quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Acham que somos otários?

Vêm falar de diálogo com os profissionais após obrigá-los a trabalhar aos sábados até o Natal, sendo que já trabalharam no início do ano? Mudaram quantas vezes o calendário escolar pra tentar mascarar este erro da SME?!

Com a palavra os professores e alunos sobre esta grande façanha: "fazer mais com menos".

Abaixo o release enviado pela Assessoria de Comunicação da PMV.

Release nº. 254
Valença, 03 de dezembro de 2009.

Secretaria de Educação mostra que é possível fazer mais com menos.

A Secretaria Municipal de Educação buscou imprimir uma gestão que se baseia na constante capacitação dos profissionais, efetivação de concursados, infra-estrutura para o trabalho e integração e diálogo com professores e servidores.

Infra-estrutura
No início do ano, algumas reformas nas escolas e na sede administrativa se fizeram necessárias e emergenciais, como por exemplo, nas instalações elétricas. A aquisição de materiais e equipamentos também foi fundamental para que os trabalhos pudessem ser desenvolvidos. A Secretaria de Educação adquiriu kombis e geladeiras novas. São 15 frezzers e 22 geladeiras, e estão chegando novos liquidificadores para as escolas.

No suporte ao combate à gripe suína, em parceria com a Secretaria de Saúde, foram feitas campanhas de esclarecimento e disponibilização de materiais como álcool em gel para as escolas.

Capacitação profissional
Investindo na capacitação dos profissionais, foram realizadas duas jornadas da educação: uma no início do ano letivo, a 1ª Jornada da Educação, e a 1ª Jornada da Educação Especial, realizada em agosto. Oportunidades para palestras, debates, discussões de novas metodologias e abordagens para o ensino. A secretaria também investiu em treinamento para multiplicadores na área de ciências, oferecido pelo CECIERJ e no Fórum da UNDINE em Macaé para dirigentes e secretários municipais de Educação do Estado.

A Secretaria de Educação priorizou a efetivação dos profissionais concursados aprovados no Concurso de 2007, realizando duas chamadas em 2009, totalizando por volta de 160 profissionais entre professores e pedagogos.

Uma novidade implementada em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e a Sub-secretaria de Esporte e Lazer que agora é parte do calendário fixo da Educação em Valença é o desfile em comemoração ao Aniversário da Cidade, sendo uma forma de trazer a história da cidade para os estudantes da rede municipal.

Gestão democrática: eleições para diretores das escolas municipais
Na última terça-feira, 01 de dezembro, a secretaria realizou eleições para diretores das escolas e creches com mais de 80 alunos. Reafirmando a postura democrática da Secretaria de Educação - uma marca desta gestão - os pais dos alunos passaram a ter o peso do voto equiparado ao dos professores e funcionários, pois a gestão da educação em Valença acredita que a comunidade deve estar cada vez mais presente na vida cotidiana da escola.

Nenhum comentário: