quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Ex-secretário solta o verbo: "Deputado estadual é quem nomeia diretor de escola"

A mudança na Secretaria Estadual de Educação também surpreendeu Tereza Porto. 

Pessoas ligadas à secretária garantem que ela não sabia da decisão do governador. Integrantes da equipe contam que o único indício da substituição aconteceu na entrevista dada pelo governador ao “RJ TV”. Perguntado sobre a permanência de Tereza Porto, Cabral desconversou.

— Vamos ter que avaliar com muita tranquilidade. Não é o momento de confirmar todo mundo, mas de avaliar a política de Educação como um todo — afirmou o governador, na segunda-feira.

Depois de receber a notícia da exoneração, Tereza Porto se reuniu a portas fechadas com seus subsecretários. Já Wilson Risolia esteve nessa terça-feira na secretaria e solicitou os principais indicadores da Educação.

O antecessor de Tereza Porto, professor do Programa de Engenharia da Coppe UFRJ, Nelson Maculan, enumera alguns fatores que provocaram os baixos índices na Educação.

— Todos sabemos que o Rio é um estado rico, não pode ter um professor ganhando cerca de R$ 600 por 16 horas. Sem salário para o professor, não tem Educação boa. Tínhamos um projeto de escola integral, tentei fazer eleição para diretor, mas cancelaram a medida. Deputado estadual é quem nomeia diretor. O governo tem capacidade, falta a Educação ser uma verdadeira prioridade — opina Maculan, que saiu em fevereiro de 2008, em meio à falta de professores que atingia grande parte da rede.

Fonte: Jornal EXTRA

Nenhum comentário: