terça-feira, 24 de março de 2009

Educadores param até receber os atrasados




Em Assembléia nesta terça-feira (24), com a presença de mais de 300 profissionais de educação, professores e funcionários das escolas municipais de Valença resolveram paralisar suas atividades, a partir de quinta (26), até que o governo pague o que lhes é devido.

Com os salários de dezembro atrasados, sem os vales-transportes e os passes de ônibus, sem a gratificação dos diretores, a categoria decidiu que não haverá mais aulas nas escolas municipais até que sejam resolvidas estas demandas urgentes da rede.

Segundo foi apurado pelo sindicato, existe dinheiro suficiente para pagar os educadores, uma vez que as verbas para educação advém do governo federal (60% do FUNDEB) e/ou são recursos carimbados (60% dos 25% constitucionais do orçamento). A avaliação do SEPE é que a decisão de não pagar à educação é uma decisão política do prefeito Vicente Guedes, que pretende pagar todo o funcionalismo de uma vez com a arrecadação do IPTU (a pergunta é: como vamos pagar o IPTU se o nosso salário está atrasado e se temos que tirar do nosso bolso para pagar vale-transporte?!?)

Ficou definido também que a categoria vai realizar uma outra Assembléia, na próxima segunda-feira, dia 30, às 10hs, nas escadarias da Catedral de N.S. da Glória, seguindo dali em protesto pacífico (passeata) até a porta da Prefeitura.
FOTOS: JORNAL LOCAL.

28 comentários:

Anônimo disse...

É DEPRIMENTE VER UMA CENA DESSAS, PROMOVIDA PELO SEPE EM PLENA ESCADARIA DA CATEDRAL.
POBRES PROFESSORES!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Fico triste em ver pessoas que cuidam da educação de nossos filhos, terem uma atitude tão radical diante das dificuldades que atravessa o nosso Município.
Acho que o cada um deve fazer sua parte não combina com esse Sindicato que pelo passado de seus dirigentes não passa crédito a população.

PAULO FARIA
APOSENTADO
62 ANOS

Vitor Castro disse...

O evento não foi 'promovido' pelo Sepe, mas pelos profisisonais de educação, que realmente não têm condições de arcar com as despesas mês a mês sem receber o seu já baixíssimo salário.

Infelizmente a greve é uma das poucas formas que os profissionais desta área têm para pressionar o poder público, já que o diálogo - tentativa inicial - não deu certo.

abs.

Vitor Castro disse...

Só não entendi o 'em plena escadaria da catedral'. Seria uma heresia fazer manifestação ao lado da igreja?

abs.

Vitor Castro disse...

Paulo, que atitude considera menos radical? Continuar trabalhando sem receber? Fazer empréstimos - a juros altíssimos - para conseguir continuar trabalhando?

Há a necessidade urgente de pressão para que os salários atrasados sejam pagos. Não consigo enxergar outra solução nesse momento, que pra mim é dramático tanto para os alunos quanto para os profissionais.

abs.

Curso Líder disse...

A Greve é sim uma maneira que assegurar o mínimo de dignidade que é o salário. falar com os bolsos cheios é facil ! Corte gastos de cima e nao de baixo ! Tanto falam que a soluçao tá na educaçao entao? ajam !! resistir é preciso! A lutam tem que continuar !

Anônimo disse...

Acho que a prefeitura está fazendo sua parte já que pagou o 13º e em breve fará o pagamento do mes de Dezembro.
Pelo que sei a proposta é que seja pago o salários aos funcionários da educação já que tem verba propria não é.
E o restante do funcionalismo
fica a ver navios?
O professor não é melhor que ninguém a ponto de ter esse previlegio.
Apesar de não ter votado no atual Prefeito, vejo que a maquina pública tem sido tratada com a responsabilidade que não via a anos e por isso deveria ser tratada com mais respeito por esse sindicalistas que em sua Biografia nada somaram até hoje ao nosso Município.
abraços
PAULO FARIA
APOSENTADO
62 ANOS

Sanger/Regnas disse...

Colocando os pontos nos "is": não é privilégio receber um salário com três meses de atraso, logo a prefeitura não faz nada mais do que sua obrigação; a educação recebe verba do FUNDEB e cerca de 60 por cento do seu valor serve para pagar o funcionalismo.
Abraços!

Anônimo disse...

Desculpe Sanger

Mais receber o salários antes dos outros funcionários é privilegio sim!!!
Outra coisa que me espanta é que ninguém toca no nome de quem causou esse atraso todo.
Como o nosso povo tem memória curta.

PAULO FARIA

Anônimo disse...

