ou apoiar essa postura. E não defendendo isso, não quer dizer que estamos apoiando os outros, apenas falando do ocorrido.

Anônimo disse...

Olha aqui
Conheço o Coordenador da Campanha do Dr. Alvaro.
Ele é uma pessoa decente, que entende de política e administração pública (estudou para isso).
Aliás o Dr. Alvaro tem muitos aliados competentes, como por exemplo o Sociólogo Sérgio Ferraz, meu colega professor.
O fato de não ter assinado o compromisso com o SEPE não significa nada (nem para os profissionais da área de educação).
Tem muita gente assinando compromisso aí para garantir votos e depois beijinho, beijinho tchau, tchau.
Repito o que já disseram: o Dr. Alvaro é honesto, não precisa assinar compromissos, não compra voto de maneira nenhuma.
Sou professora, também, e já precisei do SEPE e não recebí retorno.
Sou dez, vou de dez!
Depois que o Dr. Alvaro começar a Governar a gente (professorado)se entende com ele.
Beijos.

Anônimo disse...

Capilo,

foi muita boa essa sua colocação para eu falar sobre outro ponto que eu vejo confuso por aqui.

Eu acho que o SEPE é uma coisa e o Valença em Questao é outra, e apesar de ter gente que pertença aos dois grupos como o professor samir. Eu acho que vcs muitas vezes acabam misturando as duas coisas. Eu penso que o SEPE ja tem o veiculo dele, e qnd ele coloca alguma coisa no blog fica parecendo que é uma coisa de vcs.

A critica que eu fiz sobre o apoio ao vicente guedes foi a respeito do sepe, mas como da para perceber ate voce mesmo se confundiu.

Portanto fica ai uma sugestao. Eu acredito que nem sempre o pensamento do sepe é o do valença em questao, mas eu vejo que as pessoas do sepe acabam usando o veiculo do valença em questao.

cordiamente

Anônimo disse...

Capilo,

Eu vou votar no alvaro.
Voce ja escolheu em quem vai votar?

Anônimo disse...

Enquete
Dê seu voto para Prefeito de Valença? (156 votos)

Afonso Diniz - 2.6%

Álvaro Cabral - 59.6%

Tadeu - 1.3%

Vicente Guedes - 27.6%

Vivili - 1.9%

Branco - 1.9%

Nulo - 5.1%


segue o link do site para voces tbm votarem:
http://www.valencavirtual.com.br/

Anônimo disse...

Podemos perceber que nas pesquisas feitas na internet, em varios veiculos como orku, blogs, sites, o alvaro esta levando vantagem.

Vcs acham que isso esta se refletindo a realidade?

Anônimo disse...

KARAKAAAA!!!!
ENTREI NESSE TAL VALENÇA VIRTUAL E OLHA O RESULTADO AI:
Afonso Diniz - 2.5%

Álvaro Cabral - 59.9%

Tadeu - 1.3%

Vicente Guedes - 27.4%

Vivili - 1.9%

Branco - 1.9%

Nulo - 5.1%

OLHA O LINK AI:
http://www.valencavirtual.com.br/




FALA SÉRIO!!!!
AINDA TEM GENTE ACREDITANDO QUE O VICENTE GRACIOSA VAI GANHAR?
ALIÁS TEM GENTE APOSTANDO NA VIVILI AINDA,KKKKKKKKKKKKKKKK...

Anônimo disse...

G=GUEDES
G=GRACIOSA
G=GENARO
G=GRAÇA
G=re"G"ina fonseca
G=GAY(BICHINHA)RSS
G=GANANCIOSO (WALNYR)


"G"=GANHAMOS >(FERROOOOOO)

VAI GOSTAR DE "G" ASSIM LA EM RIO DAS FLORES.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK....

Anônimo disse...

Sobre as crítcas anônimas sobre o SEPE tenho a dizer que muitas me parecem feitas por pessoas que combatem a atual direção do sindicato e que, no entanto, não são filiadas a este.
Sugiro, em nome da democracia, que professores e funcionários se filiem, pois quanto maior o número de filiados maior é a representatividade do sindicato.
Se querem mudanças no SEPE, filiem-se e participem do processo de decisões e da escolha do nossos representantes mais diretos.
Em tempo: Se alguém quiser visitar o meu blog ele se encontra no link:
http://l1f2.wordpress.com/ com o nome de Papagaio Rouco.

Anônimo disse...

luiz felipe, vc, como membro do sepe, deve saber quem é GODOFREDO CRUZ...

um professor que já foi presidente do sepe-rj, que vivia convocando graves, reivindicando melhores salários e condições aos professores do estado...

espero que saiba quem é...

pois é.. ele foi prefeito de niterói...

pergunte a algum professor da rede municipal de niterói se ele fez algo de bom pela educação e pelos educadores????

a resposta será unânime: NÃO!!!

por isso, nada garante que ao assinar um protocolo de intenções qdo eleito akele prefeito vai fazer o q assinou...

pq o GODOFREDO era um cara q nao precisava assinar nada pois a vida dele foi "brigar" pelos educadores...

portanto, por favor, peço que não se faça essa campanha contra o dr. alvaro pelo simples fato de nao ter assinado esse papel....

o que ele já fez pelos educadores vale mais que isso...

abraços

Anônimo disse...

Alvarenga
AMEI!
somente faltou o
G de (Gang).
DEZ!

Anônimo disse...

Capilo,

eu aguardo a sua manifestaçao sobre minha pergunta.

cordiamente

Anônimo disse...

Penso que os comentários feitos nesse blog, em sua maioria, refletem a mais pura realidade valenciana: a população é completamente imatura para um debate sério, consistente e que venha a contribuir positivamente para a nossa cidade. São críticas, ataques, sem argumentação correta, racional. As pessoas são muito emotivas em seus comentários. E isso beira, inclusive, a burrice. Existe uma dificuldade enorme em ouvir os argumentos contrários, separar "o joio do trigo". É com argumentos, idéias, debates que se ajuda a construir uma sociedade melhor. Mais é mais fácil criticar, agredir, caluniar né? Pelo menos para fazer isso a pessoa não precisa pensar, raciocinar. Acho qq defesa cega a qq candidato uma grande besteira. Todos erram, tds tem defeitos. São discussões vazias, uma chuva de boatos... Fulano vai ganhar, ciclano vai ganhar... Como se alguém pudesse afirmar isso... Eleição só se ganha no dia. E depois, ninguém aqui é capaz de afirmar que fulano ou ciclano sairá vencedor, pq não tem autonomia para falar em nome da população. É puro achismo... Ganhando A ou ganhando B, Valença vai ter um novo prefeito a partir do ano que vem. Portanto, espero que tds tenham serenidade e mais maturidade para poder ajudar Valença e não apenas ficar resmungando e se lamentando das coisas. Respeitem as opiniões diferentes, defendam seu ponto de vista com educação, respeitem ao próximo e procurem ao máximo evitar acusações, calúnias que não possam ser provadas. Todos tem o direito de opinar, mas façam desse espaço um lugar agradável, não um ponto de acusações e até baixarias. Fico muito triste por postar esse comentário anonimamente mas realmente muitos não estão preparados para exercerem a verdadeira democracia. Sem mais no momento.

Anônimo disse...

