A última postagem (agora penúltima) surgiu por conta de um comentário anônimo, que nos cobrava uma postura sobre o resultado de uma pendenga judicial envolvendo o prefeito Vicente Guedes. Aproveitando a deixa, acho que vale relembrar um dos objetivos deste blog: o de receber colaborações de leitores, seja via comentários sobre os temas postados, sugestões de pautas ou temas a serem discutidos, mas também por email (valencaemquestao@yahoo.com.br) com matérias, reportagens e o que mais os leitores acharem interessante ter nestas páginas.
Relembro isso porque o que vem acontecendo é uma extrema cobrança sobre o blog como se ele fosse o grande responsável por divulgar na internet tudo que acontece em Valença, ou o que interessa a Valença. Isso é ótimo por um lado, mas péssimo por outro, já que demonstra a carência de nossa cidade no quesito informação virtual. Se tivéssemos mais 10 ou 100 blogs que informassem e divulgassem fatos gerais sobre Valença, tanto melhor. Infelizmente não é o caso.
No entanto, enquanto estamos neste papel quase sozinhos (alô blogs valencianos, apareçam e se divulguem por aqui), a colaboração dos leitores é mais do que fundamental. Na maioria dos casos, porém, quando algo não aparece por aqui, a cobrançà é como se estivéssemos propositalmente evitando divulgar determinado fato. Não é o caso. Na verdade, temos limitações, que esperamos possam ser superadas com a colaboração de todos. Portanto, vamos nos apropriar do blog e enviar textos opinativos, matérias sobre acontecimentos, etc., que as portas estão abertas.
Mais do que cobrarem da gente uma cobertura factual ao vivo dos fatos, quando falamos alguma coisa, há uma cobrança de que a gente deveria, além de só divulgar, resolver os problemas da cidade. Até gostarámos, se fosse de nossa alçada, e também se tivéssemos condições materiais e temporais para tal. Somos iguais a vocês leitores, só nos esforçamos, mas estamos longe de sermos capazes de resolver todos os problemas. O nosso papel é muito mais de divulgar os fatos, de mostrar o que está acontecendo, para que as pessoas possam, por si só, perceber as situações que estamos passando. Estamos divulgando o que sempre foi omitido em nossa cidade.
É certo que essa cobrança se dá também porque nos envolvemos em questões, tomamos partidos, lutamos juntos, participamos. Mas nem por isso seremos os responsáveis pela mudança. Nem por isso teremos sempre soluções para os problemas. Estamos juntos, tentando pensar e discutir juntos, para chegar em resultados e projetos juntos. Estamos aqui para colaborar. Junto com quem tiver o mesmo interesse.
_________
PS1: um de nossos leitores anônimos indicou algumas leituras de autores que não merecem muito respeito. São eles Reinaldo Azevedo e Dalmo Dallari. Faltou ainda incluir Diogo Mainardi, Ali Kamel, Décio Magnoli... São representantes do que há de mais vil na imprensa brasileira, e atuam forjando, mentindo, inventando, caluniando, com o único objetivo de manter as desigualdades sociais como estão - ou ainda aumentá-las, vá saber. Ao anônimo, sugiro que atente para outros meios de informação. Hoje a internet permite isso, e nem é tão complicado. Basta vontade de se informar.
_________
PS2: A média de acessos ao blog em setembro foi de 124 por dia, totalizando 3.712 no total, sendo que no dia 8 de setembro chegou-se a 291 acessos. O número de páginas visto por essas pessoas foi de 5.992 (uma média de 200 páginas por dia visualizadas).
2 comentários:
Acredito que para muitos o blog funcione como um referencial onde se pode encontrar informação e referências positivas, questionadoras, inquietas. Para outros há certo incômodo por não estarem fazendo nada a respeito de nada. Então o que vale é atacar quem o esteja. Há para quem, ainda, o sentimento seja o de ter suas feridas futucadas. Feridas dos que servem ao clientelismo e fisiologismo político ou dos que simplesmente são e querem se manter ignorantes ou acomodados. É, pois posso garantir que me saber ignorante ou equivocada em meu ponto de vista, às vezes até dói. Mas cura com a busca pela verdade e a prática do que foi aprendido. E eu aprendo muito por aqui. A mudar o meu olhar e ter outro ponto de vista. E às vezes diante das posturas corajosas de vocês me sinto uma titica escondida num pseudônimo. Mas, enfim, como diz o poeta: “ado a-ado cada um no seu quadrado”. E viva a diversidade. É pena que as pessoas ainda tenham o hábito de esperar que a transformação venha sempre de fora e cobrem isso de vocês. Pois isso faz com que elas, de dentro dos seus quadrados, achem que nada podem fazer para transformar o quadro.
Abraços fraternos de quem nem sempre concorda, mas há um ano admira,
Mulher Ativa
Mulher Ativa, se saber ignorante ou equivocada em seu ponto de vista é justamente não ser ignorante ou equivocada.
Aqui, entre o grupo, não temos muitos consensos (que bom!), e o não concordar (seu, nosso, até dos anônimos) é que possibilita também que a gente repense, mude, melhore.
abs. e obrigado
Postar um comentário