Paulo, não vejo privilégio nenhum em se receber o salário 3 meses atrasado. Não é nem privilégio receber em dia, é um direito!!!

Estamos falando disso! DIREITO!

Os professores não são melhores que ninguém, estão exercendo e cobrando seu direito de classe. Aconselho aos outros funcionários a buscarem seus direitos também.

Letícia

Theo disse...

Na minha opinião não há motivos para o salário da educação está atrasado, uma vez que vem verba carimbada para isso.
Não consideraria privilégio caso estes profissionais recebessem o salário atrasado e os demais não.Seria até uma estratégia, pois entraria dinheiro no comércio e, por consequência, nos cofres da prefeitura (impostos).
Os demais profissionais da prefeitura são muito desunidos para reinvindicarem algo.O sindicato é inoperante.
O prefeito poderia vir a público e dar uma previsão, por mais longínqua que seja, pois assim acabariam os boatos.

Anônimo disse...

Não há solidariedade alguma. Os professores deveriam voltar as aulas quando recebessem os atrasados e os demais servidores também, isso é solidariedade.
E caso seja depositado nas contas dos professores e não dos demais servidores, os professores não deveriam sacar o dinheiro.
Isso é solidariedade.

BRUNO OLIVIEIRA

Anônimo disse...

É impressionante como as pessoas tem dificuldade em discutir idéias. Ficam ofendidas se discordam delas e sempre levam tudo para o lado pessoal. Algumas pessoas que frequentam esse blog estão muito preocupadas em discutir pessoas, idéias, opiniões são menos importante.
Pouco me importa quem é Letícia, ou Alcina ou Paulo seja ele Faria, Silva ou Santos. Pouco me importa se Paulo é aposentado e que emprega 5 ou 100 pessoas, pouco me importa se Letícia vai ser professora no futuro.
Eu estou querendo saber como eles pensam, quero ver um debate saudável.
Quando os comentaristas deste blog, sejam nonimos ou não, deixarem de se preocupar em discutir pessoas e sim idéias, o nível vai aumentar bastante.

Ass: não interessa

Anônimo disse...

Bem pesoal. O debate esquenta, esquenta, esquenta e acaba entornando o caldo. Se piçarmos de tudo o que foi dito (ou escrito)o melhor do bom senso veremos que todos tem a sua contruição a dar. Três meses de atraso é dose: quem consegue sobreviver dignamente assim? Ninguém que vive do seu salário mesal, imagino. Seria interessante publicar as argumentações do governo. Não paga porque?? A greve é uma forma legítima de luta e dela se servem os professores com razão, desde percebam não estarem sendo massas de manobra do seu Sindicado. Não sendo esse o caso.... bola pra frente. Mas seria interessante relatar aqui as argumentações do governo, uma vez que o diálogo já foi tentado. Mas é grave, sobretudo, ñão ter pagamento por tres meses. É tempo demais, Paulo. O que o Theo escreveu/disse, me parece provido de bom senso.

Anônimo disse...

Luciana M. Pereira de Souza.
Professora, indignada com a atual situação. Porém, discordo que devamos receber antes dos outros funcionários.

Unknown disse...

Primeiro, fecho com o Samir em todas as colocações dele a respeito da greve e da situação dos trabalhadores e trabalhadoras da educação(acostuma não, Samir!!).

Segundo, eu tenho grande dificuldade em entender o privilégio argumentado por alguns comentadores. Pagar salário em dia não passa de obrigação, não é privilégio!

@s profissionais da educação recebem através das verbas com destinação própria para a educação, @s profissionais da educação não receberão com a verba que paga os salário d@s servidores e servidoras. O sindicato dos servidores municipais deveria ir pra luta, chamar sua classe à luta, defender o direitos da classe. Deveriam fazer como faz o SEPE, que não trava luta oportunista. Que não se restringe a luta para que os salarios sejam pagos, mas na melhoria de condições e na dignidade da classe.

Os comentgadores deveriam entender tambem, que essa luta não é só luta d@s profissionais de educação.Na verdade, vai além, é luta de classes, oprimido x opressor, explorado x explorador. O conjunto da classe trabalhadora deveria estar (como eu estou)satisfeito e contemplado pela luta que trava o SEPE em Valença que está entrincheirado pela sua classe, mas que em momento algum deixa de expor e se colocar ao lado de todos os explorados servidores municipais.

Vitor Castro disse...

Aviso aos navegantes. Os comentários que extrapolam as discussões de idéias e se resumem a ataques pessoais, como já deveriam saber os leitores, são moderados.

abs.