Penso que os comentários feitos nesse blog, em sua maioria, refletem a mais pura realidade valenciana: a população é completamente imatura para um debate sério, consistente e que venha a contribuir positivamente para a nossa cidade. São críticas, ataques, sem argumentação correta, racional. As pessoas são muito emotivas em seus comentários. E isso beira, inclusive, a burrice. Existe uma dificuldade enorme em ouvir os argumentos contrários, separar "o joio do trigo". É com argumentos, idéias, debates que se ajuda a construir uma sociedade melhor. Mais é mais fácil criticar, agredir, caluniar né? Pelo menos para fazer isso a pessoa não precisa pensar, raciocinar. Acho qq defesa cega a qq candidato uma grande besteira. Todos erram, tds tem defeitos. São discussões vazias, uma chuva de boatos... Fulano vai ganhar, ciclano vai ganhar... Como se alguém pudesse afirmar isso... Eleição só se ganha no dia. E depois, ninguém aqui é capaz de afirmar que fulano ou ciclano sairá vencedor, pq não tem autonomia para falar em nome da população. É puro achismo... Ganhando A ou ganhando B, Valença vai ter um novo prefeito a partir do ano que vem. Portanto, espero que tds tenham serenidade e mais maturidade para poder ajudar Valença e não apenas ficar resmungando e se lamentando das coisas. Respeitem as opiniões diferentes, defendam seu ponto de vista com educação, respeitem ao próximo e procurem ao máximo evitar acusações, calúnias que não possam ser provadas. Todos tem o direito de opinar, mas façam desse espaço um lugar agradável, não um ponto de acusações e até baixarias. Fico muito triste por postar esse comentário anonimamente mas realmente muitos não estão preparados para exercerem a verdadeira democracia. Sem mais no momento.

Anônimo disse...

Prabéns ao idiota que escreveu essa merda ai em cima.

Alvaro é 10

Anônimo disse...

Se vc quer um lugar agradável faz como o capilo ,vai pra bangu 8 comer lagosta com o Cacciola.

Anônimo disse...

Viva a independência e autonomia do sepe! Corajosos, continuem assim! Algúe nesta cidade não pode ser tão sem vergonha! Longa vida ao sepe!

Vitor Castro disse...

quem vai pra bangu 8 é o samir, tou fora...

anônimo, tô entre o nulo e o branco. e com muita dúvida.

Anônimo disse...

é melhor desisistir. Os que atacam ao sepe devem ter garantido um emprego no governo do alvaro.será que haverá vagas pra todo mundo?

Anônimo disse...

Alvaro ,André e Luiz Antonio e Manoel Macedo vcs se lembram?

Anônimo disse...

o gordinho de chacriquinha foi tomar conta da preguiça no jardim de baixo.o alvaro colocou ele de castigo! é um homem mau!

Anônimo disse...

É fácil atacar o Danilo Serafim. Ele não anda de carro, não recebe dinheiro de boquinha, não vota no vicente e nem no alvaro. É professor do estado concursado e vive do salário.nunca fez acordo espúrio. Não interessante ao leitor pedir que o Danilo Serafim ponha a disposição o seu sigilo bancário,fiscal e telefônico? Eu acho que ele topa! Gualberto Tinoco!
PS: Danilo é cooordenador geral do sepe eleito por mais de vinte mil votantes da educação, tem uma história de luta e combatividade e ao contrário dos mensaleiros, continua pobre!

Anônimo disse...

Não sei quem foi que me respondeu, afinal anonimato é a arma do covarde. Mas se quer saber, sei muito bem quem é godofredo Cruz, até porque já milito a vários anos na educação e o conheci pessoalmente antes de ser prefeito em Niterói. O fato dele ter ser Prefeito não me diz nada de mais sobre sua predidência no SEPE. É direito dele ser candidato ao cargo que quiser, nós é devemos, através do voto, dar-lhe o cargo ou não. O Sr. Godofredo, para você que não sabe, fez uma excelente presidência no sindicato e não decretou greve alguma. Quem determina se entramos em greve ou não é a assembléia geral e não uma pessoa única. Aliás, ele deve ter feito um bom governo lá em Niterói já que é o segundo mandato dele.

Anônimo disse...

Além do sepe, teve alguma outra entidade quer seja sindical quer seja associativa que tenha entregue uma carta plataforma aos candidatos?O sepe ao fazer isso não está defendendo os interesses da categoria? Parece que o conteúdo da carta que re3cebi hoje na minha escola, cobra coisas que eu concordo plenamente como:reajuste salarial anual,descongelamento de triênios,eleição para diretores de escolas,concurso público,escola de tempo integral,construção de creches, há algo de estranho nisso?Eu enquanto professora ainda não decidi meu voto.Tendo pela Vivili,mas estou indecisa.Só não enxergo nenhum problema do sepe defender os interesses dem quem ele representa. Repudio os ataques aos seus diretores,pois, não são candidatos e não apoiam ninguém! E se fossem candidatos seria legítimi pois, vários professores são candidatos a vereador e o pior temos assistido nos jornais, Alvaro Lins,(chefe de polícia do garotinho)Gerominho(verador),Natalino (deputado) todos envolvidos em quadrilhas armadas e presos embangu 8. Por gente séria não pode ser candidato.Um genaro da vida pode ser candidato,um naldo da vida pode ser vereador, um celsinho graciosa pode ser vereador, o Picciani e o José Graciosa podem despejar dinheiro na cidade e ninguém diz nada! Mas o sepe, o Danilo,o Samir, a Paula Figueira,o Rafael...esses se fazem aquilo que foram eleitos são eleitores de A ou B. Prefiro o sepe, do essa safadeza da política de Valença!
Maria das Dores

Anônimo disse...

Tá pegando fogo!Esse sepe só sabe tumultuar! Por que eles não cuidam da vida deles? é um bando de baderneiros!

Anônimo disse...

No dia 27/09, saiu a seguinte manchete no Jornal O GLOBO- "Coordenador do sepe lembra que candidata não foi debater educação" Quem leu o jornal o Globo de sábado(destaque)página 4 vai verificar um entrevista de Danilo Serafim coordenador geral do sepe que afirmou que o setor jurídico da entidade estuda entrar com uma denuncia no Ministério Público Eleitoal para apurar a convocação de servidores municipais - muitos deles diretores de escolas e de creches,com cargos comissionados- para evento de campanha de Solange Amaral (DEM) de quarta feira a noite, no Tijuca Tenis Clube.O evento teve a presença do prefeito Cesar Maia e da Secretária de Educação Sonia Mograbi.Danilo Serafim considerou o fato como um "crime eleitoral escandaloso":
- A posição do Sepe é de repúdio a esse ato.O prefeito usou a maquina pública.Vai a um evento desses que é eleitor do candidato sim, mas vai também que não é, e que só está lá por que, se não for pega mal.
Serafim lembrou que no último dia 23 o Sepe organizou palestra sobre educação,seguida de debate dos candidatos a prefeito:
- Solange Amaral não só não foi ao debate, como a secretária Sonia Mograbi,que tinha liberado a ida dos servodores para palestra com o professor Roberto Leher (UFRJ), cancelou essa liberação ao saber que a palestra seria seguida de um debate.
Danilo é uma figura pública, leio suas entrevistas nos jornais grande circulação,O Dia ,Extra,JB,Folha de S.Paulo, ouço suas entrevistas nas rádios globo,cbn,bandeirantes, suas entrevistas nos jornais de das TVs, é um sujeito que tem crédito, um dirigente respeitado, que tem uma vida profissional limpa. Não moro em Valença, mas, sou valenciano, esse cara é a figura pública mais conhecida desta cidade. Um pouco de respeito não faria mal a ninguém!
Marcelo Ferreira professor universitário

Anônimo disse...

