sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

As verdades da mídia

A mídia foi tema de discussão – ótima, diga-se de passagem – em postagem recente (AQUI). Como o debate foi produtivo, acho que vale um comentário sobre duas matérias, uma da Globo.com, e outra do UOL. Elas falam da taxa de desemprego divulgada hoje pelo IBGE.

Porém, o enfoque é totalmente diferente. Enquanto a Globo.com diz que a taxa “sofreu uma ligeira alta em novembro, para 7,6%”, o UOL diz que o “nível de desemprego nacional passou de 7,5% em outubro para 7,6% um mês depois (...) Em novembro de 2007, a taxa correspondeu a 8,2%”.

Ou seja, de um ano pra cá a taxa caiu muito mais do que o 0,1% que aumentou do mês passado. A Globo.com continua suas impressões: “A elevação do indicador em um mês de novembro frente a outubro preocupa, no entanto, por ser pouco usual: a taxa de desemprego costuma cair no final do ano, influenciada pelas contratações no comércio e na indústria para atender à elevação da demanda. Em 2007, por exemplo, o índice caiu de 8,7% em outubro para 8,2% no mês seguinte”.

Já o UOL, dá o enfoque de que “a taxa de desocupação do mês passado foi a menor para um mês de novembro desde o início da nova série da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), em março de 2002”.
Lá no meio da matéria, a Globo.com se contradiz: “Apesar da alta na comparação mensal, a taxa de 7,6% é a menor para um mês de novembro desde o início da nova série da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), em março de 2002. Em relação a novembro do ano passado, a taxa de desemprego reduziu-se em 0,6 ponto percentual. Naquele mês, o indicador ficou em 8,2%” igual ao que está na matéria do UOL, só que com muito menos destaque.

Veja a matéria do UOL
Desemprego tem menor taxa para meses de novembro desde 2002, diz IBGE

Veja a matéria da Globo.com
Desemprego fica quase estável em novembro

E tire suas próprias conclusões

Um comentário:

Anônimo disse...

Agora é oficial. Vamos ter novas eleições em valença para prefeito em janeiro.

O cadidato vicente guedes(que tentou fazer do cargo de prefeito uma profissão) não podera concorrer.

esta marcada para o dia 20 de janeiro de 2009.

Os candidatos sao os seguintes:
Afonso
Alvaro
Vivili

Dei preferencia em dar essa noticia fresquinha para o blog que é o veiculo serio de valença na internet. Espero que seja publicado

saudações