sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Coluna publicada no Jornal Local de 17/2 (antes das fotos)


Meus heróis morreram de overdose!

"Ronaldo, passe a bola, pô!
Ronaldo gorducho se aposentou (nada contra gorduchos não atletas) e, segundo a mídia, parece que o cara morreu defendendo a Queda da Bastilha! Romário foi mais bola e não teve tanta papagaiada! Claro, Romário não tinha papas na língua e dizia o que lhe convinha. O Ronaldo surgiu fazendo uma linha mais “bom moço”, foi garoto da UNICEF, jogou muita bola, mas numa fatídica noite, ele vestiu uma camisa rubro negra e andou aprontando umas num motel do Rio de Janeiro. A partir dalí (e claro, de outros episódios), o Fenômeno vacilou em determinados aspectos cruciais naquilo que o ethos nacional apelidou de malandro do futebol.

Não queria aqui desfilar apenas minha opinião medíocre sobre o universo futebolístico. Futebol para mim é somente um jogo que você ganha, perde ou empata, como muito bem disse o lateral da seleção Daniel Alves, quando perguntado sobre como enfrenta os “problemas” da carreira internacional. Na verdade, este texto é pra discutir como o brasileiro, via imprensa de massa, constrói na sua imaginação aquilo que chama de ídolo.

Acompanhar o espetáculo midiático onipresente é deprimente e sufocante. Mesmo não querendo, somos obrigados (na rua, academia, internet..) a acompanhar uma dramatização horrenda que na verdade não existe no universo multimilionário do futebol. E digo que o Ronaldo da televisão, de lágrimas sinceras e um futebol impressionante, é apenas a ponta de um iceberg no cassino internacional que envolve os donos do futebol mundial. Abramochiv (empresário russo), Eurico Miranda, Ricardo Teixeira, lavagem de dinheiro, sonegadores e outros escroques que o digam.

Acho que a mídia encobre os verdadeiros heróis da nação (professores, trabalhadores, 85% do povo que luta e trabalha a troco de 500 reais) e endeusa umas pessoas meio sem noção. Sem querer parecer futurólogo, proponho uma brincadeira aos 17 leitores que normalmente concordam comigo: vamos agora apostar com quantos votos o Ronaldinho vai ser eleito deputado nas próximas eleições? Eu aposto de 500 mil pra cima e vai levar um monte de mala pesada com ele.

***

Valença tem "novo" prefeito, e o povo que não precisa trabalhar pra essa turma não agüenta mais. Tenho em mim dois sentimentos ambíguos: de um lado torço para que o atual prefeito termine logo seu mandato, para não sermos mais importunados por esse “negócio” que são as Eleições. Por outro, torço para que o Supremo (re)casse o prefeito e convoque novo pleito (de preferência perto do Natal), pois só assim o populacho vê a cor de algum (dinheiro) ao fim do ano. Bom Carnaval!

Festinha ontem (17/2) na casa de Ronaldo, link

16 comentários:

Anônimo disse...

17 que concordam com você? tá otimista hein!?

Tyler Durden disse...

Pois é, to mesmo. Dado ao grau de inércia e imbecibilidade que assola o país, acho que é menos mesmo.

Tyler Durden disse...

...mas triste mesmo é estar do lado dos que acham que estão vencendo esta batalha.

Anônimo disse...

Ei. Mantenha os 17 na lista. Tô dentro. Se não contava comigo, pode subir pra 18. Abraços. Marilda.

Tyler Durden disse...

Claro que eu contava, né?

Anônimo disse...

Voltando aos 17!
Samir, sei que vc contava comigo entre os 17, então, como vc contava com o outro que seria o 18, refaça novamente suas contas para 17, ok? Ah, e se contava com o anterior, me perdoe, mas, então, contudo, sinto muito, SÃO 16!
16 MALUCOS....KKKK.....GRAÇAS A DEUS, COM MEU GADERNAL, ME CUREI, PORTANTO, DESCULPA, MAS ABRI OS OLHOS E SÃO 16....KKK VIVA O "TIO REI AZEVEDO"....VIVA....VIVA...VIVA! COMO SEMPRE, ESTOU PAUTANDO O BLOG

Anônimo disse...

Fique sabendo que se os seus herois morreram de overdose, eu sinto muito...Meus pesames! Mas acho que vc podia ter escolhidos para ser seu herou alguém mais consistente, com mais respeito e, especialmente, mais sóbrio...Tente se manter assim por mais tempo..quem sabe na próxima vc não escolhe corretamente...Abração, meu jovem!

Tyler Durden disse...

O problema em ser irônico é que enm sempre as pessoas entendem...

Anônimo disse...

Conta comigo, também.
Mas, cigarro emagrece, não?

Anônimo disse...

Nada, Tyler, o meu morreu quando meu play 3 aparece "game over"! Mas que diabos é isso, filhão?

Anônimo disse...

Babacão o anônimo engraçadinho ai de cima. Cazuza agradece as ironias. Nem ser engraçado consegue.

Anônimo disse...

Grande bosta....Cazuza, eller...vc anônimo.....alías, grandes bostas! Sou mais o Neneto, este sim, verdadeiro poeta da região

Anônimo disse...

QUEM É NENETO? NÃO SERÁ HERMETO? O PASCHOAL? DONO DE UM RARO TALENTO E A QUEM FAÇO JUSTIÇA. NENETO? QUEM É NENETO? SERÁ O BEBETO? O MUSICAL? O QUE AMA A MÚSICA COM O OLHAR PERDIDO DE EMOÇÃO. SENDO EU UM BOSTA, MAS QUE AMA HERMETO, O PASCHOAL, E TAMBÉM AO BEBETO, O MUSICAL, TERIA EU TALENTO PARA GOSTAR DO NENETO, MESMO NÃO SENDO ELE O HERMETO OU O BEBETO MUNICAL? E O QUE TEM O NENETO, QUE NÃO TEM O CAZUZA, OU A ELLER, OU O MERCURY? BOSTA POR BOSTA, FICO COM QUEM? OU NÃO SE TRATA DE UMA QUESTÃO DE ESCOLHA? PODE SER QUE SIM. PODE SER QUE NÃO. HERMETO, BEBETO, NENETO... SE SÃO MUSICAIS, NÃO ME VERÃO BOSTA. NEM ANÔNIMO. NA CERTA NÃO ENTENDEM REGIÃO. NÃO HÁ FRONTEIRAS QUANDO O TOM É O SOM!

Anônimo disse...

Ah, logo vi.....o post não ppodia ser de pessoa diferente....tinha que ser ele, sempre ele, o gordinho do Samir! Aliás, sempre eles, os gordinhos! Ter ídolo, e ainda ser um drogado ou afim....pelo amor de meus filhinhos....! Na minha època, e lá se vão uns 45 anos, ídolos era sinõnimo de exemplo, não de vergonha. Porém, a vida é uma roda gigante...mas pelo visto, para ele (Samir) ela nunca sobe...sempre estacionada embaixo.

Tyler Durden disse...

45 anos e ainda não aprendeu interpretar um texto?!?

Acho que não aprende mais.

Anônimo disse...

Sempre eles, os gordinhos e sua sindrome de exclusão! Samir, pare de bobagem....entrega logo esse "ouro" aí....Muito chato esse comentário de ídolo....Gordinho