Ainda bem que existe o sepe!

Anônimo disse...

foi muita boa essa sua colocação para eu falar sobre outro ponto que eu vejo confuso por aqui.

Eu acho que o SEPE é uma coisa e o Valença em Questao é outra, e apesar de ter gente que pertença aos dois grupos como o professor samir. Eu acho que vcs muitas vezes acabam misturando as duas coisas. Eu penso que o SEPE ja tem o veiculo dele, e qnd ele coloca alguma coisa no blog fica parecendo que é uma coisa de vcs.

A critica que eu fiz sobre o apoio ao vicente guedes foi a respeito do sepe, mas como da para perceber ate voce mesmo se confundiu.

Portanto fica ai uma sugestao. Eu acredito que nem sempre o pensamento do sepe é o do valença em questao, mas eu vejo que as pessoas do sepe acabam usando o veiculo do valença em questao.

cordiamente

Anônimo disse...

O sepe não usa o valença em questão. o sepe contribui com o valença em questão, de forma legítima e material e as vezes intelectual. Parece que uma única vez em 2007 o VQ entrevistou o Danilo.
O sepe possui sua própia imprensa e o sepe não apoia qualquer candidato, pois, senão seria o candidato do sepe! Vc já ouviu falar que tem alguém do sepe no TCE? ou no gabinete do André? ou no governo do Fábio? O sepe sobrevive há trinta anos da contribuição voluntária de seus associados é um ato de consciência política!
Maria de Oliveira da Penha

Anônimo disse...

luis felipe,

o godofredo está no segundo mandato assim como o fernando graça teve zilhões de mandatos em valença...

isso quer dizer alguma coisa????

acho q não né...

Anônimo disse...

Caro sepe.
O que voces querem é confundir-nos.
Querem ser VG, problema de vocês.
Mas deixa a gente já começar a curtir a VITORIA sossegados...
Alvaro NELES!

Anônimo disse...

Parece igual a seleção de 1982! Já ganhou!

Anônimo disse...

Não voto em /vicente e nem em alvaro, nenhum dos dois me representa. Por isso sou voto nulo!

Anônimo disse...

O que seria "sacrificosa"?

Anônimo disse...

è ter que te aturar.
Ô missão sacrificosa.

Anônimo disse...

LF

ULTIMAMENTE TENHO ACOMPANHANDO ESTE BLOG, PRINCIPALMENTE DEPOIS QUE LI O ULTIMO EXEMPLAR, PORÉM, GOSTARIA DE DEIXAR MINHA OPINIÃO SOBRE O QUE TENHO CONSTATADO. ANTES, QUERIA RESSALTAR QUE ULTIMAMENTE O QUE TEM PREDOMINADO, FORA VÁRIAS COLOCAÇÕES ACERTADAS, SÃO AS BAIXARIAS E ACUSAÇÕES QUE SÃO FEITAS, O QUE NÃO CONCORDO. SEI QUE VIVEMOS NUM PAÍS DEMOCRÁTICO E ESTE ESPAÇO ACABA SENDO UM MEIO PARA VÁRIAS PESSOAS COLOCAREM SUAS IDÉIAS, O QUE SÓ VEM A FORTALECER A DEMOCRACIA, PORÉM É PRECISO TER RESPEITO COM AS PESSOAS.
TODO MUNDO TEM DIREITO DE VOTAR EM QUALQUER CANDIDATO, MAS É PRECISO VOTAR COM CONSCIÊNCIA POIS O QUE ESTÁ EM “JOGO” É O FUTURO DE NOSSA CIDADE.
PORÉM, UM DOS ASSUNTOS QUE GANHOU DESTAQUE FOI O SEPE, O QUAL COLOCOU PARA TODOS OS CANDIDATOS UMA “CARTA COMPROMISSO” A SEREM ASSINADAS PELOS MESMOS. O QUE DE CERTA FORMA É VÁLIDA, PORÉM, ASSINÁ-LA OU NÃO, NÃO É UMA OBRIGAÇÃO COMO ESTÁ SENDO COLOCADO OU TOMOU “ARES”. POR MAIS QUE SEJAM VÁLIDAS AS SUAS PROPOSIÇÕES OU “COMPROMISSO” É PRECISO RESPEITAR QUEM NÃO ASSINOU, ATÉ PORQUE NINGUÉM É OBRIGADO A ACEITAR TODAS AS IDÉIAS ALI CONTIDAS, ISSO POR DIVERSOS MOTIVOS. NO CASO ESPECÍFICO DO SEPE, É NECESSÁRIO OUVIR PESSOAS NÃO ENVOLVIDAS OU QUE NÃO TENHAM OUTROS INTERESSES OU, PRINCIPALMENTE QUE TENHA OUTRAS IDÉIAS, AS QUAIS PODEM SER MELHORES, OU VOCÊS NÃO CONCORDAM? É PRECISO DEBATER MAIS, OUVIR MAIS E NÃO “FORÇAR” QUALQUER PESSOA A ASSINAR. DA FORMA QUE VEM SENDO COLOCADA POR VOCÊS, TOMOU ARES POLÍTICOS.
ONTEM TEVE UM COMENTÁRIO SIMPLES MAS QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO, QUAL SEJA, O QUE FALAVA QUE O VQ E O SEPE SÃO “MOVIMENTOS” INDEPENDENTES, PORÉM, NÃO É O QUE VEM SENDO PASSADO, NÃO SEI SE POR TER PESSOAS NOS DOIS MOVIMENTOS, OS MESMO PARECEM ESTAR QUERENDO POLITIZAR TAL ASSUNTO, SUPERDIMENSIONANDO-O, COM INTERESSES ESCUSOS OU OUTRO QUALQUER. MAS É A IMPRESSÃO QUE ESTÁ SENDO PASSADA. CREIO QUE ALGUNS DE VOCÊS TEM INTERESSE POLÍTICO NO FUTURO, O QUE É VÁLIDO, MAS NÃO AGINDO DESTA FORMA.
É PRECISO RESPEITAR, OPINIÕES, PESSOAS, CANDIDATOS, CREDOS E ETC...
PARA TERMINAR, SERIA BOM QUE VOCÊS USASSEM UM MODERADOR INDEPENDENTE, OU QUE NÃO DEIXASSEM PESSOAS COM CERTO INTERESSE POLÍTICO QUE ESTÃO NO MEIO DE VOCÊS, COLOCASSEM TEMA A SER “DEBATIDO”, PARA ENTÃO, TORNÁ-LO MAIS IMPARCIAL E MENOS POLÍTICO (INTERESSE CLARO).
DESTA FORMA, FICA REGISTRADA MINHA OPINIÃO.

OS. ANTES DE TERMINAR, QUERIA RESSALTAR QUE NÃO VOTO EM VALENÇA, NÃO GANHO DINHEIRO PÚBLICO, PORÉM TENHO MINHA OPINIÃO SOBRE OS CANDIDATOS E SOBRE AS ELEIÇÕES.

AGRADEÇO O ESPAÇO.

