sexta-feira, 4 de março de 2011

Eleição para o cargo de diretor escolar é o método mais utilizado

Mariana Mandelli - O Estado de S. Paulo

Presente em 66% das redes estaduais do País, a eleição é a forma mais utilizada para selecionar o gestor. Ela pode ser combinada com outros métodos – como a própria indicação política.

Leia também:

- Indicação política influencia nomeação de diretor em 42% das redes de ensino

Ao todo, segundo o estudo da Fundação Victor Civita em parceria com a pesquisadora Heloisa Lück, seis Estados utilizam exclusivamente o processo eleitoral como forma de seleção: Mato Grosso, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Piauí e Rio Grande do Norte. Outros métodos citados na pesquisa são certificação, entrevista, provas e concurso público, que podem ou não ser combinados uns com os outros.

O estudo também mostrou que 92% das redes estaduais oferecem capacitação aos diretores. No caso das escolas municipais, o índice é de 80%.

A pesquisa revelou ainda que 20% das secretarias estaduais não apresentam uma unidade responsável por políticas de seleção dos diretores de suas escolas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Li o link disponibilizado e destaquei o seguinte:
"Segundo a pesquisa, São Paulo é o único Estado a realizar concurso para selecionar os gestores. "Diretor é cargo técnico, não político. O concurso dá oportunidade a todos", explica o secretário-adjunto da Educação, João Cardoso de Palma Filho."

"No caso dos sistemas municipais - o estudo ouviu 11 secretarias - , apenas 17% indicam politicamente seus diretores. A cidade de São Paulo, por exemplo, preenche seus cargos por concurso de acesso, voltado a integrantes da rede com licenciatura plena em Pedagogia e três anos de experiência no magistério."
"O papel do diretor mudou nos últimos 20 anos. Hoje, um diretor precisa entender não só de educação, mas de gestão de recursos humanos e financeiros, além de demonstrar liderança", afirma Mozart Ramos, do Movimento Todos Pela Educação.
Pelo que sei Valença teve o Estatuto dos Profissionais de Educação aprovado, prevendo a eleição para o cargo de Diretor. Isto é ótimo, porém parece que havia um artigo dizendo que qualquer profissional de educação poderia se candidatar, o que acho péssimo, pois Diretor de Escola, convenhamos, tem de ser Professor.