terça-feira, 10 de março de 2009

Mais um do TCE indiciado pela PF

Delegado confirma à CPI na Alerj que vai acusar Jonas Lopes, que será o terceiro integrante do tribunal suspeito de corrupção
Por Alfredo Junqueira, do jornal O Dia

Rio - O delegado da Polícia Federal responsável pela Operação Pasárgada, Mário Alexandre Veloso, vai indiciar o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) Jonas Lopes de Carvalho, mesmo que não consiga ouvi-lo em depoimento. A informação foi confirmada por membros da CPI da Alerj que apura o suposto envolvimento de integrantes do TCE-RJ em esquema de corrupção para aprovação de contas de cidades do interior. Veloso e os deputados se encontraram ontem em Belo Horizonte para acertar o depoimento do delegado na CPI, amanhã.

Segundo parlamentares, o delegado mostrou nota supostamente assinada por Jonas Lopes que comprovaria sua ligação com a SIM Instituto de Gestão Fiscal — apontada pela PF como intermediária da propina. O conselheiro, informou Veloso, não foi indiciado porque não depôs.

Jonas Lopes, que, por ser conselheiro, pode decidir o local e a data em que será ouvido, chegou a marcar com o delegado, mas o depoimento não ocorreu. Posteriormente, o advogado Nélio Machado, que representa o conselheiro, entrou com petição ao Superior Tribunal de Justiça.

“Peço ao ministro Paulo Gallotti (relator do caso) que não permita que o delegado tome para si atribuições que não são suas e prejudique meu cliente”, explicou Machado. “Jonas Lopes tem direito de proferir votos de acordo com sua consciência”. Sobre o indiciamento, ele disse que tomará “todas as medidas legais para anular a iniciativa”.

José Graciosa e José Nader foram indiciados pela PF logo após prestarem depoimento, em fevereiro.

Ainda em BH, a CPI ouviu o advogado Marcelo Abdala, que trabalhava para SIM e fez acordo para delação premiada. Ele confirmou as denúncias de pagamento de propina aos conselheiros e ao deputado José Nader Filho (PTB) — também indiciado pela PF. “Ele ouviu conversa telefônica entre Nader e um dos sócios da SIM, na qual o deputado cobra dinheiro do empresário”, disse a presidente da CPI, Cidinha Campos (PDT).

O vice-presidente, Marcelo Freixo (PSOL), disse que Abdala mostrou planilha com os valores de propinas pagas por municípios. O termo ‘vinculado’ seria o código para identificar prefeituras que participavam do esquema.

Fonte: jornal O Dia - http://odia.terra.com.br/brasil/htm/mais_um_do_tce_indiciado_pela_pf_234937.asp

Um comentário:

Anônimo disse...

DELAÇÃO PREMIADA?
QUER DIZER QUE ESSE MARCELO ABDALA É RÉU CONFESSO?
DEVE TÁ LEVANDO GRANA DO BILARA E DO VERDINHO PRA JOGAR MERDA NO VENTILADOR E FAZER COM QUE A IMAGEM DO TCE FIQUE PODRE COMO A DA ALERJ.