CORDIALMENTE,
LF

Anônimo disse...

Parece que o sepe e seus dirigentes ou são amados ou odiados.Isso é ridículo, pois, uma entidade de classe tem toda a legitimidade de propor, de pleitear,enfim de defender os interesses de sua corporação.É assim que funciona.Os médicos defendem os seus interesses (hoje mesmo está acontecendo uma passeata ao palácio do governo no rio) e o Sérgio Cabral os chamam de vagabundos! Só que nas eleições ele Sérgio Cabral prometeu e não cumpriu,então estão certos ou errados os médicos? E o Sérgio Cabral aproveita e joga a população contra os médicos!Entrem num hospital público,não há aparelho de raio x,não há tomógrafo,não há uti,não há remédios elementares...de quem é a culpa? Os engenheiros tem a sua corporação. os dentistas tem sua corporação. E os metalúrgicos, a cada dia que passa perdem suas vagas de empregos. Agora mesmo os bancários estão de greve.por quê? haverá fusões de bancos.Só a nossa caixa de S.Paulo, perderá com a fusão 15 mil postos de trabalho.É essa realidade que estamos vivendo.Entrem nas escolas municipais, professores e funcionários com salários atrasados,falta de material didatico,falta de giz, de merenda,professores sem receber passe ou vale transporte,etc.É essa a realidade do trabalhador e, sorte tem aquele trabalhador que tem um sindicato combativo e radical como o sepe! Onde seus dirigentes não se vendem e nem vivem de boquinha.Alguém viu algum dirigente do sepe subir no palanque de algum candidato? Ora, gente, tudo bem, se é cabo eleitoral do Vicente,da Vivili,do Afonso ou do Alvaro, é legitimo usar o blog para defendê-los, agora, atacar o sepe, por que entrega uma carta compromisso para que no futuro possa cobrar os eleitos, é brincadeira! O lema da campanha do Alvoro por exemplo é : Saúde e Emprego! Não fala nada da educação.Aliás fala em criação de ensino médio profissionalizante, que de única competência do governo do estado! as prefeituras cabem a educação infantil e o ensino fundamental. Então essa propagando do Alvaro é BRAVATA! E o emprego como será a criação de empregos em Valença, para cabos eleitorais na prefeitura? O povo não precisa de emprego e sim de trabalho! Se não fosse gente igual aos do sepe, está cidade estava intregue a gente com Graciosa e Picciani!
Um leitor atento!

Anônimo disse...

O problema do sepe é o radicalismo! Tem que maneirar!

Anônimo disse...

O problema do sepe é o radicalismo! Tem que maneirar!

Anônimo disse...

Acho que o problema do sepe é que ele não domesticado.É bando de radicais, de comunistas que controlam este sindicato. Todos tem que se filiar ao sepe para expulsar estes comunistas.Precisamos de um sindicato cordial,educado, domesticado,chega de radicalismo!

Anônimo disse...

O Samir por exemplo vive por aí nas madrugadas cheio de alcool na cabeça.Como uma figura destas pode representar um sindicato,qual é o exemplo que ele dá para seus alunos???????????????????????

Tyler Durden disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tyler Durden disse...

Hei! Eu não vivo cheio de álcool somente "nas madrugadas".

Tem as tardes de sábado e domingo também!

Além disso fumo tabaco e como aquele hamburguer gorduroso do soró!

Mas isso é problema meu, pois tudo isso é pago com meu dinheiro!

Meu aluno faz o que quer, ele não precisa ser domesticado!

Quem da educação são os pais e quem doutrina é sacerdote e pastor.

O resto é calúnia de quem tem medo de botar a cara!

Anônimo disse...

FIZERAM UM VÍDEO MUITO ENGRAÇADO DO VICENTE GUEDES E TA NO YOU TUBE
É SÓ ACESSAR.KKKKKKKKKKKKKKK...

http://br.youtube.com/watch?v=PMcAGMGa2GQ&feature=related


http://br.youtube.com/watch?v=ouW9rXYyYsI

Anônimo disse...

Sabemos que o SEPE é uma entidade representativa da classe dos professores. Acho que nos vemos no direito de "meter os bedelhos" em suas ações, talvez, por serem os professores os formadores de cidadãos, que escolherão ou já escolheram suas profissões. São os professores então os formadores do alicerce da sociedade, influenciando a nós, ou aos nossos filhos. Há os bons professores e creio serem estes os que têm consciência de seu papel de colaboradores e formadores de opinião. Mas questiono, se a sociedade está como está, até que ponto a negligência dos professores não tem participação? Sim, educação quem dá são os pais, e diga-se de passagem, o filho aceita se quiser.Mas a formação muitas vezes vem de um professor que enche a cara na madruga sim, mas é tão comprometido com o que faz,que consegue, verdadeiramente transmitir valores que vão além, do que se bebe...
Um ABSURDO um candidato se negar a um pacto com uma classe. Pra mim isso tem um só simbolismo: é uma ode à ignorância.

Anônimo disse...

Em tempo: Samir não subestime a sua capacidade e de sua classe de transformar a sociedade. O trabalho é lento, mas floresce!

Anônimo disse...

Amor!
Adorei o vídeo.
Dez neles!

Anônimo disse...

Pòlítica não se faz somente de boa vontade. Se faz também pagando dez reais por dia aos pobre,negros(as),dempregrados e miseráveis que não tem perspectiva de vida, para ficar segurando bandeiras de candidatos corruptos e sem ética. E nisso o sepe tem toda a razão.Quando houver escola de tempo integral de qualidade para os filhos pobres, pretos, que vivem nesta senzala chamada Valença, isso vai mudar! Parabéns ao sepe. Hoje mesmo ouvi na rádio globo no programa do Roberto Canázio, o Danilo Serafim e o Comte Bitencur, questionando o ato do governador Sérgio Cabral, de um decreto adote uma escola. O Danilo argumentava o seguinte: uma empresa como a globo pode adotar uma escola em Ipanema,aparelha-la etc. E quem vai adotar uma escola em Santa Isabel do Rio Preto por exemplo? Comentário meu: o Picciani,oAndré Correa (que mora numa cubertura na barra da tijuca e trasferiu seu título pra lá)o Luiz Antonio que não gosta de pobre? O filho do Fábio Vieira? O Filipe Camelo? Não é essa turma que está querendo o butim, caso o Alvaro seja eleito? Que vergonha!
Parabéns ao sepe por defender os interesses dos professores que sempre são enganados e iludidos por estes salafrários!
Marta!

Anônimo disse...

O Samir virou alvo de ataques anôminos. Quando o atacarem, façam o mesmo com o Danilo Serafim. Aliás,eu Danilo Serafim voto nulo, pois não me sinto representado enquanto cidadão com nenhuma destas candidaturas que estão no espectro do conservadorismo e da direita. Sou marxista desde de 16 anos de idade e acredito numa sociedade socialista! E sei perfeitamente que esta sociedade não vai acontecer votando em Alvaro ou Vicente.Aliás sou filiado ao PSOL, que não disputa as eleições pois não reune condições de disputar com o poderio economico,dinheiro aliás que deveria ser investigado pelo ministério público federal e pela polícia federal. E saber como tanta gente em Valença ficou milinário sem ganhar na loto ou na loteca.
Quanto ao sepe, somos defensores de uma vida digna para todos os trabalhadores e sabemos perfeitamente, que isso passa por uma boa escola pública, de qualidade, com profissionais bem remunerados, com todas as condições materiais para os filhos da classe trabalhadora. Por favor nos respeite. Fazemos qualquer debate publico com quem quer que seja.É fácil nos encontrar!
Danilo Serafim

Anônimo disse...