Anônimo disse...

É NESSAS HORAS QUE EU TENHO VERGONHA DE SER PROFESSORA.
UM MONTE DE PROBLEMAS: PAIS IGNORANTES QUE QUEREM NOS ENSINAR A DAR AULA, DIRETORAS INSATISFEITAS, CRIANÇAS MAL EDUCADAS E, O QUE REALMENTE INTERESSA QUE É O SALÁRIO... É UMA PIADA.
SÓ NÃO CAIO FORA, PORQUE NÃO CONSIGO OUTRA COISA COM A MESMA CARGA HORÁRIA.
AGORA EU PERGUNTO: PODE O ENSINO PÚBLICO TER QUALIDADE SE QUEM ESTÁ ENSINANDO ESTÁ COM A CABEÇA NAS CONTAS ATRASADAS?!
NINGUÉM MERECE!!!!!!!!!!!!!
NINGUÉM MERECE !!!!!!!!!!!!

Tyler Durden disse...

Só pra constar.

Eu NÃO APAGUEI nada, quem apagou foi o moderador do blog (capilo) que também apagou meu comentário.

Agora até eu fiquei curioso: aonde eu fui desrespeitoso? Desconfiar de uma pessoa que não debate e fica querendo saber o sobrenome de uma pessoa, pra procurar "podres" de parentes e/ou amigos??

Fala sério!

Anônimo disse...

Como eu disse na outra notícia vou reiterar aqui: Sou contra a greve, porque não vai solucionar o problema e sim atrapalhar a organização da "casa" que está sendo feita pelo novo prefeito. E concordo com um post aí em cima que não é juso os professores receber antes que os outros funcionários. Todos tem que receber juntos, pois os mesmos se referem ao mês de dezembro e a um atraso de "TODOS" os salários.

espero que o Sepe tenha bom senso em reconhecer que mais uma vez deu uma bola fora, tanto é que nem conseguiu mobilizar nem metade dos professores, pois esses sim tem consicência da atual situação do municipio e do quanto etá sendo dificil arrumar a bagunça deixada pelo antigo mandatário municipal.

vlw.

Anônimo disse...

Seria possível os integrantes da Direção do SEPE e que tenham ligação com este blogue dizerem qual foi o percentual de adesão dos professores?
E se o motivo pela não adesão de alguns profissionais realmente se dá porque são menos brilhantes que os integrantes do SEPE e nem sabem o que é luta de classe, uma coisa do século XVII?

Ana Maria disse...

A não-adesão à greve, em uma sociedade oprimida, desacreditada em seu papel histórico como trabalhadora, e, portanto, desgastada político-ideologicamente, não tem nada a ver com não-brilhantismo. Existem profissionais, em todos os setores e classes, que simplesmente não compreendem e não desejam a greve como instrumento de luta. Não podem nem serão aqui perseguidos ou estigmatizados por isso.

A meu ver são igualmente oprimidos, primeiramente, pelas políticas públicas da nossa educação (?), e, inconscientemente, reféns de sua própria condição alienada / alienante.

Agora, sendo o percentual de não-adesão hipoteticamente maior ou próximo ao percentual de quem entrou em greve como resistência, do ponto de vista sugerido pelo anônimo, pouco importa. Não serão os saldos meramente quantitativistas que deslegitimarão a luta dos professores em Valença ou em outro lugar do mundo.

Ana Maria Reis

Anônimo disse...

300 pessoas?
Ou isso é uma brincadeira do SEPE ou no sindicato falta professores de matemática.

ARNALDO CESAR GARCIA

Anônimo disse...

Olá galera do VQ!
Finalmente a paz voltou a reinar por aqui!
Os "anônimos" desapareceram.
Onde será que eles foram parar?

Saudações tricolores.

Dalva H. Porto.

Tyler Durden disse...

No sindicato, assim como nas escolas, faltam professores de matematica, portugues, literatura, informática...

Anônimo disse...

No sindicato além de quantidade, falta qualidade.

ARNALDO CESAR GARCIA

Anônimo disse...

Alem de ser ridículo o salário dos professores o + ridículo é alguns comentários!!! Duvido se esse certo anônimo não recebe-se o seu salário ele num iria esta lutando por seus direitos!!!Direitos iguais a todos!!! Pagaram 3 meses atrasado!?!?! Era + q obrigação ou afinal os professores só servem pra dar aulas!?!?! Eles não comem, não se vestem, não tem seu momento d lazer??? anônimo a escravidão já acabou, ninguém trabalha de graça!!!

edgar disse...

Trabalhar de graça, só o time do Flamengo!