OH DANILO, É CLARO QUE O SEPE É UM MOVIMENTO JUSTO E TEM TODO DIREITO RE REIVINDICAR SEUS DIREITOS E MELHORIAS PARA SUA CLASSE. MAXISTA OU NÃO, "SOCIEDADE SOCIALISTA", ACREDITAR OU NÃO, DEFENDER IDÉIAS E DISCUTI-LAS É DEMOCRÁTICO. O QUE NÃO PODE É USAR UMA "CARTA COMPROMISSO" COM INTUITO, CLARAMENTE, DIGA-SE DE PASSAGEM, COM "AR" POLÍTICO. ASSINAR OU NÃO, É UM DIREITO QUE O CANDIDATO QUE NÃO A ASSINOU POSSUI, VC NÃO ACHA?
OLHA, ELE PODE "ACHAR" QUE AQUILO NÃO É O MELHOR A SER SEGUIDO.
O PROBLEMA É QUE "VCS" COLOCARAM O SEPE COMO BODE ESPIATÓRIO, E FAZENDO ISSO, ACABARAM TOMANDO PARTIDO, APESAR DE NEGAREM.
DEFENDA SUAS IDÉIAS, DISCUTA-AS, MAS TAMBÉM ESCUTE....É IMPORTANTE, SEI QUE VC SABE DISSO.
MUDANDO DE ASSUNTO, TB NÃO CONCORDO COM OS ATAQUES PESSOAIS, CONTRA QUEM FOR.....MAS POR EXEMPLO, O SAMIR PARTICIPA MAIS, É MAIS POLÊMICO, DISCUTE MAIS, PORTANTO, FICA MAIS EXPOSTO, É ISSO QUE VEM OCORRENDO.
VC JÁ REPAROU AS RESPOSTAS VAGAS, ESCRAXADAS, ATÉ "VULGARES" DELE. OU SEJA, ELE TAMBÉM "APELA", DESTA FORMA, QUEM ESTÁ NA CHUVA É PARA SE MOLHAR. ALIÁS ELE QUERIA SER ATÉ CANDIDATO À PREFEITO PELO SEU PARTIDO, AHHHH, ISSO VC SABE!!!!
MAS, PARA TERMINAR, ACHO JUSTO E RESPEITO AS PROPOSIÇÕES E REIVINDICAÇÕES DO SEPE, O QUE NÃO PODE É TOMAR PARTIDO E USAR "EXPEDIENTE", UM POUCO MAL INTENCIONADO. ALIÁIS, VCS DO SEPE DEMORARAM QUANTO TEMPO PARA FAZER ESSA CARTA COMPROMISSO?? EU NÃO SEI, PORÉM, NÃO DEVE TER SIDO DA NOITE PARA O DIA. VC ACREDITA QUE QUEM GANHAR ESTAS ELEIÇÕES VAI CUMPRI-LAS? VC SABE QUAL É O REAL ESTADO ECONÔMICO DA PREFEITURA LOCAL? AGORA, DIZER QUE VAI "ESFREGAR NA CARA" SE NÃO CUMPRI-LA/ATENDE-LA, O QUE VC ACHA?
POR ISSO DIGO, RESPEITE PARA SER RESPEITADO, ISSO NÃO É PARA VC....MAS PROCURE SABER QUEM FALOU ESSA ASNEIRA.....QUER DISCUTIR, DISCUTA, DIALOGUE, FAÇA SUAS REIVINDICAÇÕES, PRINCIPALMENTE REPRESENTANDO UMA CATEGORIA, MAS NÃO USE A MESMA PARA "POLITIGEM". FICOU PARECENDO QUE VCS SÃO CONTRA O ALVARO. PARA TERMINAR, QUANTO A EDUCAÇÃO, EU ERA MAIS JOVEM E NÃO MORAVA AKI, A ADMINISTRAÇÃO DO ALVARO FOI RUIM?

ABRAÇO FRATERNAL

Anônimo disse...

concordo com o post acima. Danilo, e agora? e agora josé?
responda-o, não deixe por menos. Tô achando que ele tá querendo debater idéias com vcs do SEPE. aceite, chame ele e discuta, de forma educada, é claro.


MIRIAM D'AGOSTINE, professora nas horas "vagas"
BJ a todos, estou adorando este blog

Anônimo disse...

ih Danilo, a chapa esquentou!!!!rsrs

Anônimo disse...

Anônimo,
A carta foi elaborada no final de agosto e datada de 03 de setembro.Essa é uma prática do sepe, não somente do sepe local, mas do central,assim fizemos com os candidatos da capital e também em 55 municípios. Não é um método para tomar lado de candidato A ou B. Não tenho dúvidas também que a maioria dos candidatos que assinaram vão cumprir, inclusive o Vicente Guedes. Mas ela serve de elemento de cobrança do movimento e esse é o objetivo.Particularmente não tenho nada conta o Cabral, tenho boa relação com o Aderli que sempre acompanhou as lutas do sepe e respeito o Sérgio Ferraz. Para você ter uma idéia o Sérgio Cabral enviou mais de 100mil cartas para casa dos profissionais de educação de todo o estado se comprometendo com a pauta de reivindicações da categoria.Prometeu e quase não cumpriu com nada. O que fizemos? Fomos a luta, fomos para as ruas, ano passado deu míseros 4%, esse ano 8%, só agora descongelou a gratificação das professores que perderam a gratificação do nova escola, por estarem de licença maternidade. É pouco? Concordo que sim! mas, se a categoria não vai pra rua não luta...aí é que não sai nada! O sepe não nega que o Cabral deu aumento para os professores (Regina Magalhães teve um papel fundamental), como o sepe não nega que o Fábio , aprovou a nossa proposta de plano de carreira,deu aumento e abono pra todo mundo da educação. Agora, qual é o nosso papel de uma entidade autônoma e independente? Acho mais, quem está por trás das duas candidaturas é o que existe de mais nefasto que é Picciani e Graciosa, imagino que quem ganhar vai pagar um preço muito alto.
Sobre os recursos da educação, as verbas são vinculadas, 25% de todo orçamento e ainda tem os recursos do fundeb que só neste ano,Valença recebeu na ordem de 11milhões de reais.Olha que incoerência, o pagamento dos professores está atrasado, já há três dias.Se existe dinheiro onde foi parar? Não sei se vc sabe mas, os triênios que um direito do funcionalismo está congelado desde de 2002(L.Antonio,Fernando e Fábio) vc sabe quanto isso acarreta de subtração nos salários dos professores? Você acho justo que num bairro tão marginalizado igual ao dudu lopes, que vive nas páginas policiais da cidade, não tenha uma creche ou pré-escola? ou um posto de saúde? ou uma quadra de esportes? Você não acha que uma escola de tempo integral pode tirar as crianças das ruas, portanto da marginalidade? Sobre a gestão democrática nas escolas. Você não acha que muito mais fácil que os pais,as mães,os alunos,os professores e funcinários, as associoções de moradores, gerir juntamente com as secretaria de educação os problemas da escola, como por exemplo a elaboração do projeto-político pedagógico?
Mudando de assunto, estamos vivendo uma crise mundial a partir dos setrores imobiliários e bancários,bolsa de valores no EUA. Essa crise já chegou aqui.Pra vc ter uma idéia semana passada estava em S.Paulo(sou da executiva nacional da conlutas)e presenciei uma manifestação de bancários do "nossa caixa SP", o banco está em processo de fusão pelo BB, terão diminuido nos próximos meses 20 mil postos de empregos. Essa realidade vai está batendo nas nossas portas em breve.
Por último pois tô cheio de prova pra corrigir. Qual é a crítica que fazemos ao programa do Alvaro? É a seguinte: o governo do emprego(?) e da saúde(?), todo material de campanha quase não fala em educação, e , colega (se é que posso chamá-lo assim), eu não vejo nenhuma saída a médio e longo prazo que não seja um investimento massivo em educação, com responsabilidade social.O dinheiro da educação não pode ir pro ralo, pois que financia a educação somos nós que pagamos os impostos.Desculpe se escrevi por demais!
Danilo Sarafim

Anônimo disse...

Continuando. Acabei de falar ,dar uma entrevista com o Rubem Berta, do jornal o GLOBO.Qual é a matéria:Decreto 41.496 Dispõem do Programa Adota uma Escola. Resumindo a matéria sai amanhã no o globo. Qual é a lógica qualquer empresa pode adotar uma escola,inclusive criar gratificações para quem trabalha nela. Imagina.O UNIBANCO pega por exemplo o colégio Amaro Cavalcante um escola centenária la no catete e investe, aparelha estc.é um cartão postal, agora quem vai investir na escola Pedro Ruas em Valão do Barro,.distrito de Itaocara lá no noroeste fluminense,esta escola é cercada de morros ,pastos,bois e vacas, quem vai investir nela? o UNIBANCO? A REDE Globo? E mais o Rubem me deu uma notícia que é furo de reportagem o governo estadual vai incorporar 100reais do nova escola.Só que tem professor que ganha 450 reais de gratificação, ou seja, milhares de professores perderão dinheiro, já estão endividados, no banco com empréstimos etc. é essa a política educacional? Lei oGlobo de amanhã!
Danilo.

Anônimo disse...

estou no aguardando!

Anônimo disse...

CARO E RESPEITADO DANILO,

SEI QUE VC LUTA, E PELO QUE VC COLOCOU SOBRE AS MESMAS, EU CONCORDO, É JUSTA SUAS REIVINDICAÇÕES, É JUSTA A "CARTA", EU SEI QUE OS PROFESSORES SÃO MAL REMUNERADOS E NÃO NEM UM ESTRTURA BÁSICA PARA QUE POSSAM ENSINAR DE MANEIRA ADEQUADA E QUE TANTO ESPERO.NÃO FIZ QUALQUER CRÍTICA À CARTA E SEUS OBJETIVOS, SÃO JUSTOS (SENDO REDUNDANTE). TB SEI DA FUSÃO QUE ESTÁ PARA ACONTECER E AS PROVÁVEIS DEMISSÕES (VC DISSE 20.000, TAMBÉM SEI DA CRISE IMOBILIÁRIA. SÓ QUE O PROBLEMA AKI DISCUTIDO NÃO É ESSE.
COMO DISSE RESPEITO VC SER SOCIALISTA E MAXISTA, OS QUAIS TB TENHO CERTA "ADMIRAÇÃO".
O PROBLEMA É COLOCAR UMA ENTIDADE REPRESENTATIVA, DE FORMA POLÍTICA, COMO ME PARECEU, NÃO SÓ A MIM, COMO VC PODE VER NOS POSTS. OLHA, VOTAR NULO OU EM BRANCO É DEMOCRÁTICO, TER CANDIDADTO TB É DEMOCRÁTICO. AGORA, TOMAR POSIÇÃO É MAIS QUE DEMOCRÁTICO É PARTICIPAR, É TENTAR FORTALECER OPINIÕES, MARCAR A SUA. SEI QUE VOTAR NULO TAMBÉM É. COMO DISSE FOI A FORMA COMO VOCES COLOCARAM, "OLHA, ELE NÃO ASSINOU....É CONTRA NÓS"!!!1 QUANDO NA VERDADE PODE NÃO SER ISSO QUE ACONTECEU.....ESFREGAR NA CARA SE NÃO CUMPRIR........AH, PÁRA! O MOVIMENTO TEM QUE DIALOGAR, COBRAR, PARTICIPAR, PORÉM NÃO TOMAR PARTIDO, QUE TOME INDIVIDUALMENTE, NÃO REPRESENTATIVAMENTE. ORA, QUEM VC ESTÁ NEGANDO É QUE VAI GOVERNAR NOSSA CIDADE, É ELE QUE "SABER" USAR NOSSO DINHEIRO, IMPOSTOS E ETC. COMO DISSE, VC POR SER INFLUENTE E RESPEITADO, NÃO PODE USAR, EM NOME DE UMA CLASSE, QUALQUER "ARTIFÍCIO" "CHANTAGEADOR", NÃO CONCORDA?
POIS FOI ISSO QUE PARECEU.
PEÇO DESCULPAS HUMILDEMENTE CASO NÃO TENHA SIDO VC.
COMO É SABIDO, EXISTEM PESSOAS QUE ESTÃO NO SEPE E NO VQ, E ESTÃO CONFUNDINDO AS COISAS, USANDO, ENTÃO POLITICAMENTE TAL "ORGÃO" REPRESENTATIVO. AGORA, POR FAVOR, NÃO PARTICIPE DESTA FORMA. ESTÁ É MINHA OPINIÃO. SE VC ACHA QUE NENHUM DOS CANDIDATOS IRÁ LHES PROPORCIONAR O QUE PRETENDE, GENERICAMENTE FALANDO. ESCOLHA UM,PESSOALMENTE, E PRONTO. TALVEZ, NA SUA VISÃO, TENHA UM "MENOS PIOR" QUE O OUTRO. A QUAL É MINHA OPINIÃO. ENFIM, COMO VC, NÃO VEJO SAÍDA A MÉDIO E LONGO PRAZO, MAS COMO VC É UMA PESSOA QUE LUTA POR DIREITOS, TEMOS QUE DAR UM PRIMEIRO PASSO, E AÍ, POUCO A POUCO, TENTANDO MUDAR AS COISA, EXPONDO AS MAZELAS E INFLUÊNCIANDO, PELO MENOS TENTANDO, AS PESOAS MENOS ESCLARECIDAS. ESSA É MINHA OPINIÃO, ESPERO QUE NÃO FIQUE RESSENTIMENTOS, MESMO NÃO NOS CONHECENDO. EU O RESPEITO, COMO TODAS AS PESSOAS.
POR FIM, APENAS PARA RESSALTAR, NÃO VOTO AQUI, PORÉM TENHO POSIÇÃO E "ACHO" QUE SEI O MENOS PIOR.SEI QUE VC NÃO CONCORDA COM O "MENOS PIOR, MAS, FAZER OQ? ALGUÉM VAI GOVERNAR, QUEM EU NÃO SEI, SE OS EMPRESÁRIOS, SE OS POLÍTICOS DE FORA OU OS ELEITOS, O QUE EU NÃO ACREDITO.

ABRAÇO FRATERNAL

PS.:DESCULPE POR TER TOMADO SEU TEMPO......TEMOS QUE TRABALHAR, SENÃO.....

Anônimo disse...

Fala sério Danilo.
Você não compra o professorado com suas idéias.
Eles lotaram o comício do DR. Alvaro no Jardim de Cima.
Eles sabem com quem estão lidando e não necessitam de intermediários.
Eles são 10!

Anônimo disse...

O psol em Valença é insignificante neste momento está em formação.Na verdade o psol disputa pela primeira vez as eleições municipais no Brasil. Você deve saber que o psol é uma ruptura do pt. Foi a partir da expulsão daqueles parlamentares ancabeçados por Heloisa Helena.Por tanto acho inclusive pela alta popularidade alcançada por Lula, os partidos da esquerda PSOL,PSTU e PCB terão imensas dificuldades neste processo. Porém isso não significa, ao contrário do PT, que o PSOL de Valença vá apoiar candidaturas como as de Fábio,L.Antonio,Vicente,Alvaro e Vivili. A candidatura do PCB poderia ser uma alternativa...foram liberados os militantes do psol, alguns vão votar no afonso, no meu caso vou anular meu voto. O Psol de Valença fez várias discussões sobre o lançamento de candidatos.Chagamos a conclusão que neste momento não reunimos forças sufientes, principalmente material, ou seja, dinheiro. E isso se verifica neste processo face a quantidade de dinheiro que está circulando nas candidaturas.Quanto custará a eleição de um vereador? 250 mil? Não faço idéia.Mas, o dinheiro está correndo a solta.Dinheiro aliás público e privado. O nome do Samir foi realmente cogitado ao sacrificil de se candidatar a prefeito, outros nomes declinaram.O problema está no dinheiro,pois, se Vicente Guedes faz uma candidatura milhionária,com a presença do vice governador na cidade.Se o Picciani exige a renuncia de L.Antonio e aposta todas as fichas em cabral, isso significa que a origem do dinheiro deve ser ivestigado pelo ministério e pela polícia federal.O recrutamento de desempregados por exemplo faz lembrar uma senzala.Muitas mulheres pobres e negras, muitos jovens desempregados segurando faixas,distribuindo papeluçhos, recebendo 50 reais por semana a troco de um prato de comida ou de um copo de pinga ? Isso é o mínimo.Por fim acho que é Valença que sai perdendo,enquanto a maioria das cidades da região progridem, aqui o atraso reina. O Psol continurá distribuindo seus panfletos e jornais emitindo a sua opião sobre os fatos que envolvem o povo daqui.Temos a nossa opinião que neste momento não é da maioria.Somos minoria.

Anônimo disse...

Me parece natural que no comicio do jardim de cima o professorado foi maioria.Primeiro que porque o Alvaro deu aumento em 1993. ;e em segundo por que quem trablha ou trabalhou em Rio das Flores carregam a péssima realidade da gestão de Vicebnte em Rio das Flores. É fato que a educação de Rio das Flores é bem inferior do que Valença. O problema é se élicito ou não uma entidade de classe que luta pelos direitos da categoria, que nunca se vendeu para patrão, poder ter ou não a iniciativa de usar os seus mecanismos de pressão. é assim que funciona.Ter o direito mais do que legitimo de defender uma pauta em defesa dos profissionais e da escola de qualidade. Os fatos recentes mostram muito bem. Na PMV, depois do plebiscito onde mais de 50% da categoria deu nota zero para o atual prefeito Fábio Vieira é que conseguimos abrir negociação. O Plano de ;carreira aprovado, teve durante do o tempo de sua elaboração o apoio irrestrito de Regina Magalhães, o problema estava na Fazenda, no dinheiro, no prefeito e tivemos que lançar mão do plebiscito.Tivemos também o apoio da Câmara, da vereadora ;stela.O Plano representou uma modificação salarial. Os mais antigos pelo escalonamento 30%.Conseguimos também neste governo um fato inétido até então na PMV, a recomposição das perdas inflacioárias,foram recompostos 4.5%, além do abono de 100 reais do fundeb para professores,merendeiras e inspetores de alunos. Com relação a gestão democrática, tivemos todo o acordo com a regina magalhães e a câmara.No transcorrer do processo, houve uma liminar de um mandado de sergurança do presidente da OAB Miniz Assis, sobre a legitimidade do processo.O fato ocorreu no distrito de conservatória, no colégio Medianeira, onde uma profissional estava de licença e sai da licença para concorrer fora do prazo.O Juiz de Valença ao nosso ver cometeu um erro, pois se baseou como pova o atual estatuto do magistério de 1993,e não considerou o regulamento baixado pela própia secretaria de educação neste processo. O juridico da PMV não recoreu, o que inviabilizou o processo de eleição para diretores das escolas.Ainda assim todas que foram votadas estão mantida nos cargos. É importante que se saiba, que o departamento jurídico do sepe,tem atuado nas questões que envolvem os profissionais da educação lotados nas escolas municipais e estaduais. Na PMV tivemos casos de reitregração e indenização de professores, que foram demitos no primeiro concurso realizado pelo então prefeito fernando graça.No estado idem. O sepe nunca deixou de ser atuante.As ações do sepe são legitmas. E os aliados do sepe, não estão na Assembléia Legislativa ou no Tribunal de Contas, os aliados do sepe estão no Valença em Questão, no MST,nos movimentos sociais.O sepe não faz distinção ideológica,de religição, de raça aos seus associados. O sepe não orienta candidaturas, o sepe usa de seus instrumentos com quaisquer governos para tentar alcançar os seus objetivos.Quem tiver outras fórmulas de arrancar os direitos devidos apresente. O nosso lema é O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!
Danilo.

Anônimo disse...

Intermdiário com os governos e políticos é pra enganar trouxa! se não houver luta não haverá vitória!

Anônimo disse...

Ainda bem que vocês são minoria, o que prova que a maioria é quem sabe o que quer de verdade.
Não sou desemoregada, não recebí nada e estava lá.
Quero o 10, porque acredito que será o melhor Governante.
Sobre os que te lembram "uma senzala", gostaria de dizer que é gente pobre, mas, decente.
"a gente feia que ninguém quer ver, mas, deseja explorar...
Eles estão lá porque acreditam no Dr. Alvaro e se cansaram da corrupção da elite valenciana (nem preciso citar os nomes, né?
Juliane

Anônimo disse...

CARO SERAFIM,
VI QUE VC NÃO SE POSICIONOU COMO ACHO QUE DEVERIA TER POSICIONADO, MAIS UMA VEZ O RESPEITO, PORÉM, COMO SEMPRE, VERIFICO QUE VC SE ESQUIVOU DO DIÁLOGO. QUE PENA. FICA AQUI MEUS PRÉSTIMOS, BEM COMO SAIO COM A CERTEZA DE QUE VCS REALMENTE FIZERAM POLÍTICA EM NOME DA CLASSE, USANDO-A, NÃO SEI POR QUAL MOTIVO. MEUS PRÉSTIMOS.
ME DECEPCIONOU, FAZER OQUE......? IDÉIAS SÃO DEBATIDAS COM ARGUMENTOS E NÃO COM PAPOS ATRAVESSADOS E QUE NÃO GERAM DISCUSSÃO (SAUDÁVEL).
FICA AQUI MINHA POSIÇÃO


ABRAÇO

Anônimo disse...

Parabéns anonimo!
è isso aí!

Anônimo disse...

Não entendo o hábito das pessoas de criar uma dissociação entre política e tudo o que se faz na via! Pessoal, VIVER É UM ATO POLÍTICO. Diferente de UM ATO PARTIDÁRIO. Desde o momento em que o SEPE propôs a todos os candidatos que assinassem um compromisso com a classe a qual representam, não houve ato partidário, o que seria condenável. Houve um ato POLÍTICO, o que é louvável. Aliás sem querer ser deselegante, é o mínimo que poderiam ter feito. Onde está a capaciade desse ser questionador acima, de entender que é um ato de ignorância, não só aos professores, mas a toda a sociedade, um candidato se negar a um compromisso com tal reivindicação. Sinto tristeza ao ler tal comentário. Preiro crer que esse cidadão só quer tomar o tempo tão cheio de tarefas do Danilo...

Anônimo disse...

quero me desculpar com excessos cometidos no calor de campanha e dizer que mais do que nunca o alvaro e o melhor candidato para a educaçao. vamos somar e nao dividir. vamos de dez

Anônimo disse...

MULHER ATIVA, POR FAVOR, VÁ PARA A INATIVIDADE....É MELHOR......

Anônimo disse...

Parabéns mulher ativa. É uma tarefa difícil, ingloria,mas não há outro caminho, a não ser elevar o nível do debate. Amanhã, as coisas estarão após as 17 horas mais arrefecidas.Menos insanidades.Temos um lema dos aposentados do sepe: Aposentados sim! Inativos nunca! Parabéns pela clareza!
Danilo.

Anônimo disse...

É em meio a muitas atividades diárias que tenho como dona-de-casa, mãe de dois filhos (um com poucos meses) e esposa que encontro tempo para participar desse debate. Talvez por isso o codinome. Tenho apenas 31 anos e não pretendo ficar inativa tão cedo. Exponho aqui minhas modestas opiniões com a despretenciosa esperança de colaborar,até mesmo de igual para igual, já que nem formação acadêmica tenho. Estou talvez numa certa "zona de conforto" por não morar mais em Valença e ver as coisas de um ângulo um pouco menos passional. E o que realmente vejo muita tristeza me dá: as pessoas estão insistindo no paliativo, no menos pior. Insistem em se manter ignorantes, marginais nas proposições de soluções para a cidade. Vão engolindo os discursos sem nenhum questionamento... Vicente Guedes dizer que Valença tem potencial para ser pólo industrial é o fim! Álvaro Cabral ignorar educação, que perigo!! Nesse caso parece ser o voto nulo a única solução.Mesmo que a longo prazo.

Anônimo disse...

Dez neles!

Anônimo disse...

Mulher ativa
Você me parecia inteligente...
Votar nulo não condiz a democracia e é papo de gente brega.
Vá de 10!

Anônimo disse...

"Vá de dez!" "É fulano na cabeça!" Parece papo de jogo de bicho, ou futebol. Eleição não é isso. A única torcida que faço é para que um lapso de lucidez surja na cabeça de quem for assumir. Só posso torcer, pois como já expliquei em outros comentários, não moro mais em Valença, o que não me tira o direito de debater, certo? Mas se aí estivesse votaria no, digamos, 666. Se é que me entende... E nem ligo de ser chamada de brega.

Anônimo disse...

Índice da edição 216 - out/2008




RETRATO | A Educação por outro foco
Promessa é dívida
Candidatos a prefeito se comprometem a cuidar da Educação como a população manda
Arthur Guimarães, de Boa Vista do Tupim, BA

Dia 21 de agosto, quinta-feira, não foi feriado, mas as aulas estavam suspensas em Boa Vista do Tupim, a 330 quilômetros de Salvador. Todos os membros da comunidade escolar foram convidados para o Dia E - um fórum organizado em ano de eleição municipal para que a população analise a política educacional da gestão em curso e os candidatos à prefeitura se comprometam a trabalhar para atender às prioridades definidas por alunos, pais e educadores.

Foto: Edson Ruiz


FUTURO EM PAUTA Gidu (à esq.) e Nascimento assinam embaixo dos pedidos da comunidade

Pouco depois das 8 horas, mais de 400 pessoas já estavam reunidas na Câmara Municipal, prontas para a segunda edição do evento, supervisionado pelo Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, entidade que trabalha para a melhoria do ensino na região. Na primeira fila da platéia, os donos do poder local. Cercado por partidários, o atual prefeito e candidato à reeleição, o tucano Hiran Campos Nascimento. Do outro lado, também com seus correligionários, o petista João Durval Trabuco, o Gidu. O clima era tenso: eles mal se entreolhavam, mas nada que abalasse a serenidade de Cybele Amado, idealizadora e organizadora do fórum, que é realizado na maioria dos 25 municípios parceiros do instituto. "Quando iniciamos nossas atividades nas escolas, em 1999, oferecíamos apenas formação para os educadores, mas percebemos que para colher os frutos é preciso também continuidade, o que só ocorre se há o compromisso político", explica ela.

Enquanto era exibido um vídeo com os feitos (entre outros, a aquisição de material didático) e as pendências (como a permanência de classes multisseriadas) da administração atual, predominava a timidez na platéia. Mas o dia estava apenas começando. Depois do Hino Nacional, a comunidade ganhou posse do microfone. Roselândia da Silva foi uma das primeiras a se pronunciar. Mãe de Bárbara, aluna da 2ª série da EM Bartolomeu Bueno da Silva, ela pediu mais estrutura física para a unidade. "Não tem carteira. Ela estuda no chão", disse. A claque do prefeito quis rebater a crítica. "Não é um debate político", cortou Cybele, devolvendo a palavra aos cidadãos, que já se deixavam contaminar pelas reivindicações dos vizinhos. Professores e estudantes seguiram denunciando precariedades (como escolas infestadas por morcegos e merenda composta de um copo de suco) e sugerindo melhorias. A cada pedido, era realizada uma votação: quem estivesse de acordo levantava a mão. As aprovações eram registradas numa espécie de pauta a ser assinada pelos candidatos.

Por volta das 18 horas, o Dia E chegava ao fim. Gidu e Nascimento subiram ao palco. Assinaram o documento sem nem sequer um aperto de mãos. "Aqui não é lugar de politicagem", lembrou bem Cybele. Daqui a quatro anos, um deles vai participar novamente do evento, prestando contas de seu mandato. Mais uma vez, a politicagem dará lugar ao que importa quando o assunto é Educação: garantir o direito de todos de aprender.

Quer saber mais?
CONTATO
Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, Av. Nelson Alves, s/nº, 46930-000, Palmeiras, BA, tel. (75) 3344-1136

INTERNET
Educar para crescer

Anônimo disse...

A reportagem acima está na Revista Nova Escola de outubro de 2008 ou no site www.novaescola.org.br com a galeria de fotos do evento. Portanto, não é nenhuma novidade que a comunidade se organize para cobrar dos candidatos compromisso com as "promessas" ou, no caso de falta delas, construir um programa para a área de educação que corresponda as necessidades do município.

Anônimo disse...

Mulher ativa
Continuo 10!

Anônimo disse...

Não adiantou chingar!Alvaro dançou,junto com luis antonio,andré correa e picciani e fábio bem feito